O QUE É E COMO OFERECER UM MENU DEGUSTAÇÃO NO SEU RESTAURANTE
Imagine você pegando o melhor dos pratos disponíveis no cardápio do seu restaurante e colocando todos à prova do seu cliente. Imaginou?
Pois é basicamente esse o intuito de um menu degustação!
Como o nome já pode adiantar, com o menu degustação, você, literalmente, oferece pequenas degustações do seu menu à clientela.
Parece bom, não é? Para o cliente, então! Uma delícia poder experimentar tudo (ou quase tudo) do seu restaurante!
De acordo com dados do Sebrae, parte dos restaurantes do país já possuem cerca de 70% de sua demanda comprometida com o oferecimento deste tipo de serviço.
E hoje você irá conhecer mais sobre ele, aprendendo como criar um no seu negócio e as vantagens que um menu degustação pode trazer para o aumento dos lucros do seu estabelecimento.
Confira!
O que é um menu degustação
Um menu degustação é um tipo de cardápio, oferecido por alguns restaurantes, onde os clientes podem provar uma diversidade de pratos em porções menores.
Ele é frequentemente usado como uma forma de apresentar aos clientes a culinária do chef ou a variedade de opções presentes no restaurante.
Legal, né?
Como oferecer um menu degustação
Se você se interessou por essa forma de mostrar o cardápio do seu restaurante para os clientes, você pode começar por esses simples passos abaixo:
1. Seleção de pratos e porções
Para oferecer um menu degustação, você, enquanto gestor ou dono de restaurante, precisa planejar cuidadosamente a seleção de pratos e as porções para garantir que a experiência seja satisfatória para os clientes.
É importante também considerar a estação do ano e os ingredientes disponíveis, tá ok?
A primavera, por exemplo, é ótima estação para abobrinhas, abóboras, batatas-doce, berinjela e beterraba.
Já o verão é conhecido por dar legumes como pepino, pimentão, quiabo e tomate.
Além disso, considerar o que está disponível na agricultura inclui também escolher refeições que se complementam e harmonizam entre si, tanto em termos de sabor, quanto de textura e aroma.
Uma das principais vantagens de oferecer um menu degustação é a oportunidade de apresentar aos clientes uma gama de sabores e ingredientes, portanto, não a desperdice, combinado?
Continue no assunto: Como definir o tamanho das porções do cardápio
2. Precificação correta
Os menus degustação geralmente são oferecidos com preços mais acessíveis do que os menus completos, o que pode ser uma boa opção para aqueles que desejam comer vários itens do seu cardápio sem gastar muito dinheiro.
Eles devem ser servidos em porções menores, como falamos anteriormente, para que os clientes possam degustar tudo sem se sentirem cheios ou sobrecarregados.
Com o Sistema de Gestão da Yooga, você consegue ter um melhor controle do seu estoque, configurar ficha técnica para cada um dos insumos e, assim, calcular melhor o peso de suas porções e os seus respectivos preços.
Vale lembrar que o sistema também conta com uma seção financeira completa, com relatórios atualizados em tempo real e fáceis de visualizar, além de toda a parte fiscal voltada para que você cumpra suas demandas fiscais sem dor de cabeça.
3. Ordem e decoração dos pratos
A ordem em que o menu degustação é servido também é importante, começando geralmente com as opções mais leves, como saladinhas, canapés e demais entradinhas, e terminando com as mais encorpadas, como um filé mignon ao molho madeira, por exemplo.
Além disso, você deverá considerar como essas opções serão apresentadas!
Isso inclui a decoração da mesa, a forma como tudo será servido e a apresentação visual, das refeições em si até colheres, garfos e facas.
Lembre-se que tudo isso pode contribuir para criar uma experiência agradável e inesquecível para os clientes!
4. Comunicação com os clientes
Outra consideração importante é a comunicação com os clientes sobre o menu degustação.
É importante fornecer informações detalhadas sobre os pratos e como eles se relacionam entre si, bem como sobre os ingredientes e as técnicas gastronômicas usadas na preparação de cada uma das refeições.
Com Yooga, além da gestão de clientes, onde você pode saber, por exemplo, quantas vezes cada um já pediu no seu restaurante e quanto ele gera para você, você consegue contar também com um cardápio personalizado com fotos, valores e descrições dos itens - onde você poderá preencher com todas as informações importantes do menu degustação.
Através de um cardápio QR Code localizado na mesa, o seu cliente poderá acessar esse cardápio sem baixar nenhum aplicativo e, caso você conte com o nosso Garçom Digital, ele ainda poderá fazer o pedido por ali mesmo, sem a necessidade de um garçom.
Os pedidos são enviados diretamente e instantaneamente para a sua cozinha, automatizando e agilizando a operação do seu negócio!
Veja mais: 10 ferramentas para otimização de processos em restaurantes
Vantagens do menu degustação
Além de tudo que citamos anteriormente, são várias as vantagens de oferecer um menu degustação.
Veja algumas delas!
- Melhor aproveitamento do feedback dos clientes: um menu degustação permite que os clientes forneçam feedback sobre cada comida principal do seu restaurante, o que pode ser útil para melhorar a oferta de novos produtos no futuro e promover outros tipos de melhorias;
- Maior flexibilidade e experimentação: esse modelo de menu dá a você, dono de restaurante, maior flexibilidade para testar novas matérias-primas e insumos, ajustando a oferta de acordo com a preferência do cliente;
- Ferramenta de marketing: um menu degustação também pode ser usado como uma ferramenta de marketing para atrair novos clientes, destacar o que seu restaurante tem de melhor e trazer mais lucratividade;
- Experiência gastronômica completa: ter um menu como esse no seu cardápio permite que os clientes experimentem uma variedade de pratos e sabores, criando uma experiência gastronômica completa. Quem não gosta, não é?
Conclusão
Como vimos, oferecer um menu degustação no seu restaurante pode ser um excelente diferencial competitivo e não é tão difícil de se oferecer, principalmente quando se tem Yooga.
Com Yooga é assim: você gere seu negócio de um jeito mais fácil, ganha mais dinheiro e tem menos dor de cabeça.
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