COMO ATRAIR MAIS CLIENTES COM AS REDES SOCIAIS DO SEU RESTAURANTE
Veja como utilizar essas importantes ferramentas digitais a favor do seu negócio.
A pandemia do coronavírus reforçou a necessidade dos restaurantes de entrarem no mundo digital e diversificarem os seus canais de vendas.
Um processo que, antes, era considerado um diferencial para o setor e para muitas empresas de outros ramos, hoje, é essencial para a própria sobrevivência do negócio.
Especialistas dizem que a transformação digital chegou e chegou com tudo - segundo uma pesquisa da Dell Technologies, 87,5% das empresas no Brasil aceleraram seus projetos relacionados ao assunto.
Neste quesito, as redes sociais desempenharam - e desempenham, até hoje - papéis fundamentais.
Se o seu restaurante ainda não está presente em uma delas, acredite: você pode estar perdendo dinheiro.
Mas não precisa se desesperar!
O blog da Yooga, o seu Sistema de Gestão, Delivery Próprio e Fiscal, está aqui para te ajudar.
Com um celular na mão e algumas dicas práticas, você verá de que forma as ferramentas digitais como as redes sociais podem atrair uma maior clientela para o seu estabelecimento.
Vem com a gente!
Pense que as redes sociais são suas vitrines
A primeira dica para você que quer bombar de vendas pelas redes sociais é você pensar nas mesmas como se fossem suas vitrines.
Ainda que você tenha loja física e não apenas delivery, é como se elas fossem uma extensão do seu negócio, portanto, não dá pra fazer feio, não é mesmo?
Isso não significa que você só deverá expor seus produtos no feed.
Significa que você deve enxergá-lo como uma porta de entrada para o seu restaurante.
O que de interessante você tem para mostrar? Quais são seus produtos e serviços? E os seus diferenciais?
Quem são as pessoas que trabalham no seu restaurante e fazem acontecer todos os dias?
Onde o seu restaurante está localizado? Como seu cliente pode entrar em contato com você?
Essas são algumas perguntas que você deve levar em conta e responder nas redes, seja ela qual for, Instagram, Facebook, Twitter, TikTok, YouTube, ou qualquer outra.
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Otimize sua bio
Uma das formas de responder essas questões é por meio da bio, aquele textinho que fica no seu perfil, em especial o do Instagram.
Nela, você deve ser conciso e passar o recado de forma clara e direta.
Uma boa bio de restaurante conta com, no mínimo, essas informações:
- O que você faz, seu diferencial ou slogan
- Horários de funcionamento
- Endereço e localização
- Link para cardápio digital
Se você tiver mais de um link para inserir, considere usar uma ferramenta agregadora de links, como o Linktr.ee, por exemplo.
Dessa forma, você consegue colocar o link para seu cardápio digital, como já citamos, para outras redes sociais, por exemplo, ou mesmo para que seu cliente entre em contato por outros meios, como o WhatsApp.
Mude seu perfil para profissional
Uma outra ação que deve ser tomada caso você queira atrair mais clientes para o seu restaurante, é mudar o seu perfil para profissional (ou comercial).
Através dele, você terá acessos a diversas informações e funcionalidades que um perfil pessoal não possui, como insights relacionados ao seu público-alvo, melhores horários para publicação e localização dos seus seguidores.
Além disso, com um perfil profissional, você é encontrado de forma mais fácil na barra de pesquisa da rede.
Saiba mais: Como criar um plano de marketing para o seu restaurante
Utilize hashtags
Atenção que essa orientação vale para todas as redes sociais!
As hashtags são aqueles “jogos da velha” do seu teclado que, geralmente, vêm acompanhadas de palavras-chaves relacionadas ao seu mercado.
Elas servem para indexar o seu conteúdo e fazer com que mais pessoas encontrem o perfil do seu restaurante ao pesquisarem ou seguirem essas hashtags.
Alguns exemplos: #restaurante #pizzaria #lanchonete #padaria
Ah! Cabe, aqui, um adendo: as palavras-chaves devem ser relacionadas ao seu negócio, porém elas não precisam ser tão gerais, ok?
Experimente combinar gerais como #restaurante com #salvadorba (ou o nome da sua cidade e Estado), por exemplo, que são mais segmentadas e alcançarão o público da sua cidade de forma mais específica.
Também vale o aviso de você não exagerar, viu?
Afinal, não vai ser a quantidade de hashtags que vai atrair mais clientes para o seu estabelecimento, mas, sim, a qualidade das mesmas. Uma média de 5 a 7 por publicação está de bom tamanho.
Tire boas fotos
Essa a gente já falou por aqui, entretanto, sempre vale o reforço de que problemas com iluminação, composição ou estilo de comida têm impacto direto no resultado das fotos dos pratos do seu cardápio.
Lembra que devemos considerar as redes sociais como uma vitrine?
Antes de somente pegar o celular e tirar qualquer foto:
- Verifique se a luz está boa
- Observe a quantidade de objetos ou pessoas presentes na imagem
- Foque na emoção da foto
- Invista em pratos que realmente deem água na boca
- Escolha ingredientes frescos
- Teste o ângulo da imagem
- Confira se os pratos estão limpos
- Confira se não tem nada que possa gerar algum tipo de incômodo para o seu cliente
Um bom aparelho telefônico, com câmera de qualidade, também cabe bastante nessas horas!
Leia também: Como tirar fotos de pratos para restaurantes
Elabore um cronograma de publicações
O segredo da atração de clientes para as redes sociais do seu restaurante - ou, ao menos, um dos segredos - está também na constância dos conteúdos.
Não adianta publicar algo em um dia e depois só publicar de novo dias ou meses depois.
Redes sociais possuem esse nome porque são redes de relacionamento. E relacionamento se faz a partir da presença, concorda?
Portanto, elabore um cronograma de publicações para o seu restaurante por meio de um planejamento semanal e/ou mensal.
Dessa forma, você consegue estruturar exatamente o que vai falar em determinado dia, sem perder oportunidades em datas comemorativas, por exemplo.
O que publicar?
Se você está na dúvida do que publicar neste cronograma, aqui vão algumas sugestões para você fazer:
- Contar histórias - como você começou, o que a sua marca significa, entre outros
- Mostrar pessoas da sua equipe e quem faz o seu restaurante funcionar todos os dias
- Filmar os seus bastidores
- Colher depoimento de clientes
- Aproveitar algum meme do momento
- Publicar fotos e vídeos dos seus pratos
Nessas horas, vale soltar a sua criatividade e imaginação!
Lembre-se que a briga das marcas é por atenção do usuário quando ele está navegando pelo feed.
O que de melhor você pode fazer por isso?
Faça vídeos, stories e Reels
“Quem não é visto, não é lembrado”.
Partindo deste pressuposto e de tudo que já falamos anteriormente sobre cronograma de publicações e fotos dos seus pratos, abuse e use dos vídeos, sejam eles para os stories do Facebook ou do Instagram, seja para o Instagram Reels ou TikTok.
Ambos os formatos têm entregado bastante nessas plataformas sociais e aumentam ainda mais a possibilidade de mais pessoas conhecerem o restaurante, principalmente no Reels e no TikTok.
De acordo com um estudo da Opinion Box, 67% dos usuários do Instagram têm o hábito de assistir um vídeo do Reels ao menos uma vez ao dia.
Você e seu restaurante não vão querer ficar de fora dessa, vão?
Esteja onde o seu cliente está
Chegando ao final das dicas para que você consiga atrair mais clientes para o seu restaurante por meio das redes sociais, aqui vai uma de ouro: você precisa estar onde o seu cliente está.
O que isso quer dizer na prática?
Isso quer dizer que não adianta você querer estar em todas as redes sociais se o seu público não utiliza e não consome conteúdo em todas.
A probabilidade, por exemplo, de um idoso estar no TikTok é muito menor do que a de um adolescente estar na mesma rede social.
Logo, pense sempre no seu cliente!
Avalie qual rede social ele gosta mais, pesquise quanto tempo ele gasta com ela ao longo do dia, pergunte para os seus clientes qual conteúdo eles mais querem ver.
Faça o “arroz com feijão”, ou seja, o básico, bem feito, sem querer abraçar tudo de uma vez, e faça onde o seu público estiver. Os resultados virão!
Responda todo mundo
Ao falarmos do “arroz com feijão” bem feito não poderíamos deixar de citar o fato de que redes sociais, como canais de venda, são também pontos de contato com o seu cliente.
Assim, é importante levar isso bem a sério e responder todo mundo que engaja e interage com o seu perfil.
Isso não se restringe apenas às mensagens diretas, mas também aos comentários que fazem nas suas publicações e outras marcações e menções ao seu restaurante.
Seja o comentário/mensagem positiva ou negativa, ninguém gosta de ser ignorado, certo?
Sem contar as inúmeras dúvidas que as pessoas costumam ter sobre o negócio e que podem ser fator decisivo para um pedido ou uma ida até o local.
Invista em tráfego pago
Achou que íamos esquecer dessa parte, não é?
O tráfego pago, para quem não conhece e de forma resumida, é o famoso investimento em mídia para que os posts das redes sociais do seu estabelecimento apareçam para mais pessoas.
Esse investimento deve ser feito de forma estruturada, com um mínimo de estratégia, afinal, ele envolve dinheiro, custos.
Patrocinar um conteúdo é mais do que sair apertando o botão: é preciso pensar na estratégia e no planejamento, na segmentação do seu público, quanto de dinheiro a plataforma vai poder gastar por dia, quando os anúncios irão rodar, entre outros.
São alguns detalhes que, talvez, sozinho ou sozinha você não consiga fazer.
Além de profissionais especializados que podem ser contratados para essa demanda, existem também bastante vídeos e cursos por aí ensinando todo o passo a passo do processo.
Um deles é a Yooga Edu, a plataforma de educação para empreendedores da Yooga.
Nela você conta com trilha de aprendizados sobre Marketing, Empreendedorismo, Financeiro, Delivery e muito mais, em aulas gravadas e que vão direto ao ponto.
Já não bastasse tudo isso, ainda participa da Comunidade Yooga Edu, a comunidade que mais cresce no Brasil e que conta com empreendedores de todos os quatro cantos do país, além dos próprios mentores das aulas, para “trocar figurinha” e compartilhar experiências e aprendizados.
Gostou das dicas? Quais delas você já conhecia e quais acabou de descobrir?
Por fim, mas não menos importante: lembre-se que, com mais clientes vindo pelas redes sociais, a sua demanda tende a aumentar.
Conte com o Sistema de Gestão da Yooga para dar conta de tudo!