POR QUE INVESTIR EM TREINAMENTO PARA A EQUIPE DO RESTAURANTE?

Saiba mais sobre a importância de um time bem capacitado para o seu negócio.

POR QUE INVESTIR EM TREINAMENTO PARA A EQUIPE DO RESTAURANTE?

Um restaurante bem-sucedido não deve se apoiar somente em um menu atrativo ou em uma localização estratégica. Deve, também, ter uma equipe bem treinada para oferecer a melhor experiência possível aos seus clientes.

Apesar de muitos negligenciarem essa parte, um treinamento pode evitar possíveis problemas de operação, atendimento e até evitar demissões.

É por meio dele que você vai capacitar os seus colaboradores a desempenharem suas respectivas tarefas, do gerente ao operador de caixa do seu restaurante, do garçom ao faxineiro.

Você tem levado esses detalhes em consideração na gestão do seu negócio?

Saiba por que mais você deve investir em um bom treinamento para a equipe do seu restaurante!

Porque capacitação é primordial

Não importa a área de atuação: o aprendizado e a capacitação sempre devem ser constantes na vida de qualquer pessoa.

Quando falamos de um restaurante, então, nem se fala!

Afinal, estamos falando em lidar com clientes todos os dias, mas também sobre o preparo de pratos, o que envolve, além de técnica, higiene, segurança e o principal: a saúde das pessoas.

Um bom treinamento garante uma boa operação, um bom atendimento, uma boa experiência e, é claro, bons resultados.

Mesmo que seja inicial, após a contratação de um colaborador da sua equipe, por exemplo, é como se ele estivesse ligado diretamente ao final do ciclo, aos seus resultados e à sua lucratividade.

Por isso, para ter sucesso no seu restaurante, é muito importante que você capacite a sua equipe!

Inclusive, vale considerar criar uma rotina fixa de capacitações e treinamentos, não apenas na entrada de um novo funcionário.

Isso irá motivar a sua equipe, fazer com que ela esteja sempre por dentro das principais tendências e novidades no mercado, e trará segurança e confiança na hora dela executar as mais diversas atividades.

Experimente levá-la regularmente para workshops, palestras e cursos avulsos de atendimento, operação, cooperação, montagem de pratos, entre outros.

Quanto mais, melhor!

Saiba mais: Como ter os melhores garçons no meu restaurante

Porque existe a Yooga Edu para te ajudar

Ok, você já entendeu sobre a importância de treinar e capacitar a sua equipe.

Agora, você pode estar se perguntando “tá, mas pode onde devo começar?”.

Uma dica é iniciar pela Yooga Edu, a plataforma de educação empreendedora da Yooga. Você já conhece?  

Por lá, você encontra conteúdos exclusivos sobre delivery, operação, empreendedorismo, redes sociais, marketing e muito mais em aulas rápidas, objetivas e 100% diretas ao assunto.

Além disso, você também terá a oportunidade de participar de webinários ao vivo com especialistas do mercado e não irá empreender sozinho com a Comunidade Yooga Edu, a comunidade de empreendedores que mais cresce no Brasil.

Nela, você terá contato com outros gestores como você e poderá compartilhar de experiências, dores e aprendizados.

E o melhor é que você poderá repassar tudo isso para a sua equipe!

Porque contribui para o desenvolvimento das soft skills

A técnica é muito importante e é através dela que adquirimos as chamadas hard skills, ou esses conhecimentos técnicos que citamos anteriormente e que são adquiridos por aulas, palestras e workshops.

Entretanto, na hora de treinar o seu time, considere também o treinamento de outras habilidades, como as conhecidas como soft skills.

As soft skills são cada vez mais exigidas no mercado e se relacionam diretamente com o comportamento e com habilidades interpessoais adquiridas pelo colaborador ao longo de sua trajetória.

Se relaciona também com o emocional de cada um, gestão de pessoas e habilidade de escuta.

Para treinar seus liderados em relação a isso, com certeza workshops e palestras também são uma boa pedida. Porém, não apenas isso.

Mais importante na hora de treinar a equipe de seu restaurante com soft skills é deixá-la ter a consciência da importância dessas habilidades e incentivá-la a buscar o autoconhecimento e a inteligência emocional, ou seja, a capacidade de identificar e lidar com as próprias emoções e com as emoções dos outros.

Estabelecer uma cultura de feedbacks, que são, em resumo, retornos e avaliações (positivas e negativas) sobre o trabalho desenvolvido por cada um, também é um passo importante no treinamento de soft skills.

Gif rosa e azul com texto "Seu restaurante precisa de um sistema de gestão integrado".

Porque cria processos e aumenta a lucratividade

O treinamento de um time que não tenha processos pode não ser tão proveitoso.

Portanto, antes de tudo, vale criá-los ou mesmo ter um treinamento sobre a criação dos mesmos.

Os processos, caso você esteja se perguntando, não são aqueles relacionados ao Direito, não, viu?

Eles são um conjunto de atividades e tarefas estruturadas e voltadas para a entrega de um determinado produto, serviço ou resultado.

O caminho que um prato faz da compra de ingredientes no supermercado, passando pela cozinha do seu restaurante até a mesa do cliente é considerado, por exemplo, um processo.

Já deu para perceber o quanto eles são importantes para a sua gestão, não é?

E não só a criação de processos, como a otimização deles, como já falamos por aqui no Yooga Blog.

A otimização de processos, além do treinamento, pode agilizar a sua operação, aumentar a sua produtividade e trazer mais lucros para o seu restaurante.

Porque ajuda a colocar o cliente em primeiro lugar

Por fim, mas não menos importante, vale lembrar o quanto você e a equipe do seu estabelecimento devem pensar sempre no cliente em suas capacitações e treinamentos.

Como falamos no início do texto, uma equipe bem treinada garante a melhor experiência para o cliente, assim, ele deve estar no centro de tudo.

Treine seus colaboradores:

  • Para serem sempre cordiais, pacientes e solícitos
  • Para chamarem o cliente pelo nome
  • Para saberem exatamente o que o cliente quer ou oferecerem opções interessantes e lucrativas do cardápio (eles serão a porta de entrada para o pedido!)
  • Para encantarem o cliente
  • Para resolver os problemas do cliente
  • Para ouvirem e respeitarem a sua opinião, mesmo que não concordem

No caso deste último tópico, vale, mais do que respeitar e ouvir, entender como transformar essa opinião negativa em aprendizado.

Se a opinião for relativa a um funcionário, uma conversa de alinhamento pode resolver ou mesmo a tomada de uma medida mais drástica dependendo do nível do problema.

Se relacionada a algum dos pratos, cabe a reflexão do que pode ser melhorado junto ao chef da sua cozinha.

A boa gestão de clientes é fundamental para o sucesso de qualquer restaurante.

E, com um Sistema como o da Yooga, você consegue conhecer seus clientes, saber os seus gostos, quando fazem aniversário, quantas vezes já retornaram ao seu restaurante e quanto eles geram para você.

Muito bom, não é?

Experimente grátis e conheça!

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