POR QUE NÃO VALE A PENA SONEGAR IMPOSTO NO SEU RESTAURANTE?

Não se engane com a economia momentânea ao sonegar imposto no seu restaurante. Você pode ser surpreendido com uma multa ao final do mês.

POR QUE NÃO VALE A PENA SONEGAR IMPOSTO NO SEU RESTAURANTE?

Você dono ou gestor de restaurante sabe que existem inúmeros impostos obrigatórios na sua operação. E sabe também que atrasar qualquer um deles só traz mais dor de cabeça com o seu negócio, como multas e outros transtornos.

O nosso país tem altas taxas de cargas tributárias e processos bem burocráticos. Assim, algumas pessoas deixam em segundo plano o pagamento dos impostos e outras obrigações fiscais, como a emissão de notas, visando a economia de dinheiro e tempo.

A longo prazo, deixar algum imposto para trás ou brecha nos tributos do seu restaurante pode significar um sério problema.

Mas, há uma saída! E sabendo como isso é importante para o seu sucesso, te damos o porquê de não sonegar imposto. Além, claro, de significar uma falsa economia de benefícios apenas momentâneos.

Acompanhe melhor nesse texto!

Leia também: como reduzir a carga tributária de bares e restaurantes

Porque não sonegar imposto no restaurante

Se você vem praticando a sonegação de impostos vez ou outra no seu restaurante, pode até pensar que esse texto não faz sentido. Afinal, você ainda não teve problemas com isso. Pois bem, "ainda não"!

A partir do momento em que a Receita Federal descobre impostos sonegados em determinada empresa ou negócio, ela entende que isso aconteceu de má fé.

Ou seja, isso foi realizado de forma intencional para prejudicar a arrecadação e fraudar os dados por interesse próprio.

A evasão fiscal, como é conhecido o ato de sonegar imposto normalmente é feito através da adulteração de balanços contábeis, na emissão de notas fiscais frias e em alguns outros artifícios.

É crime definido pela Lei N° 4.729 de 1965, do Governo Federal. E quando um restaurante comete a evasão, significa que está mentindo ou omitindo informações que deveriam ser repassadas para a correta tributação.

Nesse caso, onde a Receita Federal descobre a sonegação, a multa pode chegar a 75% do valor total que foi sonegado, somando também os juros de mora.

Como a maior parte das movimentações financeiras atuais se dá por meios digitais, como transferências bancárias, PIX, cartões de crédito e débito, é praticamente impossível enganar a Receita.

Todos esses dados são repassados ao governo pelos bancos e operadoras de máquinas de cartão.

Ainda, de acordo o Decreto de Lei N° 1.060 de 1969, o ato de sonegar imposto pode acarretar a detenção pelo período de seis meses a dois anos.

Mas, as chances são menores quando trata-se da primeira ocorrência. O que em grande parte das vezes resulta apenas no pagamento de multa com valores até dez vezes maiores que o imposto em questão.

Exatamente por isso não dá para entrar nessa brincadeira, né?!

Quando uma empresa reconhece o erro do tributo e informa à Receita, essa multa cai de 75% para 20% do valor sonegado, mais os juros. Isso acontece como uma medida para incentivar os empresários a reconhecerem e informarem o problema antes da Receita Federal descobrir.

Para se ter uma ideia da quantidade de empresas que praticam a sonegação de impostos, acompanhe esses dados:

Segundo um estudo do IBTP (Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário) cerca de 27% das grandes empresas realizaram a prática de sonegação de impostos. Os dados aumentam a medida que o tamanho das empresas diminui: 49% das médias empresas também sonegaram e 65% das pequenas empresas adotaram essa prática.

Desse modo, há a ideia de que empresas menores e com menos recursos estão sujeitas a errar mais na sua tributação por falta de informação.

Quer entender mais sobre o seu negócio, controle financeiro e contábil e descobrir novas formas de deixar o seu restaurante com boa saúde financeira e tempo de atuação mais duradouro?

Conheça a Yooga Edu! A plataforma de ensino da Yooga que prepara empreendedores da área de alimentação para o novo mercado.

Saiba mais através desse artigo: Yooga Edu para empreendedores.

Um bom planejamento ajuda a criar oportunidades de economia


Antes de colocar o seu restaurante em atividade, é altamente recomendável que um profissional de contabilidade seja procurado. Isso porque é ele quem vai orientar sobre o regime tributário adequado para o seu negócio.

No Brasil, são quatro tipos de regimes de tributação:

  1. Micro Empreendedor Individual (MEI);
  2. Lucro Presumido;
  3. Lucro Real;
  4. Simples Nacional.

Portanto, dada a diversidade desses regimes, inúmeros são os impostos que incidem na atividade. Conheça quais são os principais tributos de um restaurante:

  • ISS - Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza;
  • IRRF - Imposto de Renda Retido na Fonte;
  • CSLL - Contribuição Social sobre Lucro Líquido;
  • IPI - Imposto sobre Produtos Industrializados;
  • e-social;
  • ISS - Imposto sobre Serviço de Qualquer Natureza;
  • INSS - Instituto Nacional do Seguro Social;
  • Gfip - Guia de Recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço e Informações à Previdência Social;
  • ICMS - Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços;
  • COFINS - Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social;
  • FGTS - Fundo de Garantia do Tempo de Serviço;
  • IPI - Imposto sobre Produtos Industrializados;
  • IRPJ - Imposto de Renda para Pessoa Jurídica;
  • PIS - Programa de Integração Social e Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público;
  • CPP - Contribuição Previdenciária Patronal.

É interessante se fazer um cálculo dos impostos a serem pagos e, assim, decidir o melhor regime tributário para o seu restaurante seguir.

Incentivos tributários para não sonegar imposto

Já falamos aqui sobre evasão fiscal, mas existe um outro termo com um nome também um tanto quanto diferente, que será a sua melhor saída na hora de economizar com os tributos do restaurante, e sem sonegar imposto.

A elisão fiscal é uma forma de se enquadrar no regime fiscal, de maneira que a tributação seja a menor possível, para maximizar os lucros.

E se você não sonega, ela não tem nada de ilegal, sendo em alguns estados e municípios uma prática até incentivada e relativamente comum em muitas empresas.

A prática da elisão é evitar o pagamento de tributos, desde que a lei não o proíba, como nos casos de compensação fiscal. O mais importante é que isso seja feito de maneira orientada por um profissional, para que o tiro não saia pela culatra, gerando mais impostos quando se espera o contrário.

Controle de fluxo de caixa garante menos tributação

Até aqui já está bem claro que, para aproveitar as diversas oportunidades que a elisão fiscal oferece, é ter o apoio de um profissional contábil. E nessa mesma proporção de necessidade, ter o controle exato dos gastos, receitas e despesas do seu restaurante é parte imprescindível para perceber essa economia.

Voltando ao ramo alimentício, um dos mais sensíveis quando se fala de tributação, contar com um sistema de gestão voltado especificamente para o segmento também pode ajudar na gestão tributária.

Estamos falando de um setor em que a entrada e saída de bens, produtos e serviços é ininterrupta. São diversas operações simultâneas e de naturezas distintas, ao mesmo tempo.

Não é possível imaginar um empreendimento do ramo alimentício prosperando, sem o auxílio no controle de gastos que a automatização proporciona.

Controlar o fluxo de caixa garante, no fim do exercício fiscal, a apuração correta das despesas e receitas, fornecendo dados necessários para o aproveitamento da elisão de tributos.

Outras vantagens podem ser percebidas em bares e restaurantes, como o controle de estocagem. Equilibrar o giro do estoque é uma das chaves para um negócio bem-sucedido no setor alimentício.

Fazer a gestão fiscal do seu restaurante é uma das maneiras de organizar melhor o negócio

Com planejamento tributário, apoio dos profissionais certos e as soluções assertivas de um sistema de Fiscal Completo é possível fazer a reorganização de seu restaurante.

No caso já citado dos restaurantes, lançar mão de recursos que cubram esses custos não representa um gasto, mas um investimento.

Contratar especialistas em tributação e investir na automatização dos processos através de um sistema de gestão não é despesa. Assim, será possível planejar as finanças e tudo mais que está envolvido ao controle dos custos operacionais.

Vantagens na contratação de um sistema de gestão com Fiscal Completo

A digitalização do setor fiscal promove uma enorme transformação.

O que torna possível automatizar processos de emissão de nota fiscal, otimizar o tempo gasto pela equipe e por você para gerar os dados manualmente e reduzir possíveis erros no recolhimento dos impostos e tributos federais, estaduais e municipais do seu restaurante.

Com um Sistema Fiscal Completo você elimina aqueles processos manuais, repetitivos e super burocráticos. Os cálculos são automáticos, assim como a importação de Nota Fiscal eletrônica dos seus fornecedores para o site da SEFAZ (Secretaria da Fazenda).

E vamos combinar, são muitos os fornecedores de um restaurante. E muitas compras, que geram diretamente muitas notas. Impossível manter tudo isso organizado manualmente de forma rápida, prática e assertiva.

Com o Sistema de Gestão Yooga você não precisa mais de planilhas para o controle fiscal, tributário e contábil do seu restaurante. Tem todas as funcionalidades para atender as demandas fiscais do seu restaurante e deixar o dia a dia muito mais tranquilo.

Uma única plataforma, de fácil acesso pelo tablet, celular ou computador, para a movimentação dos produtos, vendas, preços e estoques sincronizados. Além de oferecer soluções para o controle contábil e financeiro.

E ainda, te mostrando que há outras formas de economizar e aumentar seu lucro sem que seja preciso sonegar imposto no seu restaurante.

Robô de Notas

Essa é uma solução do Sistema Fiscal Completo Yooga para o gerenciamento de XMLs (NF-e) e CT-e (Conhecimentos de Notas Fiscais Eletrônicas) e CC-e (Carta de Correção Eletrônica) emitidas para o CNPJ do seu restaurante.

O Robô de Notas atua no(a):

  • Análise tributária antes do recebimento do XML de mercadorias e transportes;
  • Verificação automática da integridade dos arquivos XMLs;
  • Verificação de status da NF-e junto à SEFAZ;
  • Situação cadastral do fornecedor verificada junto à Receita Federal e Sintegra;
  • Controle de 100% dos documentos eletrônicos emitidos;
  • Lançamento automatizado de notas;
  • Cancelamento também automático de nota em caso de inconsistência de dados.

NFC-e, NF-e e SAT

O Fiscal Completo da Yooga tem geração imediata de notas fiscais de venda e apuração de impostos junto ao órgão regulador.

O sistema é integrado e homologado ao SEFAZ e você só precisa do certificado digital e o equipamento exigido para a emissão. Agilizando a operação, sem esperar para os seus clientes e deixando as demandas fiscais em dia.

Área do contador

Na Área do Contador, seu contabilista tem acesso aos arquivos XMLs para acompanhamento da dedução de impostos e relatórios para a leitura da saúde fiscal do seu restaurante.

Tudo com apenas um clique!

Emissão de notas

Controle de escriturações fiscais para notas de entrada e saída, com emissão para todo o país. E registro de contas a pagar e a receber, e arquivamento na ordem em que cada nota é lançada.

Yooga é mais segurança e confiabilidade, descomplicando todo o processo fiscal do seu restaurante. Feito para você maximizar seus lucros sem se comprometer com as obrigações fiscais do modelo de negócio!