O QUE NÃO FAZER NA SUA DISTRIBUIDORA DE BEBIDAS
Veja os principais erros de quem tem uma distribuidora e como evitá-los para não ter prejuízo.
Que uma distribuidora de bebidas tem uma boa margem de lucro (desde que se tenha uma boa gestão) para quem investe neste modelo de negócio, disso você já sabe.
Que Yooga é o sistema de gestão ideal para a sua distribuidora de bebidas, disso você também já sabe (ou deveria).
E o que fazer para a sua distribuidora lucrar muito, isso, estamos contando que você já tira de letra!
Mas pouco ou nada se fala na internet ou no mercado de forma geral sobre o que NÃO fazer em uma distribuidora de bebidas.
Você arriscaria algum palpite?
É o que vamos descobrir no post de hoje!
Vem com a gente!
Escolher o ponto comercial errado
Essa vale para qualquer negócio, não apenas para as distribuidoras, não é mesmo?
Negligenciar o ponto comercial da sua distribuidora não só pode fazer com que o seu negócio esteja fadado ao fracasso, como trazer prejuízos e dívidas financeiras.
Ainda que você trabalhe com delivery, é comum que esses negócios, hoje em dia, tenham, ao menos, uma janelinha ou portinha para passar os produtos da compra física.
Isso quando não viram verdadeiros points com música (na caixa de som ou ao vivo) e churrasquinho para fazer a alegria da galera!
Portanto, preste atenção na hora de escolher o seu ponto!
Prefira lugares de bastante movimento e circulação de automóveis e pedestres!
Ter pouca variedade de bebidas
Quem vai a uma distribuidora de bebidas espera encontrar o quê?
"BebidaS", exatamente, no plural.
Logo, o mínimo que os clientes cobram é uma boa variedade de marcas e preços.
O ideal é que se tenha bebidas para todos os gostos e bolsos!
E não pense que essa variedade deve estar somente na cerveja não, viu?
Por mais que o brasileiro ame uma boa e gelada cervejinha, variedades de vodkas, cachaças, vinhos, refrigerantes, energéticos e outros também são bem-vindas e cobradas pelos clientes.
Afinal, você é ou não é uma DISTRIBUIDORA?
Vender produtos que deveriam estar gelados, quentes
Imagine a seguinte situação: o seu cliente está doido para tomar aquele energético geladinho, aquele que dá um up no dia e o salva para o resto do expediente.
Após pegar na sua geladeira/freezer e pagar no caixa, ele já abre a embalagem lá mesmo e dá o primeiro gole.
Mas, surpresa. O energético que seu cliente tanto queria tomar gelado - e estava na geladeira por este motivo - está quente.
E agora? Não tem coisa pior, né?
Por isso, não subestime a importância do seu freezer e da regulagem da temperatura ideal para as determinadas bebidas que ali precisam ficar.
É algo de imensa relevância e que não pode ser colocado de lado em sua distribuidora de bebidas, combinado?
Não colocar etiquetas nos produtos
Pode parecer besteira, mas, ainda que você tenha um sistema de gestão como o da Yooga para facilitar a sua vida, colocar etiquetas nas suas bebidas também pode ser uma “mão na roda” para sua gestão!
Isso porque, ao fazer isso, o trato com o cliente fica facilitado.
Ele, consegue visualizar detalhes como preços e até mesmo a data de validade das bebidas, se for o caso, facilitando o seu processo de escolha e a decisão de compra.
Você, otimiza o seu processo, dá mais agilidade ao atendimento e melhora a experiência que os seus clientes vão ter na sua distribuidora.
Só vantagens!
Desconsiderar as oportunidades de negócio
Tudo bem, você não precisa vender itens de tabacaria na sua distribuidora de bebidas, se não quiser. Ou balas, chicletes, chocolates e outros doces.
Não precisa também, como vimos muito por aí, comercializar itens de casa e mercearia, ou mesmo snacks como batata chips e amendoim.
Você é uma distribuidora de bebidas, assim, o seu forte tem que ser: bebidas!
Porém, não vender caso não queira não significa fechar os olhos para essas e outras oportunidades que possam surgir para quem tem uma distribuidora.
Fora a possibilidade de lucros maiores, trabalhar com elas possibilita um maior aumento de reconhecimento de marca, fazendo com que os seus clientes repassem para os seus amigos e familiares sobre os itens secundários da sua loja e a façam mais conhecida.
O boca a boca é e continuará sempre sendo a alma do negócio! Inclusive nas redes sociais!
Não fazer o revezamento de bebidas
Fazer o revezamento de bebidas é de extrema importância para que você evite que suas bebidas passem da validade ou mesmo fiquem velhas.
Como fazer?
Neste vídeo abaixo, do nosso parceiro e embaixador Gladson Theodoro, há o passo a passo direitinho, de acordo com o que ele faz em sua distribuidora.
Basicamente, em sua câmara fria, quando vai colocar uma bebida quente nova para gelar, ele puxa a bebida antiga que já está gelada para fora, coloca a quente e, em seguida, coloca a gelada por cima de novo.
Pode parecer óbvio, mas há distribuidores que não fazem isso, colocando sempre a bebida nova quente por cima da gelada antiga mesmo e pronto.
Além de até mesmo poder prejudicar a eficiência da sua câmara fria, esse simples, mas grandioso erro pode atrapalhar a gestão correta do seu estoque, fazendo com que produtos passem da validade, deixando-os mais quentes e prejudicando suas vendas e a experiência do cliente como um todo.
Não dá pra marcar bobeira, né?
Ah! E isso vale mesmo para aquelas bebidas que ficam na frente para decorar/como mostruários ou vitrines; para aquelas que são vendidas apenas na temperatura quente/ambiente; e para balas, doces e outros, ok?
Só não faz tanta diferença se o produto não tiver validade determinada. Aí tudo bem!
Usar outro sistema de gestão sem ser o da Yooga
Essa não precisávamos nem falar!
Se você está querendo crescer o negócio e facilitar a operação da sua distribuidora, como o Theodoro, que já usa Yooga e é nosso embaixador, não cometa esse erro de contratar outro sistema que não o nosso.
Yooga é pra você que quer:
- Ter sempre bebida gelada no freezer
- Ter um fluxo de caixa positivo
- Ter pedidos no delivery
- Dar de “mil a zero” na concorrência
- Possuir um bom capital de giro
- Abandonar de uma vez por todas o fiado
- Acompanhar o desempenho do seu negócio
- Economizar tempo com trabalhos manuais
- E muito mais!
Fale com um de nossos especialistas e veja como ganhar mais dinheiro e ter menos dor de cabeça na sua atual ou futura distribuidora!