O QUE É O PREÇO ISCA E COMO USÁ-LO A SEU FAVOR

Conheça uma das estratégias mais tradicionais do setor food service!

O QUE É O PREÇO ISCA E COMO USÁ-LO A SEU FAVOR

Apesar de toda a tecnologia presente nos dias atuais, existem algumas técnicas mais clássicas que ainda podem fazer toda a diferença nos negócios.

Uma delas é a estratégia do preço ou do produto isca, que tá aí desde que o mundo é mundo.

Você já ouviu falar nela?

Pauta de diversos encontros do setor food service, ela já foi comentada até mesmo no evento Papo de Delivery e no webinário Estratégias Poderosas para Vender Mais no Delivery e no iFood, ambos promovidos pela Yooga.

Chega mais e entenda como funciona esta importante forma de atrair mais clientes para o seu restaurante!

O que é a estratégia do preço isca

Caso você ainda não use o preço isca no seu restaurante, não se preocupe.

Neste post, a gente vai te explicar tudinho!

O preço/produto isca é aquele item estratégico do seu cardápio que, pelo seu valor mais baixo, consegue atrair e conquistar novos clientes.

Quando o cliente "morde a isca", a tendência é que ele aproveite a experiência e acabe comprando mais daquele mesmo produto ou também outros produtos do seu restaurante, inclusive aqueles de maior valor.

Sabe aquelas esfihas do Habib’s que, antigamente, eram vendidas a R$ 0,99? Que ninguém conseguia comprar apenas uma e acabava levando várias pelo preço baixo, além da clássica “coquinha” gelada?

Então! É sobre isso que estamos falando!

Preço isca precisa ter a ver com produto barato?

Não mesmo!

Apesar de não parecer, a isca não precisa se limitar a um prato barato.

O seu conceito vai além.

Ela pode ser uma entrega grátis, um cupom de desconto ou qualquer outro benefício que incentive o cliente a conhecer e a consumir mais no seu restaurante, como um combo de pizza + refri.

Escolha da isca deve ser cautelosa

Mas atenção: ao escolher a isca, é preciso cautela e muita estratégia!

Oferecer um prato no cardápio e não tê-lo disponível por falta de insumos, por exemplo, pode ser um verdadeiro "tiro no pé". Por isso, nessas e em todas as horas, vale contar com a gestão de estoque do sistema Yooga.

Além disso, vale revisar sempre se essa estratégia está dando certo, alternando o item se necessário.

Logo abaixo, a gente traz um rápido passo a passo de como você pode montá-la!

Gif animado em cores azul e rosa com chamada "seu restaurante precisa de um sistema de gestão integrado".

O modelo isca e anzol

Pensa que este conceito é algo novo no mercado?

Não exatamente!

O preço isca é um recorte da criação original do modelo de negócio conhecido como modelo isca e anzol, usado pela primeira vez pela Gillette, no século XIX.

Nele, como você deve imaginar, você vende dois produtos que dependem um do outro, mas com preços bem diferentes.

O primeiro, que é a isca, é vendido quase de graça, às vezes até com prejuízo.

Já o segundo, o anzol, é indispensável para o uso correto do primeiro, tem um preço bem mais alto e é onde a empresa realmente lucra.

A jogada é simples: a primeira venda prende o cliente e garante compras futuras.

As empresas topam perder dinheiro no começo porque sabem que, com o tempo, vão recuperar e lucrar bastante com as compras recorrentes que vêm depois.

A única diferença deste modelo de negócio para o que estamos falando no post de hoje, portanto, é que existem empresas que sobrevivem (e lucram) inteiramente assim, a partir desta estratégia.

5 passos rápidos para você montar a sua estratégia de preço isca

1) Escolha o preço/produto isca

O primeiro passo é escolher o seu produto isca.

Opte por um item que tenha baixo custo para você e alto valor percebido pelo cliente.

Um exemplo seria uma porção de batatas fritas, um chopp ou uma sobremesa.

O importante, no fim das contas, é que ele seja algo que estimule o consumo de outros itens mais lucrativos, como um aperitivo que combina com drinks ou um acompanhamento que incentiva um prato principal.

2) Defina a oferta

Você pode oferecer o produto gratuitamente ou com um desconto significativo, desde que o cliente cumpra uma condição, como:

  • Compre um prato principal e ganhe um acompanhamento
  • Peça dois hambúrgueres e leve uma sobremesa grátis
  • Happy hour: na compra de um drink, ganhe outro grátis

3) Crie um sentimento de urgência

A oferta deve ter um prazo limitado para incentivar a ação rápida.

Exemplo: "Promoção válida somente hoje!" ou "Apenas para os 50 primeiros pedidos do dia!".

4) Divulgue, divulgue e divulgue

A divulgação da promoção é fundamental para o sucesso da estratégia.

Utilize redes sociais, WhatsApp e até mesmo influenciadores para contar “para todo mundo” sobre esse precinho incrível.

Também vale investir em tráfego pago para atingir um número maior de clientes.

5) Monitore os seus resultados

Por fim, monitore os resultados, acompanhando o impacto da promoção no faturamento e no seu ticket médio.

Se a estratégia não estiver trazendo o retorno esperado, ajuste a oferta, seja mudando o produto isca ou alterando a condição de compra.

Bônus: mantenha o seu cliente ON

É importante também manter o interesse do cliente após atraí-lo com um produto isca, investindo no relacionamento e fidelização.

Além do atendimento impecável, vale incentivá-lo a fazer novas visitas ao seu cardápio digital ou restaurante físico com programas fidelidade e cupons de desconto.

Outra estratégia bem bacana é renovar o cardápio periodicamente, lançando edições limitadas de pratos ou drinks para gerar curiosidade e incentivar novas visitas.

Dessa forma, o cliente sente que sempre terá benefícios ao retornar!

Conheça o ZapTurbo

Ah! E que tal manter um contato ativo com esse cliente pelo WhatsApp, enviando promoções e novidades segmentadas sem ser invasivo e de forma automatizada?

Com o ZapTurbo da Yooga você consegue!

Conectando você e o seu restaurante aos seus clientes de forma muito mais rápida, estratégica e personalizada, ele é o jeito mais fácil de você vender pelo WhatsApp de forma automatizada.

Na mesma solução, você encontra o nosso CRM, o Robô do WhatsApp, tem disparador de mensagens e muito mais, com tudo o que você precisa para criar campanhas, enviar promoções e vender mais no seu negócio, seja ele uma pizzaria, uma hamburgueria, confeitaria, restaurante e outros.

Fale com um de nossos especialistas e saiba mais!

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