APRENDA A MOSTRAR SEU RESTAURANTE NO GOOGLE MAPS E NO WAZE
Com o avanço da tecnologia, é muito comum que as pessoas, hoje, procurem por um estabelecimento direto nas redes sociais ou mesmo em um aplicativo de mapas, como o Google Maps ou o Waze, para já ir até ele.
Com as coordenadas corretas, é mais fácil chegar até um negócio, independente do seu cliente estar a pé, de ônibus ou carro.
Por isso, cadastrar um bar ou restaurante no Google Maps e no Waze é uma maneira eficiente de torná-lo mais visível para os usuários desses aplicativos e, consequentemente, atrair mais clientes para o seu negócio.
No Google Maps, por exemplo, os usuários podem encontrar informações detalhadas sobre bares e restaurantes, como endereço, telefone, horário de funcionamento, cardápio e avaliações de outros clientes.
Além disso, ele é integrado com o Google Meu Negócio, uma plataforma gratuita que permite que você gerencie as informações do seu estabelecimento na internet, incluindo o cadastro no Google Maps, como já falamos por aqui.
De uma forma bem parecida, o Waze também permite cadastros, e inclusive que você, enquanto gestor, envie fotos para tornar o destino ainda mais atraente para os usuários.
Confira a seguir um passo a passo de como cadastrar o seu bar ou restaurante no Google Maps e no Waze, desde a criação de uma conta até a inclusão de informações relevantes sobre o seu estabelecimento.
Amplie o seu alcance na internet!
A importância de ser encontrado na internet
A internet é uma das principais ferramentas utilizadas pelas pessoas para buscar informações sobre produtos e serviços que desejam adquirir.
No caso de bares e restaurantes, estar presente na internet e ser facilmente encontrado pelos clientes é mais do que fundamental: é imprescindível.
De um cardápio digital, passando pelos perfis em redes sociais até o endereço no Google Maps: nada pode ficar de fora.
Até porque, ser encontrado na internet também é importante para a reputação destes locais na web.
Quando as pessoas buscam por bares e restaurantes, elas podem encontrar avaliações e comentários de outros clientes, o que pode influenciar na decisão de visitar o seu estabelecimento ou não.
Fora isso, a internet também é um canal importante para receber pedidos de delivery, como comentamos há pouco.
Ao ter o seu Delivery Próprio, você amplia as possibilidades de venda direto no seu cardápio digital e aumenta a comodidade dos seus clientes, que podem fazer pedidos sem sair de casa.
No cardápio digital oferecido pela Yooga, você tem integração com o iFood, Robô do WhatsApp, pagamento online, entre várias outras vantagens que contribuem ainda mais para a sua marca no ambiente digital.
Como cadastrar seu restaurante no Google Maps
Cadastrar o seu bar ou restaurante no Google Maps é uma ótima maneira de aumentar a visibilidade e alcance do seu negócio, permitindo que os clientes encontrem facilmente sua localização e informações importantes, como horários de funcionamento e número de telefone.
Para fazer isso, siga os seguintes passos:
Acesse o Google Meu Negócio
Vá para a página do Google Meu Negócio e faça login na sua conta do Google - provavelmente ela terminará em @gmail.com.
Adicione o nome do seu estabelecimento
Na página inicial do Google Meu Negócio, clique no botão "Adicionar local" e insira o nome do seu bar ou restaurante.
Insira o endereço
Informe o endereço completo do seu estabelecimento. Certifique-se de que as informações estejam corretas e atualizadas.
Adicione informações adicionais
Insira informações como número de telefone, horário de funcionamento e site do seu estabelecimento.
Verifique sua propriedade
O Google enviará uma carta com um código de verificação para o endereço cadastrado, fará uma ligação ou enviará um SMS.
Quando receber a carta ou qualquer uma dessas comunicações, insira o código no Google Meu Negócio para confirmar a propriedade do estabelecimento.
Adicione fotos
Para tornar sua página do Google Meu Negócio mais atraente e informativa, adicione fotos do interior, do cardápio e de outras informações relevantes do seu estabelecimento.
Com esses passos, o seu bar ou restaurante estará cadastrado no Google Maps, permitindo que seus clientes encontrem facilmente sua localização e informações importantes sobre o seu negócio.
Lembre-se de manter as informações atualizadas e de responder a avaliações dos clientes para fortalecer a presença online do seu estabelecimento, combinado?
Como cadastrar seu restaurante no Waze
Já para cadastrar o seu estabelecimento no Waze, você deve seguir os seguintes passos:
Abra o aplicativo do Waze
Abra o aplicativo do Waze no seu smartphone. Lembre-se de baixá-lo antes no Google Play, App Store ou na sua loja de aplicativo favorita.
Toque no ícone do menu no canto inferior esquerdo da tela e selecione a opção "Adicionar um local" na lista de opções.
Insira as informações do seu estabelecimento
Em seguida, preencha os campos com informações como nome, endereço, telefone e categoria (restaurante, bar, lanchonete, etc.).
Adicione uma foto
Inclua uma foto do seu estabelecimento para torná-lo mais atraente para os usuários do Waze.
Após preencher todas as informações, é só enviar o cadastro do seu estabelecimento para análise do Waze e aguardar a aprovação.
O Waze irá analisar as informações enviadas e aprovar ou não a inclusão do seu estabelecimento no aplicativo.
Atualize as informações
Após a aprovação, é importante manter as informações atualizadas sempre para garantir que os usuários do Waze encontrem facilmente o seu estabelecimento.
Pronto!
Seu restaurante já estará cadastrado no Waze e pronto para receber seus clientes e pedidos de rota até o seu estabelecimento.
Muito fácil, não é mesmo?
Inúmeros benefícios para o seu negócio
O cadastro de um bar ou restaurante no Google Maps e no Waze pode trazer inúmeros benefícios para o seu negócio.
É uma forma de aumentar a visibilidade do seu estabelecimento na internet, atrair novos clientes, fidelizar os antigos e até mostrar para o mercado que o seu negócio está atualizado e preocupado em oferecer as melhores soluções para os clientes.
Siga os passos que explicamos neste post e comece já a cadastrar o seu bar ou restaurante no Google Maps e no Waze!
Não fique para trás diante desta super tecnologia!
Confira também: O que é mobile marketing e quais as suas funcionalidades para restaurantes