O QUE É E COMO MONTAR UM RESTAURANTE TAKE AWAY

O modelo de restaurante Take Away é aquele em que o produto é feito apenas para a retirada, sem local para o consumo.

O QUE É E COMO MONTAR UM RESTAURANTE TAKE AWAY

O modelo de restaurante Take Away é aquele em que o produto é feito apenas para a retirada, sem local para o consumo e uma cozinha bem pequena e customizada para atender às principais demandas da produção.

Por isso, alguns tipos de comidas e pratos não são feitos para o Take Away. Afinal, quanto mais rápida for a sua produção, mais baixo será o custo do prato e mais acessível também será o valor final para o seu cliente.

E ter o valor acessível é o que faz esse modelo de negócio ter tanto sucesso.

Para que o seu restaurante Take Away se destaque ou que você consiga divulgar melhor os produtos, pratos ou mesmo as bebidas com as quais você trabalha, é necessário ter um bom trabalho de divulgação digital.

Porque se você pretende vender cada vez mais ou mesmo atrair mais pessoas para o seu negócio, deve pensar em usar mais estratégias que posicionam o seu restaurante nos meios digitais.

Como funciona um restaurante Take Away?


A proposta de um restaurante Take Away segue um processo bem intuitivo: o cliente acessa um aplicativo com os seus produtos, faz o pedido, combina um método de pagamento que melhor se adequa a ele e, em alguns minutos depois, passa no local para retirar o pedido.

Após a retirada, o cliente leva o pedido para um outro local.

O pagamento pode ser on-line e feito diretamente no aplicativo, e o cliente realmente só tem o trabalho de chegar no estabelecimento e efetuar a retirada.

Essa é uma dinâmica bem simples e muito bem definida. E que pode ter variações. Não se preda somente a esse processo de venda, porque você pode adaptar o seu negócio próprio ao seu estilo de comida, produto e venda.

Caso seja possível, o cliente que fez o pedido no restaurante Take Away pode usar uma mesa de espera no próprio estabelecimento, caso ele chegue com antecedência para a retirada.

O método de retirada do pedido no local é muito eficiente para aumentar a confiança do seu cliente em relação ao seu estabelecimento. E é uma ótima saída para a redução de custos no seu restaurante, como também, reduzir os riscos que estão relacionados à logística dos pedidos.

Quais as vantagens de ter um restaurante Take Away?


Por que de fato vale a pena investir nesse modelo de negócio?
E é interessante reformular alguns processos para adaptar o seu restaurante atual para atender também com a opção de retirada dos pedidos?

Veja os principais benefícios apontados por quem já adotou esse tipo de negócio:

Pode apostar em pratos com molhos

As chacoalhadas do baú da moto que você e nem o entregador podem controlar, colocam molhos e afins mais difíceis de serem transportados. Quem já testou ou tentou, sabe, vai molho para todo lado.

Com uma estrutura de restaurante Take Away você tem maior abrangência para criar os pratos e pode pensar em refeições mais elaboradas.

Até a crocância da batata frita, que antes era difícil de atingir com embalagens mais comuns, se tornam mais simples de serem oferecidas em um cardápio desse modelo de negócio.

Vale lembrar: não é por ter menos limitações que você deve entregar a comida de qualquer jeito para os seus clientes. Mesmo no Take Away, a experiência do cliente, mesmo após a retirada, ainda conta. E conta muito!

Você pode pensar em modelos de embalagens maiores ou que se adaptem melhor ao seu produto, sem se preocupar que elas caibam na mochila dos motoboys.

Os custos do negócio são menores

Como já mencionamos aqui anteriormente, os custos com um restaurante Take Away são menores.

Não será necessário repassar a taxa da venda para os aplicativos terceirizados de entrega, como o iFood, nem de repassar as taxas das entregas para os motoboys.

Seus clientes também não têm porque se preocupar com valor de frete e nem você precisa competir com aqueles inúmeros restaurantes que oferecem entrega grátis. E convenhamos, na hora do seu cliente pedir no delivery, o fator "frete grátis" é um ponto crucial para fechar as vendas.

Dica quente: já que você irá economizar nesses momentos, que tal investir na embalagem? É de bom gosto caprichar no que é entregue aos seus clientes, para assim trabalhar sua marca, reforçar o reconhecimento e a lembrança na mente deles e facilitar a viagem.

Não exige estrutura complexa para o seu funcionamento

Diferentemente do drive-thru, delivery ou atendimento presencial, um restaurante Take Away não exige grandes estruturas para o seu funcionamento.

O que pode facilitar e muito a sua rotina é ter um sistema de gestão para organizar os pedidos e controlar o estoque. Claro, também para manter a sua cozinha funcionando a todo vapor.

O modelo de retirada é ideal também para uma das grandes tendências que surgiram nesses últimos anos, após tantos estabelecimentos terem que suspender a sua operação durante a pandemia: as Dark Kitchens.

Saiba mais sobre isso nesse artigo Dark Kitchen: a grande tendência dos restaurantes atuais.

Comodidade

O restaurante Take Away é um modelo de atendimento que reforça o cuidado de um restaurante com a experiência do cliente. Ou seja, a experiência do cliente.

Desse modo, oferece mais comodidade para o consumidor que não quer arcar com os custos de frete de um pedido.

Ou mesmo do cliente que quer apenas pegar seu pedido na volta do trabalho para comer logo que chegar em casa ou no happy hour.

Motivações não faltam e é exatamente por isso que o restaurante Take Away pode ser uma aposta tão boa para o seu estabelecimento conquistar um novo tipo de clientela.

Vamos agora entender o passo a passo para montar um restaurante Take Away?

Como montar um restaurante Take Away


1. Escolha os pratos para o seu restaurante Take Away

Em primeiro lugar, você deve escolher o seu prato principal. É ele quem vai dar o norte em toda a sua operação.

Como vimos, o ideal para um restaurante Take Away é escolher um prato rápido e fácil de executar, como hambúrgueres e hot-dogs, por exemplo.

Não importa qual seja a sua escolha, é preciso que você seja criativo e que tenha um diferencial, ou seja: faça o prato que quiser, desde que seja rápido e acessível.

Por isso, a dica de ouro é: escolha uma quantidade pequena de opções, especialmente se o seu restaurante estiver trabalhando com atendimento normal e delivery simultaneamente.

2. Organize a sua cozinha

Bom, você já escolheu o carro-chefe e os demais pratos ou lanches que irá servir.

Lembrando que, você pode também oferecer somente bebidas refrescantes para os dias de muito calor. Uma delas até mesmo usando café, que você não perde umas das maiores tendências desse tipo de negócio e que irá te destacar da sua concorrência.

Agora é hora de otimizar um lugar para a preparação dos produtos do seu cardápio, e que pode ser a sua própria cozinha.

Mesmo que você já trabalhe com outros tipos de atendimentos, é interessante que você separe a preparação desses produtos dos demais que são servidos para o seu restaurante no salão ou no delivery.

Seu cliente que pede para a retirada de um produto já está com a expectativa de que ele rapidamente estará com a sua escolha em mão. Então, não quebre essa expectativa para que eles possam comprar novamente de você e não só por mais uma vez.

No caso de bebidas de preparo na hora, otimize todo o espaço disponibilizado para a produção dessas bebidas ali no seu food truck, carrinho ou mesmo na sua cozinha.

O próximo passo é planejar e organizar a sua cozinha de um modo funcional, que atenda o fluxo dos pedidos com a maior rapidez possível.

Por isso, só coloque na bancada aquilo que realmente é necessário para o preparo dos pedidos, da embalagem e dos pratos, deixando os materiais necessários sempre a vista.

O ideal é buscar por um espaço mais amplo e acessível para embalar os produtos e utilizar material de embalagem específico para reter a temperatura de pratos quentes.

Você também vai precisar, do mesmo modo, de um equipamento para refrigeração para poder estocar os seus materiais.

3. Cardápio digital e redes sociais

É ótimo que você tenha clientes fiéis que já conhecem os seus produtos e sempre compram de você, mas isso não acontece todos os dias, não é mesmo? Pode ser que um dia ou outro eles optem por comer algo diferente.

E é nesses momentos que você precisa pensar em não só fidelizar seus clientes de casa, como também atrair novos.

Mas, se você não tem um local específico onde as pessoas passando na rua possam sempre consumir, ou não quer depender de estar sempre na rua para conseguir fechar o seu caixa de forma positiva, você pode e deve apoiar o seu restaurante Take Away também em um cardápio digital.

Não só para disponibilizar os seus produtos para a venda, mas também para manter um vitrine que encante, dê água na boca e provoque desejo nos seus clientes.

Para isso, você deve unir o cardápio digital às redes sociais do seu restaurante Take Away.

Use sempre fotos que mostrem o melhor dos seus produtos e também do consumo dos seus clientes. Você pode começar tirando fotos do celular mesmo e publicando nas redes, pode ativar anúncios para atrair novos clientes e deixar o seu cardápio digital sempre à vista, de preferência na sua Bio do Instagram.

Para mais dicas de como executar uma excelente campanha e projetos de marketing digital, acesse o nosso blog para ficar por dentro das campanhas mais adequadas ao seu tipo de negócio.

4. Crie um ambiente de entrega adequado

Como você viu, a proposta de um restaurante Take Away é que o cliente pegue o alimento e o consuma em outro lugar. E nesse sentido vale que ele consuma pelo caminho, no trabalho, em uma praça ou mesmo leve para casa.

Mesmo assim, é fundamental que você crie um ambiente apropriado para recepcionar a sua clientela e efetuar essas entregas. Muitas vezes o pedido pode ainda não estar pronto quando ele chegar ao seu estabelecimento.

Isso vai obrigar o consumidor a ter de esperar, e se você quer ter um diferencial de atendimento, é melhor que o ambiente ofereça conforto para o seu cliente.

Portanto, investir em wi-fi, televisores, sofás, cadeiras confortáveis, é indispensável para criar uma atmosfera agradável.

Outro detalhe importante é a respeito do balcão de atendimento e a recepção. É essencial que esses sejam separados do caixa principal do restaurante. Para facilitar para aquele cliente que já pagou pelo aplicativo e está com pressa para pegar o seu pedido e até mesmo para a sua segurança.

Ainda não tem um programa de pedidos e vendas que possibilita a agilidade no atendimento e o pagamento on-line dos seus clientes? Entenda a importância através desse artigo: aumente a lucratividade com um programa de pedidos e vendas.

5. Prepare a sua equipe para atender em um restaurante Take Away

Com o ambiente de recepção e cozinha organizados, é hora de preparar a sua equipe para a rotina do restaurante. Promova reuniões, treinamentos e se esforce para manter todos com o mesmo objetivo: dar a melhor experiência aos seus clientes.

Todos os colaboradores precisam trabalhar de acordo com a filosofia do negócio, pois isso, a comunicação é uma das chaves centrais de qualquer restaurante e deve ser efetiva e sem ruídos.

Como essa é uma modalidade ainda não tão conhecida no Brasil, talvez seja necessário uma dose maior de treinamento para que os funcionários consigam tirar todas as dúvidas dos clientes.

6. Restaurante Take Away com o sistema de gestão da Yooga

Esse modelo de negócio não funciona sem agilidade. E ter praticidade e rapidez na realização dos pedidos e na entrega dos alimentos é que vai ditar se o sistema que você pretende contratar vai funcionar ou não.

Já pensou em finalizar um pedido em apenas 4 cliques?
Com Yooga é possível!

Usar a tecnologia a seu favor é fundamental para que o sistema de entrega funcione de maneira rápida, evitando clientes frustrados. E é uma das formas mais eficientes de evitar desperdícios de tempo, até mesmo de alimentos.

Faça o controle dos pedidos, das vendas, do seu estoque e mesmo o gerenciamento fiscal completo do seu negócio.

Um sistema de gestão, prático, ágil e eficiente vai diminuir os seus erros em relação a pedidos e mensurar quais são os pratos com mais saída, trazendo relatórios mais assertivos e intuitivos para você.

Assim, fica muito mais fácil já deixar os pratos prontos para a retirada a qualquer momento.