CARDÁPIO FÍSICO X CARDÁPIO DIGITAL: QUEM VENCE A BATALHA E QUAL OS CONSUMIDORES PREFEREM?
Saiba mais sobre as vantagens e desvantagens de cada um e tire suas próprias conclusões.

Dominando o mercado food service já há tempos, a batalha entre o cardápio físico e o cardápio digital ainda está longe de acabar.
De um lado, o cardápio físico, melhor, dizem, para os mais velhos e sem tanta intimidade com a tecnologia, e para quem gosta do bom e velho papel.
De outro, o cardápio digital, mais fácil e prático para atualizar e também menos custoso, além de mostrar que o restaurante está antenado às principais tendências.
E aí, quem vence essa disputa?
Quais as principais diferenças entre os dois?
E qual o seu restaurante deve escolher, baseado no que os consumidores preferem?
Acompanhe a leitura para descobrir!
Cardápio físico: o que é, quais as suas vantagens e desvantagens
Antes de irmos para a opinião do consumidor, nada mais justo do que passarmos pelos conceitos de cada cardápio e suas principais vantagens, não é mesmo?
O cardápio físico é aquele cardápio tradicional, impresso, feito de papel e, geralmente, envolto em plástico para melhor conservação.
Com folhas presas a um espiral, como um fichário ou um livro, este tipo de cardápio ainda costuma ser o mais usado nos restaurantes, contendo informações relacionadas aos pratos, seus preços e fotos, além de poderem vir com a identidade visual do restaurante, formas de pagamento e outros.
Entre suas vantagens, destacam-se:
- Experiência sensorial maximizada
- Maior apelo entre os mais velhos e pessoas que não possuem celular ou conexão com a internet
- Melhor experiência a depender do tema do restaurante (ex: um restaurante japonês que tem um cardápio em formato de leque oriental)
- Acessibilidade para deficientes visuais (caso venham com versão em braile)
- Possibilidade de fotos maiores
- Possibilidade de personalização, com tipos diferentes de papéis e materiais para impressão, como capas feitas de madeira ou couro
Por outro lado, um cardápio físico também pode ter suas desvantagens, como:
- Custos elevados
- Risco de sujar, manchar ou rasgar
- Dificuldade de alteração nas descrições, fotos ou valores dos itens
- Necessidade de impressões em grandes quantidades a depender do tamanho do restaurante e da quantidade de mesas/garçons
- Menor apelo com o público mais jovem e/ou atualizado nas principais tendências
- Risco do restaurante ser visto como antiquado
- Menos sustentável

Cardápio digital: o que é, quais as suas vantagens e desvantagens
Já o cardápio digital ganhou popularidade com o avanço da tecnologia e a pandemia do coronavírus, onde bares e restaurantes foram obrigados a adotar a ferramenta para evitar a contaminação e transmissão pelo vírus.
Geralmente podendo ser acessado por um QR code ou link, pelo próprio celular do cliente, ou por um totem de autoatendimento, ele é o queridinho de muitos, e tem suas vantagens e desvantagens, como o físico.
Veja algumas delas:
Vantagens
- Maior apelo com o público jovem e antenado
- Mais sustentável
- Mais higiênico
- Possibilidade de atualização de informações, como fotos, descrições e valores, de forma prática e rápida
- Menos custoso para o dono de restaurante
- Chances de erros de pedidos menores que no cardápio físico
- Maior modernização do restaurante
- Sem riscos de sujar, manchar os rasgar
- Possibilidade de inserção de combos e adicionais ao pedido
Desvantagens
- Menor apelo com o público mais velho ou conservador/sem acesso à internet no momento
- Pode se tornar inutilizável caso o serviço que disponibiliza o cardápio esteja fora do ar, seja ruim, pesado ou zero intuitivo
- Experiência menos tátil
- Menor apelo visual
- Possíveis dificuldades de navegação e/ou resistência da equipe
- Privacidade de dados pode ser comprometida dependendo do fornecedor escolhido
Afinal, quem vence a batalha?
Pelo que vimos sobre o cardápio físico e digital anteriormente, não existe vencedor ou perdedor nessa disputa.
Ambos possuem suas vantagens e desvantagens, e caberá ao dono de restaurante saber o que é melhor para o seu negócio, baseado no seu público-alvo.
Há empreendedores que preferem manter a tradição do cardápio impresso, enquanto outros somente se utilizam do cardápio digital.
O principal é ouvir o que o seu cliente prefere.
Se o seu restaurante for focado em um público mais velho, talvez o impresso seja a melhor pedida. Se mais jovem, o digital.
Mas, por que não investir nos dois e deixar escolhê-lo?
A Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) defende, por exemplo, que cada empreendedor tenha liberdade de tomar sua decisão, sem a imposição de regulamentações.
Que tal?
Conheça o cardápio digital da Yooga
Na dúvida, caso você vá trabalhar somente com o cardápio digital ou com os dois, você deve conhecer o oferecido pela Yooga!
Veja o que é possível fazer com ele:
✅ Personalização completa: adicione capa personalizada, fotos, descrições e valores dos seus pratos e bebidas.
✅ Integração total: para quem também trabalha com delivery, o cardápio é conectado ao gerenciador de pedidos. Os clientes podem pedir pelo delivery próprio ou pelo salão que todos os pedidos aparecem em uma só tela, organizando a produção e a entrega.
✅ Cupons e fidelidade: com o cardápio digital da Yooga, é possível criar promoções e um programa de fidelidade integrado no PDV e no delivery para incentivar novos pedidos e fidelizar a clientela. O melhor? O cliente continua sendo seu, sem intermediários como iFood ou Rappi.
✅ Sem taxas: falando nos marketplaces, nosso cardápio digital também não cobra taxas pelas vendas que você faz no seu delivery. Que sonho, né?
✅ Atualizações instantâneas: Mudou um preço no seu produto? Atualize o seu cardápio digital na hora, sem gastar com reimpressão de cardápios físicos.
✅ Acesso por QR Code, link ou totem de autoatendimento: escolha por onde o seu cliente vai acessar o seu cardápio digital. Você pode colocar um QR code na mesa do restaurante ou na bag do pedido, enviar o link no WhatsApp ou contar com um terminal de autoatendimento para ele fazer o pedido e até mesmo pagar a conta por lá.
✅ Garçom digital: com a nossa Inteligência Artificial, o seu cliente não apenas vê os itens do cardápio digital como pode fazer o pedido sem precisar de um garçom de verdade intermediando a conversa - apenas focando em oferecer a melhor experiência!
✅ Pagamento online: não importa como o seu cliente vai pagar. O cardápio digital da Yooga tem integração com PIX, PicPay e cartões de crédito e débito para que você receba tudo na sua conta rapidinho!
✅ Dados dos clientes: na Yooga, eles são seus e você trabalha com essas informações da forma mais estratégica e proveitosa para o seu negócio.
✅ Robô do WhatsApp: e, para finalizar, nada como ele ter uma integração com o Robô do WhatsApp da Yooga, que avisa o cliente sobre todos os status do pedido pela conversa no app.
Ok, com todos esses benefícios e funcionalidades, até que dá pra dizer que o cardápio digital da Yooga vence essa briga, né?
Fale com um de nossos especialistas e garanta o seu hoje mesmo!

Confira outros conteúdos sobre cardápio digital no Yooga Blog:
Como fazer um cardápio digital atrativo
Cardápio digital interativo para restaurantes