COMO MONTAR UMA DOCERIA DE SUCESSO

Doce é sinônimo de afeto. Na hora de passar isso para o seu negócio e alcançar o sucesso, alguns fatores devem ser levados em consideração. Veja quais são!

COMO MONTAR UMA DOCERIA DE SUCESSO

Deixa a gente adivinhar: você tem facilidade em fazer doces incríveis e agora pensa em montar uma doceria para compartilhar o seu talento com mais pessoas Brasil afora?

Ou é um dos casos em que começou a investir no seu próprio negócio de doces durante a pandemia do coronavírus como renda única ou extra, e agora quer voar ainda mais longe ganhando escala nessas vendas?

Ou, ainda, tem a confeitaria como hobby e, após um caso de desemprego, pensou em se profissionalizar ainda mais na área?

Seja qual for a sua história, estamos aqui para te ajudar!

Quer saber como montar uma doceria de sucesso? Continue acompanhando esse post com a gente!

Tipos de docerias

Trabalhar com comércio e alimentação, de forma geral, já é um desafio por si só.

Quando falamos de doces, esse desafio se torna ainda maior. Além da profissionalização e capacitação, é preciso sempre estar de olho nas tendências do mercado para não ficar pra trás na concorrência.

Antes de começar a montar uma doceria com a sua cara, é preciso conhecer quais são os tipos de doceria existentes no mercado.

Como saber a que você deve seguir?

Além de considerar a lucratividade de cada um desses tipos, você deve considerar também como anda o mercado (sempre pesquise sobre ele!), suas próprias habilidades, entre outros.

Para ajudar na tomada de decisão, experimente também perguntar para vizinhos, familiares e amigos sobre o assunto. Muitas vezes o boca-a-boca é a melhor arma de vendas e estes podem ser os seus primeiros clientes!

Você pode escolher investir, de forma individual ou em conjunta, nas linhas de:

  • Doces artesanais
  • Doces gourmet
  • Doces tradicionais
  • Doces finos
  • Bolos
  • Tortas
  • Cupcakes
  • Entre outras opções

Na hora de montar uma doceria de sucesso, leve em consideração também o significado de cada um desses doces - lembre-se que ele deve ser sinônimo de carinho, afeto - e as possíveis oportunidades de vendas de cada um deles - datas comemorativas (falamos mais sobre elas mais abaixo!), aniversários ou casamentos.

Equipamentos básicos para começar

Para começar a ter uma doceria, seja em casa mesmo ou em um local externo próprio ou alugado, alguns equipamentos básicos são necessários para dar início à produção.

Tudo bem usar os utensílios e talheres que você já deve dispor em sua própria casa caso esteja sem muito dinheiro para investir.

Mas, à medida que o negócio ganhe escala, você precisará de equipamentos além destes, como os que separamos da lista abaixo:

  1. Batedeiras ou mixers
  2. Formas variadas
  3. Utensílios especiais como fue
  4. Fornos
  5. Mesa de aço inoxidável
  6. Geladeiras e freezer
  7. Liquidificadores

Investimento

Outro fator que deve ser levado em conta na hora de montar uma doceria de sucesso é o capital disponível para ser investido no negócio, ou seja, quanto de dinheiro você terá para tirar este sonho do papel.

Parece óbvio, mas muitas pessoas não fazem isso antes de comprar algo ou começar uma empresa, por menor que seja: pesquise!

Pesquise absolutamente tudo antes de fechar negócio: preços dos insumos que irá utilizar na confecção dos seus produtos (sem abrir mão da qualidade!), preços dos equipamentos que listamos acima...

Avalie também formas de pagamento entre lojas concorrentes e, se necessário, negocie um desconto na que você escolher.

Além disso, na hora de fechar quanto de investimento você terá que fazer, vale também ter em mente gastos extras que poderá ter para divulgar o seu negócio.

Ter um cardápio digital ou redes sociais para poder divulgar o seu serviço são um passo importante para fazer todo o investimento valer a pena.  

Na Yooga, por exemplo, você consegue ter um cardápio digital completo e montado pela nossa equipe a partir de R$ 97,30 (mensais) no plano básico anual.

Além disso, neste plano, você também terá direito a: suporte 24hrs, gestor de pedidos, programa fidelidade, cardápio digital, integração com iFood e pagamento online.

Muito bom, não é?

No geral, caso você queira abrir uma doceria em um local físico, o investimento médio gira em torno de R$ 20 mil reais.

No caso de uma produção caseira e mais simples, sem aluguel de espaço e contratação de funcionários, por exemplo, este valor pode cair para mais da metade, podendo girar até em torno de R$ 5 mil reais de acordo com sua escala de produção.

Tenha um planejamento estratégico  

Para finalizar, na hora de montar uma doceria de sucesso, também é importante considerar um planejamento estratégico.

Você sabe, por exemplo, quem poderia ser seu público-alvo? Mães? Noivas? Jovens?

Monte e documente seu cliente ideal (ou persona), com informações relevantes como:

  • Gênero
  • Faixa etária
  • Localização do seu cliente
  • Estilo de vida
  • Hábitos de consumo
  • Entre outros dados que considerar que façam sentido na hora de estruturar uma comunicação mais direcionada

Melhoras datas para faturar

Certas datas são "coringas" para o ramo de docerias e não podem sair do seu calendário anual.

Algumas docerias de sucesso se garantem para o ano todo apenas com um lucro gerado em determinada data comemorativa.

Uma dessas datas é a Páscoa. Mas acho que você já devia até imaginar isso, certo?

As vendas do comércio varejista para a Páscoa, em especial com ovos de chocolate e bombons, devem totalizar R$ 2,16 bilhões em 2022, segundo levantamento da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

Esse número representa um avanço de 1,9% no volume vendido em relação à mesma data do ano passado.

Bom, não é? Mas, como se planejar para esta data?

Use a tecnologia ao seu favor

Não se perca com comandas e anotações em quadros brancos, cadastre seus produtos no cardápio digital, receba agendamentos por um link próprio e controle os pedidos pelo gestor da Yooga.

Faça seus seguidores babarem

Capriche no foodporn, grave Reels dos ovos (ou outros doces) sendo montados, tire fotos escandalosas e utilize legendas que descrevam a sensação de saborear seus produtos.

Defina prazos

Deixe claro para seus clientes até quando podem encomendar e quando serão feitas as entregas.

E lembre-se, não assuma mais pedidos do que pode produzir, tudo bem?

Controle seu estoque e sua capacidade de produção.

No mais, conte com a Yooga para te ajudar!