VOCÊ SABE O QUE É EBITDA?
Entenda como esse indicador financeiro pode fazer a diferença na gestão da sua confeitaria.
Ele deu o que falar no evento Doceria Lucrativa.
O termo ebitda foi aquele termo que foi comentado durante toda a programação de painéis e que poucas pessoas sabiam, ao certo, o que era.
Uma de nossas convidadas, a chef Carole Crema, chegou a até mesmo recomendar para as confeiteiras e confeiteiros presentes uma breve pesquisa sobre ele depois do evento.
E como aqui, no Yooga Blog, a gente não é bobo e nem nada, já aproveitamos para “pescá-lo” e assim trazer, em primeira mão, pra vocês, que ainda não tiveram aquele tempinho pra procurar, o que é este tal de ebitda e pra quê ele serve, afinal.
Vem com a gente?
O que é ebitda
Muito usado no mercado financeiro, principalmente, o ebitda é o nome que se dá a um indicador bastante utilizado para avaliar o quanto vale a sua empresa.
Em português, a tradução do seu nome quer dizer Lucro Antes dos Juros, Impostos, Depreciação e Amortização.
Em outras palavras, esta é uma métrica que diz o quanto a sua confeitaria/empresa lucrou antes de gastar em juros e impostos, e perder em depreciação e amortização.
Assim, ela elimina todos os custos que não são ligados diretamente ao seu negócio, podendo mostrar como anda a eficiência do seu caixa operacional e o quão boa é a sua produção.
Qualquer empresa pode ter ebitda?
Apesar de ser mais comum quando vão avaliar uma empresa antes de investir em suas ações na Bolsa de Valores, sim, qualquer empresa pode ter um ebitda.
Não à toa, a nossa querida Carole Crema citou o indicador em um evento de confeitarias e docerias.
Entretanto, não necessariamente este ebitda deve ter um valor ideal.
Dependendo do segmento, seu valor pode ser mais alto ou mais baixo.
O que você deve saber antes de calcular o seu ebitda?
Ainda tá confuso, confeiteira e confeiteiro?
Não esquenta, ainda vamos tentar te dar tudo mastigadinho.
Sobre o ebitda: já tá claro?
Caso contrário, vamos simplificar ainda mais o seu conceito, em apenas uma frase: o ebitda é um indicador que serve para avaliar a gestão operacional da sua confeitaria.
Pronto!
Mais mole que isso, impossível, né?
Mas, voltando ao seu significado, é importante que, antes de calcular o seu, além de saber que não existe um número ideal, você saiba também o significado do que falamos acima, não é mesmo?
Lucros? Impostos? Amortização? Depreciação? Vamos entender um pouco mais sobre cada um deles?
Prometemos ser breves!
E - Earnings (Lucros): Representa o lucro de uma empresa antes de subtrações de despesas específicas.
B - Before (Antes): Indica que o cálculo é realizado antes de deduzir certos custos.
I - Interest (Juros): Refere-se às despesas com juros de financiamentos e dívidas, que são excluídas do cálculo.
T - Taxes (Impostos): Os impostos também são desconsiderados neste indicador.
D - Depreciation (Depreciação): Refere-se à redução do valor dos ativos físicos ao longo do tempo.
A - Amortization (Amortização): Indica a redução do valor de ativos intangíveis ao longo do tempo.
Agora sim ficou mais tranquilo de entender, certo?
Diz pra gente!
Onde você pode ler, consultar ou calcular o seu ebitda?
Ah! Agora vem a cereja do bolo!
Se você tem um escritório de contabilidade que cuida das finanças da sua confeitaria e um sistema fiscal como o da Yooga, o ebitda já vai vir calculadinho pra você na DRE.
Lembra dela?
A DRE é uma ferramenta importante para avaliar a performance financeira e a lucratividade da sua doceria.
Sigla para Demonstração do Resultado do Exercício, já falamos bastante sobre ela neste post do Yooga Blog.
Inclusive, explicamos sobre o quão fácil é você emiti-la no sistema da mais querida:
Vamos relembrar?
Basta acessar o seu painel em painel.yooga.com.br > Clicar na coluna que fica ao lado esquerdo da tela > E, na seção Financeiro, acessar a opção DRE.
Prontinho!
Viu como é facinho?
Como calcular o seu ebitda
Agora, se você ainda não é Yooga e, infelizmente, ainda precisa calcular o seu ebitda na mão, calma que a gente ainda te ajuda.
Existem duas fórmulas principais para o cálculo, dependendo dos dados disponíveis.
Fórmula 1: A partir do lucro líquido
Se você possui o lucro líquido, o cálculo do ebitda é feito somando as despesas de juros, impostos, depreciação e amortização ao lucro líquido.
Ebitda = Lucro líquido + Juros + Impostos + Depreciação + Amortização
Fórmula 2: A partir do lucro operacional
Se você possui o lucro operacional (ou ebit), o cálculo é mais direto:
Ebitda = Lucro operacional (ebit) + Depreciação + Amortização
Todas bem simples até, concorda?
Agora vamos a um exemplo prático?
Imagine uma empresa com os seguintes dados financeiros:
Lucro líquido: R$ 100.000,00
Juros: R$ 20.000,00
Impostos: R$ 30.000,00
Depreciação: R$ 10.000,00
Amortização: R$ 5.000,00
Assim, como o ebitda se dá, pela fórmula número 1, pela soma de tudo isso, o ebitda dessa empresa seria de R$ 165.000,00.
Tranquilo, né?
Por que calcular o ebitda é importante para as confeitarias?
Se até aqui essa pergunta ainda não foi respondida, não tem problema, agora chegou a hora.
Primeiro que, por ser um indicador financeiro, o ebitda pode te ajudar a entender a eficiência da sua confeitaria na hora de produzir receitas e controlar os custos diretamente relacionados à operação.
Segundo que, por excluir fatores contábeis que podem variar entre empresas (como impostos e depreciação de ativos), ele é um indicador ótimo também na hora de você comparar a sua confeitaria com as outras, te ajudando a identificar se a sua é suficientemente competitiva ou não.
E por fim, saber o seu ebitda é bom também para atrair novos investidores para o seu negócio, caso assim você queira, identificar a sua lucratividade real e, ainda, te ajudar a fazer projeções de crescimento e a tomar decisões.
Quer mais vantagens do que essas?
No fim, você não perde por calcular e saber o seu ebitda, só ganha.
É mais um número para você ter em mente, analisar e tomar decisões estratégicas.
Ainda bem que existe Yooga, relatórios e dashboards atualizados em tempo real, com fiscal completo e novo Painel do Delivery, pra te ajudar nessa tarefa e tornar a sua Gestão mais Suave, né?
Ufa!
Continue no assunto: Como melhorar a margem de lucro da sua doceria