O QUE SIGNIFICA DRE E COMO ESTRUTURAR A SUA
Saiba tudo sobre a importância da Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) para o seu restaurante.
Já ouviu falar em DRE?
Talvez o termo não seja muito comum para você, mas com certeza para o seu contador ou para aquele amigo que tende mais sobre fiscal, ele é!
A DRE é uma ferramenta importante para avaliar a performance financeira e a lucratividade de seu restaurante.
Ela pode te auxiliar, enquanto gestor, a tomar decisões estratégicas, acompanhar a evolução dos resultados ao longo do tempo e fornecer informações sobre a saúde financeira do seu negócio.
No post de hoje, explicaremos mais sobre o tema, te ensinaremos a estruturar a sua e, ainda, a emiti-la pelo sistema da Yooga.
Vem com a gente!
O que é DRE
DRE é a sigla para "Demonstração do Resultado do Exercício".
Também conhecida como "Demonstração de Resultados" ou "Demonstrativo de Resultado", ela é um relatório financeiro que apresenta a performance de uma empresa (aqui, no seu caso, um restaurante) durante um determinado período de tempo, geralmente um ano fiscal.
A DRE resume as receitas, custos, despesas e lucros líquidos, fornecendo uma visão clara sobre o desempenho operacional e financeiro do seu restaurante.
Já deu para entender o quão importante ela é para a longevidade de um negócio, não é mesmo?
Como estruturar uma DRE
Para estruturar uma DRE, é preciso que ela tenha algumas informações específicas a respeito do seu restaurante.
Veja os principais pontos, ou seja, os que comumente aparecem em um relatório como esse:
Receita operacional
Representa a receita gerada pelas atividades operacionais do seu restaurante, como vendas de produtos ou serviços. Essa é a principal fonte de receita da empresa e mostra o valor total das vendas antes de qualquer dedução.
Custo dos produtos vendidos (CPV) ou custo das mercadorias vendidas (CMV)
São os custos diretamente relacionados à produção ou aquisição dos produtos vendidos no seu restaurante.
Isso inclui o custo dos materiais utilizados na produção, mão de obra direta associada à produção, embalagens e outros custos diretamente atribuídos à fabricação ou aquisição dos produtos que são vendidos.
O CPV é subtraído da receita operacional para calcular a margem bruta.
Despesas operacionais
Engloba os gastos necessários para manter as operações do seu restaurante.
Essas despesas incluem salários, taxas e demais encargos, aluguel, despesas de marketing e publicidade, despesas administrativas, manutenção, entre outros.
As despesas operacionais são de extrema importância para avaliar a eficiência das operações do seu restaurante e sua capacidade de controlar os custos.
Resultado operacional
É o valor resultante da subtração do CPV e das despesas operacionais da receita operacional.
O resultado operacional mostra a rentabilidade das operações principais do restaurante, ou seja, o lucro ou prejuízo obtido exclusivamente por meio de suas atividades operacionais antes de considerar fatores financeiros.
Resultado financeiro
Já no resultado financeiro, incluímos receitas e despesas financeiras.
As receitas financeiras podem vir de juros de empréstimos concedidos a terceiros, rendimentos de aplicações financeiras, entre outros. Já as despesas financeiras são gastos relacionados a juros pagos em empréstimos, taxas bancárias, etc.
O resultado financeiro mostra o desempenho financeiro do restaurante fora de suas operações principais.
Resultado antes dos impostos
É o resultado operacional somado ao resultado financeiro. Esse valor representa o lucro ou prejuízo do restaurante antes de serem considerados os impostos sobre o lucro.
Impostos sobre o lucro
Representa os impostos incidentes sobre o resultado do restaurante. Cada Estado e cidade possui suas próprias regras e taxas de impostos, portanto, fique de olho nas do seu/nas da sua.
Os impostos sobre o lucro são calculados com base no lucro antes dos impostos e variam de acordo com a legislação fiscal vigente.
Lucro líquido
É o valor resultante da subtração dos impostos sobre o lucro do resultado antes dos impostos. O lucro líquido representa o lucro final obtido pelo restaurante no período, ou seja, o valor que resta após todas as deduções, incluindo custos, despesas e impostos.
É uma medida importante da rentabilidade do restaurante e pode ser distribuído como dividendos aos sócios do restaurante (caso haja) ou reinvestido no negócio.
“É preciso ter todas essas informações e categorias na minha DRE?”
Não necessariamente, esses são os dados e características padrões, mas você pode alterar de acordo com a realidade do seu restaurante.
Talvez você não tenha gastos com marketing, por exemplo, portanto, ele não entraria como despesa operacional.
Entretanto, vale lembrar também que, muitas vezes, o que pode acontecer é desses nomes estarem diferentes, com palavras similares, na sua contabilidade, mas, no fim das contas, o dado e informação são os mesmos.
O mais importante, no fim das contas, é que a sua DRE contenha as receitas e as despesas do seu restaurante para que, assim, você avalie como está sendo o desempenho dele.
Converse com o seu contador para saber mais e entender o que se aplica ao seu caso.
Como emitir a sua DRE no sistema da Yooga
Para emitir a sua DRE no sistema da Yooga, é muito fácil.
Basta acessar o seu painel em painel.yooga.com.br > Clicar na coluna que fica ao lado esquerdo da tela > E, na seção Financeiro, acessar a opção DRE.
Por lá, você poderá colocar filtros quanto ao tempo de análise, como dia, mês ou ano e, ao clicar no botão Configurar DRE, montar a sua de acordo com os lançamentos já feitos no sistema.
Para editar cada tópico, como “Receita Operacional Bruta” ou “Dedução das Receitas”, basta clicar nos três pontinhos do lado direito da tela.
Ao finalizar sua DRE, basta clicar em “Ver Relatório”.
Pronto!
Sua DRE já está pronta e de uma forma fácil, rápida e intuitiva, como só a mais querida Yooga consegue ser!
Se você tiver qualquer dúvida, você pode chamar a gente via chat do suporte, clicando no balãozinho azul que fica do lado direito do sistema, ou acessando diretamente o link ajuda.yooga.com.br.
Também pode assistir ao vídeo com todo o passo a passo de como emitir a sua DRE pela Yooga, em um treinamento rápido dado pelo Luís, do nosso time de Onboarding.
Confira!
Fale com um de nossos especialistas hoje mesmo e torne a sua emissão de DRE mais suave. #VemPraYooga