COMO MONTAR UMA PIZZARIA

Neste guia você encontrará as instruções de como montar uma pizzaria de sucesso, sem complicação e que seja o ponto de referência do seu bairro ou sua cidade.

COMO MONTAR UMA PIZZARIA

Então, você está pensando em ter uma pizzaria?

Essa não é uma tarefa simples, pois esse é um dos ramos mais competitivos no universo do empreendedorismo gastronômico.

Mas, nenhum bairro está completo sem uma pizzaria. Acredite!

A pizza é um dos alimentos mais consumidos em todas as classes sociais.

E para agradar toda essa demanda, o seu checklist de como montar uma pizzaria passa por um bom planejamento e organização.

E neste guia você encontrará as instruções desse passo a passo para ter uma pizzaria de sucesso, sem complicação e que seja o ponto de referência do seu bairro ou sua cidade.

1. Escolha um estilo de pizzaria que você quer trabalhar

Desde casas de pizzaria de bairro até operações de serviço completo e de alta qualidade, com fornos à lenha, é possível visualizar diferentes conceitos de pizzas.

Determinar onde o seu produto se enquadra no mercado e as opções de refeições que você fornecerá são uma etapa essencial.

Veja os diferentes formatos e opções de serviços que você pode pode seguir:

  • Serviço completo - Uma pizza cai bem para jantar, especialmente quando combinada com um vinho e também é uma comida comunitária, que se encaixa bem para grandes grupos, eventos e celebrações. Se você optar por entregar um serviço completo ao seu cliente, considere oferecer algo além das pizzas para atender a uma multidão de amantes de esportes ou mesmo um simples casal, oferecendo uma experiência de ponta a ponta no serviço e produtos.
  • Retirada ou Take Away - Pizza é um tipo de comida clássica para viagem. É relativamente barata, personalizável e fácil de transportar. Mesmo que sua pizzaria tenha serviço completo, é uma boa ideia oferecer comida para viagem. Seus clientes vão gostar!
  • Delivery - Se você planeja oferecer entregas à domicílio, considere ter um delivery próprio e contratar entregadores ou um serviço terceirizado de entregas.
  • Food Truck - As pizzarias móveis bombaram nos últimos anos e por um bom motivo: elas são ótimas para áreas ou distritos comerciais, cidades universitárias e eventos como casamentos e festivais. Considere as licenças e autorizações especiais que você precisará para seguir esse caminho.
  • Dark Kitchen - Esse é um conceito que cresceu em popularidade durante a pandemia, conhecido também como cozinhas fantasmas, e servem comida exclusivamente para pedidos e entregas online. Não há uma fachada ou espaço de consumo no local para os seus clientes visitarem, como também nenhum dos custos associados ao gerenciamento de um local tradicional.
  • Fast food - Por se tratar de uma comida rápida, esse tipo de pizzaria costuma comercializar apenas pizzas em fatia ou mini pizzas para consumo imediato.
  • Rodízio - Esse tipo de negócio trabalha com preço fixo e oferece uma grande variedade de sabores para seus clientes, em grandes rodadas de serviço à mesa.
  • À la carte - É o modelo mais tradicional conhecido, onde o seu cliente escolhe a pizza a partir de um cardápio e consome no local.

E então, já tem em mente qual será o seu modelo de negócio?

Nota: dependendo de qual optar para trabalhar, poderá usar um ou mais modelos como canais de vendas para atrair mais clientes.

2. Crie um plano de negócios de pizzaria

Como em qualquer restaurante, o primeiro passo é elaborar um plano de negócios.

Criar um plano de negócios não apenas ajudará você a se organizar, mas também servirá como sua principal ferramenta para comunicar sua visão a parceiros, investidores e outras partes interessadas e necessárias para tirar seu conceito do papel.

Aqui estão os principais elementos a serem incluídos:

  • Resumo executivo;
  • Visão geral da empresa;
  • Análise do setor e mercado;
  • Plano de marketing;
  • Plano de operações;
  • Análise financeira.

Para obter orientações adicionais e para que você não precise começar do zero, confira esse artigo com o passo a passo de como criar um plano de negócios.

3. Escolha a localização

As etapas de como montar uma pizzaria incluem escolher uma boa localização, porque o bairro ou a rua podem dar um maior impacto potencial em seus resultados.

  1. O mercado nessa região já está saturado?
  2. Há muito tráfego de pedestres?
  3. Está perto de destinos ou pontos de referência, como um campus universitário, escolas ou local esportivo?

Estas são perguntas que você precisa considerar ao explorar um local para a sua pizzaria. E mesmo a melhor das pizzas pode ter problemas para superar um local ruim.

Para que você não se perca nessa escolha, separamos aqui essa lista de verificação para avaliar suas opções:

Identifique seu cliente ideal

Descreva seu cliente com o máximo de detalhes possível: universitários famintos procurando comida tarde da noite ou turistas que vão a shows ou teatros e procuram um local para se alimentar após a apresentação. Ou talvez o seu tipo de cliente seja famílias, que optam por uma pizzaria de bairro mais próxima às suas casas.

Com uma imagem clara e definida do seu público, você pode direcionar melhor suas ofertas.

Avalie sua concorrência

Quem já se instalou onde você pretende estar?

Pesquise as principais pizzarias da região, avalie o tipo de negócio, o produto que oferecem e veja o que falta nelas, que você pode incluir no seu negócio.

Avalie o tráfego do local

Quando você se concentrar em uma área geral, procure propriedades que atendam às suas necessidades de tamanho e capacidade.

Considere o tráfego de pedestres da área e, se você pretende locar um imóvel, procure mais informações sobre quem era o inquilino anterior e como ele se saiu durante seu tempo lá.

4. Colete as informações de impostos

Além de ter vários requisitos de licenciamento e permissão para restaurantes, os estados também têm requisitos fiscais e de empregadores diferentes que são necessários para abrir uma pizzaria.

E da mesma forma, também é uma boa ideia iniciar esse processo com antecedência para evitar perder os prazos legais.

Compreender os requisitos fiscais do restaurante é fundamental para evitar taxas e multas para a sua pizzaria ainda nem inaugurada.

Como montar uma pizzaria também passa por etapas regulatórias importantes que você precisará seguir.

Então, assim como com licenças e autorizações, pesquise no Google e descubra exatamente o que você precisa fazer em seu estado e município e consulte um profissional contador para te direcionar melhor.

De antemão já levantamos aqui alguns documentos necessários:

  • CNPJ;
  • Cópia autenticada de RG e CPF;
  • Registro de compra dos alimentos;
  • Cópia do contrato de locação ou compra e venda;
  • IPTU do imóvel;
  • Folha espelho do IRPF;
  • Alvará de funcionamento;
  • Entre outros documentos específicos da região no qual seu negócio irá funcionar.

5. Crie o design e o ambiente da sua pizzaria

Com um plano de negócios e uma visão completa da pizzaria, agora você precisará projetar uma planta e um layout que se alinhem às suas metas de gasto e de estrutura.

Como proprietário, seu gosto pessoal e sua história influenciarão o design e o ambiente da sua pizzaria. Mas, leve em consideração o que o seu público espera do local.

O objetivo é fazer da sua pizzaria um lugar onde os seus clientes se sintam confortáveis ​​e bem-vindos, um espaço aconchegante que oferece pizzas saborosas e um ambiente convidativo.

E o que a planta da sua pizzaria deve incluir?

Ao projetar o layout, lembre-se destes elementos:

  • A cozinha;
  • Equipamentos grandes para fazer pizza, como fornos de pizza, fritadeiras, batedeiras, etc;
  • Mesas e cadeiras;
  • O balcão, se você é uma pizzaria com serviço de balcão;
  • Banheiros;
  • Janelas;
  • Portas;
  • Saídas de emergência.

A respeito dos equipamentos, os básicos são:

  • Forno a gás, elétrico ou a lenha;
  • Fogão industrial ou doméstico;
  • Geladeira (de preferência industrial);
  • Freezer acima de 400 litros;
  • Utensílios de cozinha como formas de pizza, espátulas, facas, tábuas de corte, panelas, liquidificador, recipientes de plástico, bandejas de pizza, etc;
  • Cortador de frios;
  • Embalagens de pizza;
  • Masseira;
  • Máquina de rolamento;
  • Processador de alimentos para agilizar o trabalho e tempo de mão-de-obra;
  • Mesas e cadeiras, se tiver atendimento no local para clientes.

Além disso, também são necessários equipamentos para o caixa e o escritório do seu negócio:

  • Computador;
  • Telefone;
  • Impressora;
  • Máquina de Cartão;

6. Projete a estratégia de branding, marketing, promoção e publicidade da sua pizzaria

Estruture sua inauguração para o sucesso e atraia clientes com uma ótima estratégia de marketing.

O melhor jeito de começar é criando o plano de marketing da sua pizzaria, onde você pode definir metas, planejar quais são as práticas recomendadas, seu calendário e orçamento de marketing para esse primeiro ano.

O desenvolvimento de sua estratégia de marketing começa definindo exatamente o que você está comercializando.

Qual é o apelo comercial da sua pizzaria?
O que você tem a oferecer aos clientes?
As ofertas específicas e seu público-alvo impulsionarão sua marca?

Ao determinar sua abordagem de marketing e publicidade, responda as seguintes perguntas:

  • Quem é o público-alvo da sua pizzaria?
  • Quais plataformas de marketing digital você irá utilizar?
  • Você usará práticas de marketing orgânico ou irá pagar por anúncios e publicidade?
  • O marketing de influenciadores terá espaço na sua estratégia?
  • Onde seu público-alvo passa o maior tempo?
  • Como você pode anunciar nesses espaços?

Ao lançar sua nova pizzaria, desenvolva uma forte estratégia de marketing nas redes sociais. Isso pode ajudar a exibir sua pizza em um formato mais visual e compartilhável.

As redes sociais ajudarão a colocar sua pizzaria no mapa, atrair novos clientes e é uma maneira amplamente gratuita de começar a divulgar.

Você também pode usar um modelo de plano de marketing para se direcionar nessa etapa inicial de como montar uma pizzaria.

7. Pense nos itens do seu cardápio

Sua pizzaria servirá talvez a pizza artesanal, assada no forno à lenha, como é feita na Itália, ou mais abrasileirada, com catupiry e massa recheada?

Nas etapas de como montar uma pizzaria, você também deve pensar nos tipos de pizza que irá oferecer.

A partir daí, defina os sabores essenciais do cardápio, aqueles que não podem faltar para o seu público. E também sabores especiais, que podem gerar mais valor ao seu negócio.

Estilo de pizza: concentre-se no tipo de massa pela qual você será conhecido. Suas escolhas aqui afetarão quem quer comprar sua pizza, bem como suas necessidades de equipamentos e fornecedores.

E não se esqueça também de pensar em complementos, adicionais e acompanhamentos para as pizzas.

Aperitivos: tradicionalmente, as entradas em um cardápio de pizzas incluem itens como focaccias, palitos de mussarela ou mesmo a massa assada e servida como um stick. Seleções mais modernas, como pratos de antepasto e tábuas de frios são cada vez mais comuns, especialmente em estabelecimentos de jantar mais sofisticado.

Sobremesas: as sobremesas nas pizzarias são mais frequentemente voltadas aos clássicos italianos como tiramisu e gelato, mas também abre espaço para gostos mais comuns do público como uma cheesecake, petit gateau ou calzones de recheios doces.

Bebidas: as bebidas são fortemente influenciadas pelo formato da sua pizzaria. Em pontos de pizza para viagem, refrigerantes e outras bebidas engarrafadas quase sempre são oferecidas para viagem. Nas pizzarias de atendimento presencial, cervejas, vinhos e outros destilados são combinações bem populares.

8. Encontre seu fornecedor de estoque de pizzaria

Agora que você determinou quais produtos farão parte do cardápio da sua pizzaria, você deve pensar em como e com quem comprar os ingredientes e materiais necessários para iniciar a produção.

Existem muitos atacadistas, feiras e verdurões onde você pode achar bons preços e produtos de qualidade. E preze sempre por isso, produtos de qualidade! Dependendo da sua localização, você poderá encontrar uma variedade de fornecedores locais para obtê-los.

Outra importante etapa desse checklist de como montar uma pizzaria é ter contatos seguros e de confiança como fornecedores. Para que você tenha a quem recorrer quando algum produto estiver em falta ou mesmo para realizar boas negociações de compra.

Os atrasos e as falhas de comunicação do fornecedor podem ser um verdadeiro aborrecimento para a sua pizzaria nesse início.

Nota: para evitar problemas de estoque, faça parceria com um fornecedor em quem você confia e respeita.

Lembre-se também de rastrear continuamente suas remessas de estoque e o gerenciamento de saída dos produtos.

Nesta fase, você também pode estreitar os laços com o seu contador para ajudar a identificar áreas para a otimização financeira do seu negócio.

9. Invista na tecnologia adequada e no sistema de PDV ideal para a sua pizzaria

Você está se aproximando da inauguração!

Com um plano de negócios, localização, equipamentos e cardápio definidos, você está pronto para começar a considerar suas operações diárias e é aqui que entram suas necessidades de tecnologia.

Embora uma pizza seja basicamente composta por massa, molho e queijo, acertar cada pedido com as infinitas personalizações que os clientes esperam pode ser um desafio.

Um sistema que possa acomodar a complexidade dos menus e itens das pizzas é essencial para administrar uma pizzaria de sucesso.

Procure um PDV de pizza que ofereça:

  • Flexibilidade para executar promoções, descontos e cupons;
  • Site próprio com cardápio digital;
  • Vendas no delivery sem taxas;
  • Recursos de coleta dados de vendas, pedidos, clientes e financeiro;
  • Telas de exibição na cozinha com um sistema KDS;
  • Integração de pedidos, entregas e relatórios com o iFood;
  • Emissão de NF-e e arquivo XML;
  • Controle de estoque e insumos.

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