COMO MONTAR UMA SORVETERIA

Um guia completo e com todas as instruções para você ter uma sorveteria de sucesso.

COMO MONTAR UMA SORVETERIA

Apesar de nem tão comum, o sonho de montar uma sorveteria pode ser considerado uma realidade no mercado brasileiro de food service.

Isso porque, com as altas temperaturas que o nosso país faz, há de se observar que um negócio como este pode ser bastante lucrativo.

Segundo a Associação Brasileira das Indústrias e do Setor de Sorvetes (ABIS), o Brasil já possui mais de 10 mil empresas no segmento de sorvetes e gelatos, com faturamento acima de R$ 13 bilhões por ano.

O melhor de tudo? 92% desses negócios são constituídos por micro e pequenas empresas, que, ao todo, são responsáveis por criar 100 mil empregos diretos e 200 mil indiretos!

A ABIS, inclusive, foi também a responsável por criar o Dia do Sorvete, comemorado em todo país no dia 23 de setembro.

Visando impulsionar e aumentar a lucratividade do segmento, a data foi estrategicamente colocada, pela associação, após o início da primavera, onde as temperaturas ficam maiores do que na estação anterior.

Se você quer saber mais sobre como montar uma sorveteria e aproveitar ao máximo deste modelo de negócio, é só continuar a leitura do conteúdo!

Faça um plano de negócios

Mesmo com uma criação milenar e datada de mais de quatro mil anos atrás, quando, na China, uma mistura de leite com arroz foi congelada com a neve, o sorvete, até hoje, é a sobremesa favorita de muitos em terras tupiniquins.

Por aqui, a primeira sorveteria só foi criada em 1835, no Rio de Janeiro, quando dois comerciantes compraram todo o carregamento de gelo vindo de um navio americano e o misturaram com frutas para vender.

Lá naquela época, não se tinha muito entendimento sobre como montar e abrir uma sorveteria de sucesso.

Entretanto, atualmente, grande parte das pessoas já compreende que um plano de negócios bem estruturado faz toda a diferença para quem está começando a empreender, não importa o seu segmento.

Um plano de negócio traz detalhes relacionados a:

Análise da concorrência

O que os principais concorrentes estão fazendo, quanto cobram, quais são os seus diferenciais e de que forma atraem os seus clientes.

Análise do público-alvo

Quem são as pessoas que compram de você? Quem é o seu cliente ideal (ou buyer persona)? Essas são algumas perguntas que você deve se fazer ao traçar um plano de negócio.

Planejamento de marketing

Redes sociais, ações promocionais, folders, banners e o que mais fizer sentido, em termos de comunicação e marketing, para a sua sorveteria, de forma estratégica, entram neste planejamento, que também pode se complementar com uma Análise SWOT de forças, fraquezas, ameaças e oportunidades.

Estudo de localização

A localização pode influenciar no sucesso da sua sorveteria. Imagina inaugurar uma em uma região que só faz frio? Ou onde não há fluxo de pessoas? Entraremos em detalhes mais a frente sobre este tópico.

Plano de operações

Como a sua sorveteria irá operar, da produção ao seu funcionamento, passando pelo departamento pessoal e/ou de Recursos Humanos, o atendimento dos seus colaboradores e pelos seus fornecedores.

Planejamento financeiro

Uma das últimas partes do seu plano de negócios, inclui capital de investimento da sua sorveteria (que gira em torno de R$ 30 mil reais), lucros e perdas projetados e fluxo de caixa esperado.

Planejamento tributário

Inclui objetivos a serem perseguidos e tributos a serem pagos desde o planejamento até a efetiva abertura da sua sorveteria.

Defina o tipo de sorveteria

Após o plano de negócios concluído, é hora de definir com que tipo de sorveteria você irá trabalhar.

Você irá fabricar os próprios sorvetes que comercializar? Ou comprará de fora e revenderá ao consumidor final?

Qual será o seu estilo de sorveteria? Gelato? Artesanal? À quilo? Gourmet?

Trabalhará com self-service ou somente com potes fechados e encomendas? E quanto a produtos sem glúten, lactose ou açúcar?

Essas são algumas perguntas que devem ser consideradas nesta definição.

Também vale lembrar que, apesar do produto principal ser sorvete, sua sorveteria pode vender refrigerantes, sucos, água (essencial!), açaí, picolés e até outros doces.

De acordo com o Relatório Sorvetes 2022, da especializada em pesquisas de mercado, Mintel, 47% dos consumidores têm interesse em inovações na hora de ir a uma sorveteria, como sabores exóticos e coberturas diferentes das encontradas normalmente.

Então, fique aí com essa informação na hora de definir qual tipo irá seguir!

Escolha uma boa localização

Como colocado anteriormente no plano de negócios, uma sorveteria para ser bem sucedida precisa de estar bem localizada.

Escolha um local movimentado, próximo a, por exemplo, igrejas, praças, academias e escolas, sempre atentando-se a fatores relacionados ao poder aquisitivo e também a capacidade máxima interna do ponto que irá trabalhar, seja ele alugado ou comprado.

Priorize, ainda, uma localização bem privilegiada, com grande visibilidade, de preferência, e horários de funcionamento que casem com o movimento das pessoas na rua.

Leia também: Configurando o Google Meu Negócio no seu restaurante

Gif animado em cores azul e rosa com chamada "seu restaurante precisa de um sistema de gestão integrado".

Pense em uma decoração que seja atrativa

Uma sorveteria está ligada não apenas a momentos de alegria, diversão, prazer e descontração, como também a momentos de #FocoNaDieta.

Com o tempo, por conter diversos nutrientes, como proteínas, cálcio e vitaminas A, D, E, e K, o sorvete se tornou indicação de nutricionistas mundo afora.

Assim, sua decoração deve ser à altura, atraindo os mais diversos tipos de público, o da academia ao que só toma o doce como sobremesa e/ou para satisfazer a vontade.

Prefira locais coloridos e que expressem toda a marca construída.

Caso você vá fazer obras ou reformar o ponto, uma dica é pintar e personalizar fachadas e ambiente interno com as mesmas cores da identidade visual dessa marca.

Compre os equipamentos necessários

Como um negócio que trabalha prioritariamente com produtos abaixo de zero grau, é claro que você irá precisar de equipamentos como freezers (expositores e armazenadores) e geladeira para começar a sua sorveteria.

Além disso, utensílios de cozinha e potes deverão, de igual maneira, fazer parte da sua lista de compras.

Por fim, se for trabalhar com fabricação, inclua também batedeiras e liquidificadores industriais.

Já no caso de abrir para o público e trabalhar no modelo de self-service, não se esqueça de objetos e serviços como:

Saiba mais: Equipamentos para delivery: quais você precisa para começar o seu

Pesquise os melhores fornecedores

Mesmo que você vá fabricar o próprio sorvete que será comercializado, certifique-se de estar contratando os melhores fornecedores do mercado.

Parte também do plano de operações, do já citado plano de negócios, essa pesquisa e contratação pode levar um tempo maior, mas é melhor do que “trocar gato por lebre” e acabar levando para a sua operação um serviço barato, mas ruim.

Pesquise ao máximo preços, diferenciais, vantagens e desvantagens de cada um, sempre levando em consideração a qualidade dos produtos e o tempo de entrega.

Você pode fazer isso na internet, perguntando para pessoas do mercado, participando de feiras e congressos voltados para a sorveteria e até checando com a concorrência.

Não vacile!

Contrate um sistema de gestão para dar conta de tudo

Para dar conta de tudo, dos fornecedores ao estoque, passando pela gestão dos funcionários e clientes, até chegar ao PDV e Mesas, um sistema de gestão como o oferecido pela Yooga é a solução na hora de montar a sua sorveteria.

Completo, intuitivo, sem limites de dispositivos e com suporte disponível 24 horas, o sistema trabalha com todas as informações de forma integrada, inclusive as da sua impressora e da balança self-service.

Na parte financeira, você ainda conta com relatórios atualizados em tempo real e que te fornecem informações relacionadas aos sabores que geram mais vendas, melhores horários de funcionamento, entre outros.

Para finalizar, pelo Fiscal Completo, mais uma solução oferecida pela Yooga, sua sorveteria consegue emitir e otimizar notas fiscais, automatizar aquelas tarefas administrativas mais chatas e que dão mais trabalho para o seu contador e, para completar, ainda traz relatórios fiscais completos.

Teste grátis!

Tenha uma vitrine de dar água na boca

Ainda que você não vá trabalhar com delivery ou serviços à la carte na sua sorveteria, como é o caso da grande maioria, um cardápio bem elaborado e a divulgação correta dele por meio da vitrine é primordial para você garantir boas vendas e lucratividade na sua loja.

Seguindo a decoração do local, invista em colocar opções coloridas perto umas das outras ou separe a organização e montagem da sua vitrine por nichos.

Exemplo: em um lado do freezer, coloque todos os tipos de sorvete de chocolate juntos, chocolate amargo, chocolate ao leite, chocolate branco. Do outro lado, sabores de frutas cítricas como maracujá, limão e uva.

Não se esqueça de, logicamente, divulgar a sua inauguração e a sua sorveteria nas redes sociais, grupos do WhatsApp, para os amigos e a família. Investir em um site personalizado com o seu cardápio pode vir a agregar bastante!

Continue no assunto: 4 dicas para você divulgar seu cardápio digital

Case 40 Sabores e como otimizar a operação da sua sorveteria

Já estamos quase chegando ao final deste conteúdo, mas, antes do encerramento dele, vale você conhecer o case da rede de sorveterias 40 Sabores.

Marca de origem capixaba, a 40 Sabores está presente em mais de 20 Estados brasileiros, possui uma fábrica de produção própria e uma rede forte de franqueados.

Até pouco tempo atrás, as lojas da franquia sofriam muito com uma gestão ultrapassada e o controle manual de atividades diárias, com a maioria das lojas da rede sem utilizar nenhum tipo de sistema de gestão ou controle.

Até que a franquia encontrou a Yooga e ambas, juntas, conseguiram trazer uma gestão modernizada, atualizada e suave, com mais velocidade no controle de estoque e nas vendas de produtos, por formas de pagamento e de sorvete pelo peso (Kg).

Inspire-se com este grande case antes de montar a sua sorveteria e otimize a operação dela com a ajuda da Yooga.

Fale com um de nossos especialistas e #VemPraYooga!

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