9 MOTIVOS PARA TRABALHAR E MORAR EM VITÓRIA-ES

Todo dia 08 de setembro, Vitória, a capital do Espírito Santo, na Região Sudeste, comemora mais um aniversário.

Com quase 500 anos de história, o município hospeda, no bairro Enseada do Suá, a sede da Yooga, o seu Sistema de Gestão, Delivery Próprio e Fiscal Completo. E o que não falta são porquês para comemorar.  

Se você está considerando, pensa ou já decidiu que quer vir trabalhar na Yooga, mas ainda conhece pouco dessa cidade incrível, neste post, te damos alguns motivos para você vir trabalhar e morar em terras capixabas.

Confira!

1) Mercado de inovação em alta

Para começar, já te fazer preparar as malas e comprar suas passagens para Vitória, é bom que você saiba que um dos grandes destaques da capital, recentemente, tem sido o seu mercado de inovação.

Em crescente expansão e ainda com enorme potencial de crescimento, a cidade abriga hubs e iniciativas de inovação como o hub Base27, que foca no fortalecimento do ecossistema de inovação como um todo, o FindesLab, voltado para a inovação na indústria, o LabGes, laboratório de Inovação na Gestão do Governo do Estado, o SebraeLab, o futuro HUB ES+, entre vários outros.

O próprio bairro onde a Yooga está localizada, a Enseada do Suá, é um grande espaço voltado para a inovação, com a presença de diversas empresas e startups que a possuem em seus DNAs.

2) Sede das 3 melhores startups do Brasil

E falando em startups, é em Vitória que ficam 3 das melhores startups do Brasil, segundo o Desafio Sebrae Like a Boss.

Uma iniciativa do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, o Sebrae, o Desafio Like a Boss é voltado para a expansão de todo e qualquer tipo de startup, esteja ela em seu nível de validação, operação ou crescimento.

Em 2022, o projeto premiou, além da Yooga, é claro, que ficou em 5º lugar na competição, as também startups capixabas Liberfly, de antecipação de futuros ativos judiciais, e Mogai, de soluções para problemas complexos em indústrias.

"É um privilégio estar em destaque dentro do ecossistema do Espírito Santo e assumimos essa posição com muita responsabilidade, sabendo que precisamos dar o nosso melhor”,  comentou o fundador e diretor executivo da Yooga, Vinicius Melo, após o Desafio.


3) Uma das cidades mais empreendedoras do país

A vocação inovadora do empreendedorismo capixaba vem se consolidando cada vez mais como referência nacional e isso se comprova pelos números e rankings os quais o Estado e a capital ocupam..

Vitória mesmo é um grande celeiro de novas empresas, sendo a 4ª cidade mais empreendedora do Brasil.

Dizem por aí que se um negócio dá certo por aqui, ele irá dar certo em qualquer lugar!

Além disso, o Espírito Santo é o Estado com menor tempo médio para a abertura de novas empresas no país, sendo possível fazer isso em menos de um dia.

Segundo levantamento de dados da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (RedeSim), o tempo médio para a abertura de novas empresas no ES é de apenas 22 horas.

Na média nacional, para iniciar um novo negócio, são necessários 2 dias e 3 horas.

Uma boa diferença, não é mesmo?

4) Boas colocações no Ranking de Competitividade

Como se já não bastassem todos os motivos anteriores, o Espírito Santo também ocupa o 9º lugar no pilar de inovação do Ranking de Competitividade dos Estados e a 5ª posição geral no estudo mais recente, de 2021.

O Estado ainda garantiu a 1ª posição em Solidez Fiscal e em Eficiência da Máquina Pública e a 4ª em Infraestrutura.

Quer mais?

Em 2020, foi o 3º Estado que mais investiu, em números absolutos, no seu Fundo de Ciência, Tecnologia e Inovação, o que também fez com que ele alcançasse tamanho resultado positivo no Ranking.

“O Espírito Santo é o Estado mais organizado do país e o Ranking de Competitividade atesta essa informação”, comemorou o economista Tyago Hoffmann, em artigo publicado no portal A Gazeta.


5) Uma das melhores capitais para se viver e envelhecer

O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) mede anualmente o grau de desenvolvimento econômico de uma cidade ou país, bem como suas respectivas qualidades de vida.

Vitória, como já era de se esperar, possui o 4º melhor IDH entre todos os municípios brasileiros.

Mas não para por aí!

6) Baixo custo de vida

Com tantos prêmios e excelentes posições nos mais diversos estudos e rankings, você pode estar pensando “nossa, mas deve ser muito caro trabalhar e morar lá então”.

Porém é aí que você se engana!

Em comparação com as demais capitais da Região Sudeste, como São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro, Vitória é a mais em conta.

E mais em conta em todos os sentidos: do aluguel a um apartamento no município, com preços que partem de R$ 565,00, metade do valor de um em São Paulo de acordo com o portal colaborativo Custo de Vida, às refeições realizadas fora de casa, com média de R$ 14,80 gastos por refeição.

7) Mobilidade urbana

O transporte é algo que funciona em Vitorinha - como os capixabas costumam chamar!

Isso não só quando falamos de linhas disponíveis, como também em relação à distância percorrida.

Pela maioria dos lugares estarem perto um do outro, principalmente se você for morar e trabalhar em Vitória, é comum você chegar rápido ao trabalho mesmo de transporte público ou Uber.

É claro que aqui não estamos inserindo variáveis como trânsito em horários de pico ou pessoas que moram ou podem vir a morar nas cidades vizinhas como Serra e Cariacica.

Entretanto, é fato que você não precisará passar 3 horas do seu dia em um ônibus como em grandes centros, o que te garantirá mais saúde mental e menos desgaste, nervosismos e estresse.

Qualidade de vida que chama, né?

8) Sensação de segurança

Como qualquer lugar, é preciso tomar cuidado por onde você anda, como você se veste e o que está fazendo, com o quê, ao transitar pelas ruas de Vitória.

No entanto, a sensação de segurança da população em geral é positiva, sendo comum ver pessoas andando tranquilamente com o vidro do carro abaixado ou mesmo mexendo no celular - em alguns lugares do Brasil, isto é praticamente impossível de se ver!

Duvida? É só dar uma olhada no que os próximos visitantes e turistas de Vitória têm a dizer ao nosso respeito nesta página do TripAdvisor.

9) Montanha e praia a poucos kms de distância

Formada por um arquipélago de 33 ilhas, a capital do Espírito Santo é o lugar perfeito para os amantes da natureza.

Em poucos minutos e quilômetros é possível estar na praia, em águas e areias como as presentes nas chamadas Ilha do Boi e Ilha do Frade, ou nas montanhas, em municípios vizinhos e serranos como Santa Teresa e Domingos Martins.  

O que não faltam também são programações para fazer com a família e amigos, como ir à Pedra da Cebola, visitar o Projeto Tamar, o Parque Botânico da Vale, o Palácio Anchieta, a Praça dos Namorados e mais.

E aí, conseguimos te convencer a vir trabalhar e morar em Vitória-ES? Com tantos bons motivos fica até complicado dizer não, né?

A Yooga está com vagas presenciais abertas para diversos times, somente esperando a sua candidatura.

Inscreva-se aqui!