EMITINDO A NOTA FISCAL DO SEU RESTAURANTE COM A YOOGA
Nunca foi tão fácil administrar as demandas fiscais do seu negócio!
Para facilitar ainda mais o dia a dia do dono de bar e restaurante, a Yooga possui, entre suas soluções, uma área voltada para o controle fiscal do negócio.
Por aqui, a gente acredita que, só estando lado a lado com esse empreendedor, que as coisas podem dar certo, da gestão ao fiscal, do delivery à educação, passando por tantos outros pilares que fazem com que entreguemos um jeito mais fácil de gerenciar um negócio, ganhando mais dinheiro e tendo menos dor de cabeça.
Que tal tirar as suas principais dúvidas sobre o nosso fiscal?
Neste conteúdo, feito em conjunto com nosso Time de Suporte humanizado e 24 horas, trouxemos as principais respostas para suas questões, em especial sobre como, se você pode e o que precisa para emitir notas fiscais do seu restaurante com a ajuda do nosso sistema.
Continue lendo para saber mais!
O que é preciso para emitir notas fiscais com Yooga?
A Yooga possui um módulo de emissão para notas fiscais, tanto NFC-e (Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica, o famoso "Cupom Fiscal"), quanto NF-e (Nota Fiscal Eletrônica de Venda no modelo A4).
No caso da NFC-e, uma vez que o módulo estiver ativo, sempre que você finalizar uma venda no Delivery ou no seu PDV, será enviada a requisição à Secretaria da Fazenda (Sefaz) para que a nota seja emitida e autorizada.
No caso da NF-e, explicaremos a frente, com mais detalhes.
O módulo Fiscal, junto com todos os outros benefícios relacionados como Robô de Notas, Área do Contador e Entrada de Notas para controle de estoque, estão disponíveis no Plano Completo do nosso sistema.
Confira com mais detalhes o que cada plano oferece.
Quais documentos são necessários para emitir notas fiscais via Yooga?
Para ativarmos o módulo de emissão de notas fiscais são necessários os seguintes documentos:
- Arquivo do Certificado Digital (Modelo A1) e a Senha
- Código de Segurança do Contribuinte - CSC
- Se já emite nota fiscal por outro sistema, números das últimas NFC-e e NF-e
- Inscrição Estadual ativa e sem restrições
- Empresa enquadrada no Simples Nacional
- E-mail atualizado da sua contabilidade
Preciso emitir notas fiscais?
Empresas optantes pelo Simples Nacional ou que utilizam o Regime Normal, que efetuam operações de venda para pessoas físicas e jurídicas ou atividade de transformação para fábricas e indústrias, precisam, sim, emitir notas fiscais.
Atualmente a Yooga realiza a emissão somente para clientes optantes pelo Simples Nacional.
Se você não tem certeza sobre o regime que o seu bar ou restaurante está enquadrado, procure pela Secretaria da Fazenda (Sefaz) da sua cidade e tire as suas dúvidas.
No entanto, recomendamos sempre que as empresas emitam, uma vez que a maioria delas é obrigada a isso.
Como emitir uma NF-e na Yooga?
Caso você tenha necessidade de emitir uma NF-e ou a nota grande modelo 55 (A4) para vendas que fogem dos limites do cupom fiscal, a Yooga também possui a solução:
Acesse sua área do cliente pelo link: painel.yooga.com.br.
Na aba lateral, selecione a opção Fiscal e em seguida clique em Emissão de NF-e:
Após clicar em Criar NF-e, preencha as informações de acordo com a finalidade da sua NF-e, e depois escolha o destinatário da nota:
Agora, selecione os produtos a serem adicionados na nota e as informações sobre pagamento.
Para finalizar, agora é só clicar em Emitir Nota.
Confira aqui um vídeo educativo sobre Emissão de NF-e.
Por onde acompanho as notas emitidas?
Você consegue acompanhar suas notas emitidas de duas formas.
A primeira delas é diretamente dentro do App Yooga, em seu Histórico de Vendas, clicando no ícone dos 3 palitos no canto lateral esquerdo do sistema e vendo o símbolo de ✅ que informa a venda como transmitida com sucesso.
Clicando no i de informações em frente à venda também é possível visualizar o status da nota e reimprimir ou enviar a mesma por e-mail para o cliente.
Outra forma de visualizar se está tudo correto com a emissão das suas notas é acessando a área fiscal do seu Dashboard no campo Vendas:
Acesse o Dashboard no link: painel.yooga.com.br.
Como enviar arquivos XMLs para a contabilidade?
Acesse a área fiscal do seu Dashboard no campo Vendas:
Filtre pelo período desejado, modelo e status:
Feito isso, você pode optar por fazer o download dos arquivos XMLs clicando ''Download Todas'', baixar o Relatório de Vendas pela opção "Exportar PDF" ou enviar diretamente para o seu contador todos os arquivos.
Robô de Notas
O Robô de Notas da Yooga é responsável por incluir de forma automática os XMLs das notas de compra emitidas no seu CNPJ, ou seja, toda vez que você realiza uma compra e informa o CNPJ, o sistema deixa os dados dela disponíveis para que você faça a entrada no estoque dos seus produtos e gere despesas no seu financeiro como bem entender.
Para visualizar as notas adquiridas pelo Robô de Notas, basta acessar seu Dashboard neste link -> Fiscal -> Notas de Compra:
Nessa aba, você terá a opção de baixar o XMLs das Notas ou fazer uma entrada de nota, gerando novos produtos ou adicionando estoque aos produtos já existentes no seu sistema.
Confira aqui mais um vídeo educativo sobre Notas de Compra/ Entrada.
Entrada de Notas
Para realizar uma entrada de nota em seu sistema, basta acessar seu Dashboard -> Fiscal -> Entrada de Nota:
Selecione o XMLs que você já possui ou utilize um do seu Robô de Notas para iniciar o processo:
No botão azul, vincule um produto já existente para dar entrada no estoque deste produto ou crie um novo. Lembre-se de clicar em Gravar:
É possível também lançar uma despesa no seu financeiro referente a compra que gerou essa nota de forma automática utilizando a opção Duplicatas:
Confira um vídeo educativo sobre Notas de Compra e Entrada de Notas.
Inventário
O Inventário é um documento comumente solicitado pela contabilidade no final de cada ano que funciona como um relatório do estado do seu estoque em um dia escolhido.
1. Para gerar o inventário, vá até o seu Dashboard e selecione a aba Fiscal > Inventário:
2. Escolha a data desejada e clique em filtrar. Então, revise seu relatório e clique em Gerar PDF.
3. Uma nova janela do navegador será aberta com o .pdf do seu relatório de inventário pronto para ser enviado à sua contabilidade.
Taxa de Serviço ou Gorjeta
A cobrança da taxa de serviço (gorjeta) é comumente destinada aos colaboradores do seu bar ou restaurante, isso quer dizer que ela não é tributada pela Receita Federal.
Para ativar a cobrança da taxa de serviço, acesse as configurações do seu sistema clicando na engrenagem > Geral > Mesas:
Adicione a porcentagem utilizada no seu estabelecimento (usualmente são cobrados 10% do valor total da venda), e para os códigos fiscais usa-se o CFOP 5102 e o CSOSN 400 (Não tributada pelo Simples Nacional).
OBS: Os códigos podem variar de acordo com sua contabilidade e o Estado.
A partir do momento em que a configuração é ativada, no seu Dashboard estará disponível um novo relatório referente a taxa de serviço:
Acesse: painel.yooga.com.br
Tendo as informações referentes às taxas nos Relatórios de Taxas e de CFOP/CSOSN, é possível diminuir, do valor total encontrado nos XMLs, o cálculo do imposto a ser feito pela contabilidade, tributando apenas o valor recebido nas vendas pelo estabelecimento e não o repassado aos colaboradores.
Viu como é fácil?
Fale hoje mesmo com um de nossos especialistas para que ele ouça as suas necessidades e possa indicar o melhor plano para o seu negócio. #VemPraYooga