COMO CALCULAR O CUSTO DE UMA MARMITEX

O mercado de marmitex é um dos que mais cresce em todo o Brasil. Mas é necessária uma boa gestão para prosperar.

COMO CALCULAR O CUSTO DE UMA MARMITEX

O mercado de marmitex é um dos mais promissores na área da alimentação fora do lar.

Nos últimos cinco anos, com as altas taxas de desemprego e a pandemia do coronavírus, o mercado de marmitex cresceu cerca de 134% no Brasil, com muitas pessoas decidindo se arriscar e optar pelo preparo das marmitex para vender.

Ao final de 2021, a pesquisa “O Futuro do Food Service”, da Fispal Food Service, realizou um levantamento que indicou que 41,6% das pessoas consumiram mais marmitex durante a quarentena, e 82,5% dos entrevistados disseram que iriam prosseguir com elas mesmo com o fim da pandemia.

Depois de aprender a montar uma marmitaria delivery, com todos os detalhes sobre cardápios, tipos de embalagem, divulgação, entre outros, chegou a hora de você, que tem interesse em trabalhar no ramo, aprender como calcular o custo de uma marmitex para vender.  

Confira um verdadeiro passo a passo de como você pode fazer isso:

Considere o custo dos ingredientes

Para calcular o custo de uma marmitex para vender, como qualquer outro negócio do setor food service, você precisará considerar os custos dos ingredientes, das embalagens, da mão de obra, do local onde você as produzirá, bem como qualquer outro custo operacional envolvido no processo.

Para começar, você deve identificar todos os ingredientes necessários para fazer a marmitex e determinar o custo de cada um deles.

Isso pode incluir arroz, feijão, carne, legumes, verduras, temperos e outros ingredientes.

Para calcular quanto do custo de cada um deles deve entrar na marmitex, basta dividir o preço do quilo de cada um pela quantidade de porções que ele rende.

Por exemplo: se o quilo do feijão custa R$ 7,00 e ele rende 30 porções, é só fazer o cálculo de 7 + 30 = 0,23. Ou seja, o custo de sua marmitex deve ser composto, também, por R$ 0,23 centavos do feijão.

Faça isso com todos os ingredientes que irão na sua marmitex.

Ainda que você não tenha um cardápio certo para cada dia da semana (o que recomendamos fazer para se organizar melhor), comece pelo que sempre irá em todas elas, como arroz e feijão, e estime uma média geral para os demais itens.

Pode parecer complicado à primeira vista, mas, na verdade, é bem tranquilo, viu?

E com Yooga fica ainda mais fácil.

Isso porque uma das funcionalidades do sistema é a ficha técnica dos pratos, que também facilita bastante o cálculo dos custos dos alimentos.

Na ficha técnica, você documenta as informações de todos os ingredientes que utiliza no cardápio da sua marmitaria e define os valores por porção ou quantidade. Vale experimentar e ver como funciona na prática!

Verifique quanto irá gastar com as embalagens

Alumínio, isopor ou plástico?

Como os ingredientes, o custo da embalagem que será utilizada para a entrega da marmitex aos seus clientes tem fator determinante no seu custo.

Uma dica é você comprar as unidades no atacado e, é claro, pesquisar bastante antes.

Avalie preços, resistência das embalagens, se vão ao micro-ondas, quanto tempo elas mantêm o alimento quente e o seu custo-benefício como um todo.

Pergunte e faça testes com colegas, amigos e familiares para que eles possam opinar qual acharam melhor, qual tiveram maior facilidade para comer, se preferiram a menor, a maior ou com a executiva com divisórias…

Compre também as marmitex de seus concorrentes para avaliar vantagens e desvantagens de cada uma delas.

Assim, você poderá encontrar diversas oportunidades de fazer melhor!

Banner azul e rosa com texto "sua hamburgueria/pizzaria/restaurante/sorveteria precisa de cardápio digital".

Mão de obra e custos operacionais também entram na conta

Caso você tenha funcionários envolvidos na produção da marmitex, o custo gasto com eles, com salários, 13º, INSS, férias e demais benefícios e encargos trabalhistas também entram no seu cálculo.

Além disso, você deve considerar a sua mão de obra, enquanto empreendedor(a) e investidor(a).

E por mão de obra entende-se não apenas o serviço operacional, como também fatores como tempo, produtividade, processos e suas otimizações.

Considere, ainda, outros custos operacionais, como energia elétrica, gás, água, aluguel do espaço onde você está - mesmo que seja a sua casa - e qualquer outro custo envolvido na produção da marmitex.

Somando todos os custos identificados acima, você irá conseguir obter o custo total da sua marmitex.

Determine o preço de venda da marmitex

Com o custo total da sua marmitex já definido, chegou a hora de determinar o seu preço de venda.

Para fazer isso, além do custo total da marmitex, você deve calcular também a sua margem de lucro.

A margem de lucro é o percentual de ganhos obtidos a partir das atividades do negócio.

No seu caso, ela medirá a rentabilidade da sua marmitaria, com a devida porcentagem de lucro obtida com a venda de suas marmitex.

O lucro desejado pode variar dependendo do mercado e da concorrência, mas é importante garantir que o preço de venda seja suficientemente alto para cobrir todos os custos e gerar um lucro razoável para você e o negócio.

Neste conteúdo, te ensinamos tudo sobre margem de lucro. Não deixe de conferir!

Atenção à inflação e à variação de preços do mercado

É imprescindível lembrar que o custo de uma marmitex pode variar dependendo dos ingredientes e dos preços dos insumos utilizados, bem como do tamanho da marmitex e da quantidade de comida produzida.

Portanto, é de extrema importância fazer a atualização dos custos periodicamente para garantir que o preço de venda esteja correto.

Com a alta da inflação, é comum observar uma flutuação maior no valor dos produtos.

E isso inclui não apenas os produtos que vão na marmitex, como também o valor do gás, da luz, que pode estar com bandeira vermelha e ser mais taxada, entre outros.

O valor do salário mínimo e o aumento no poder de compra do brasileiro devem ser considerados de igual maneira.

Lembre-se de analisar todos esses contextos econômicos na hora de calcular o custo de sua marmitex, combinado?

Por último, não se esqueça de ouvir os seus clientes. O feedback e a opinião deles serão sempre essenciais para a sobrevivência do negócio.

Se tem ido muita ou pouca comida, talvez valha a pena replanejar as suas porções.

Se o preço está muito caro ou barato, revisite cada tópico deste conteúdo.

Se o sabor está aquém ou além do desejado, preste atenção aos fornecedores, na qualidade dos produtos e nos processos de produção da marmitex, incluindo organização da sua cozinha e colaboradores.

Utilize o sistema de gestão da Yooga para ir além!

Banner azul e rosa com texto "sua hamburgueria/pizzaria/restaurante/sorveteria precisa de cardápio digital".