O QUE É, PARA QUE SERVE E COMO TIRAR UM CERTIFICADO DIGITAL

Quem chegar até o final do post ainda ganha uma surpresa!

O QUE É, PARA QUE SERVE E COMO TIRAR UM CERTIFICADO DIGITAL

Você já ouviu falar de certificado digital?

Se você está pensando em abrir um bar ou restaurante ou mesmo já possui um, saiba que você precisa ter esse importante documento com você, afinal, é ele que vai identificar a sua empresa perante a justiça e te permitir realizar certos tipos de ações.

No post de hoje, você irá entender melhor o que é um certificado digital, para que ele serve, quais são os principais tipos existentes no mercado e, por fim, como tirar o seu.

Continue lendo para saber mais!

O que é um certificado digital

Como adiantamos no início do texto, o certificado digital é um arquivo eletrônico que contém informações sobre a identidade de uma pessoa, seja ela física ou jurídica.

Emitido por uma Autoridade Certificadora (AC), ele contém dados criptografados relacionados ao CPF ou CNPJ do titular, bem como traz o seu nome, o número de série do próprio certificado, e suas datas de emissão e de expiração, que podem variar de um a três anos.  

No geral, o certificado digital funciona como se fosse um documento virtual.

Desta maneira, ele tem validade e relevância perante à justiça, sendo usado para confirmar a veracidade da sua empresa e estabelecer comunicações seguras pela internet.

Ou seja, se você pretende abrir um negócio, seja uma hamburgueria, uma pizzaria, doceria, uma padaria ou qualquer outro tipo de estabelecimento do ramo alimentício, precisa ter um desse, viu?

Para que serve um certificado digital

Os certificados digitais são amplamente utilizados em várias aplicações, como transações bancárias online, assinatura digital de documentos, autenticação em sites seguros (usando o protocolo HTTPS) e acesso seguro a redes corporativas.

Eles desempenham um papel fundamental na segurança das comunicações eletrônicas e na proteção contra fraudes e ataques cibernéticos.

Na prática, com o seu certificado digital, você comprova a identidade do seu bar ou restaurante.

Bacana, né?

Ele é muito utilizado também, por exemplo, na entrega de declarações, acesso a sistemas do governo e assinaturas em documentos oficiais, tanto da pessoa física quanto da jurídica.

Ao enviar dados do seu fiscal para a Receita Federal, por exemplo, o destinatário - no caso, a próprio Receita - pode verificar a autenticidade do seu certificado e, consequentemente, da sua empresa, através da AC emissora, utilizando a chave pública existente para criptografar todas as informações enviadas.

Isso garante que apenas remetentes e destinatários consigam ter acesso aos dados.

Leia também: Entenda quais são os códigos fiscais para a emissão de notas correta no seu restaurante

Banner rosa e azul com texto "Sua sorveteria/cafeteria/hamburgueria/restaurante/pizzaria precisa de cardápio digital" ilustra post sobre sistema para pizzarias.

Tipos de certificado digital

Até aqui já deu para ter uma ideia do quão importante é ter um certificado digital, certo?

Existem dois tipos deles disponíveis no mercado, o A1 e o A3.

Certificado A1

Software que pode ser armazenado em um ou mais computadores (ou qualquer outro dispositivo utilizado pelo titular), em formato eletrônico.

Geralmente em um arquivo com extensão ".pfx" ou ".p12", contém a chave privada e a chave pública correspondente, sendo a primeira protegida por senha.

Indicado para uso pessoal ou em situações em que o titular tenha acesso à máquina onde o certificado está instalado - pode ser a que fica no seu restaurante, por exemplo.

Sua validade é de um ano.

Certificado A3

Apesar de também poder ser usado em diferentes dispositivos, o certificado A3 é armazenado em um mídia removível criptografada, como um token USB ou um cartão SD/smartcard.

Seu acesso é protegido por senha ou um PIN (número de identificação pessoal).

Além de facilmente renovável, também é prático de ser levado para outros lugares, como para o escritório de contabilidade que atende o seu estabelecimento, por exemplo.

Sua validade é de três anos.

Outros tipos de certificados

Existem também tipos de certificados voltados para diferentes naturezas de pessoas e negócios.

Veja abaixo!

Certificado Digital de Pessoa Física (e-CPF)

É um certificado emitido para pessoas físicas e é usado para identificação digital em transações eletrônicas com órgãos governamentais, como envio de declarações de imposto de renda, assinatura de contratos digitais, acesso a serviços eletrônicos governamentais, entre outros, como comentamos anteriormente.

Certificado Digital de Pessoa Jurídica (e-CNPJ)

Similar ao e-CPF, esse certificado é emitido para empresas e é utilizado para identificação digital da pessoa jurídica em transações eletrônicas, como emissão de notas fiscais eletrônicas, acesso a sistemas governamentais, assinatura de contratos, entre outros.

Basicamente as mesmas coisas que o e-CPF, como você pode ver, mas como atribuições voltadas à pessoa jurídica.

Também existente na versão MEI (Microempreendedor Individual), com o e-MEI.

Continue no assunto: O que é e para que serve um arquivo XML fiscal?

Como tirar um certificado digital

Tirar um certificado digital pode variar de acordo com a Autoridade Certificadora (AC) que o irá emitir e o tipo de certificado escolhido.

Entretanto, no geral, o processo segue o passo-passo abaixo:

  1. Escolha da AC - no Brasil, a ICP-Brasil é a entidade responsável pela regulamentação das ACs e certificados digitais;
  2. Entrega da documentação necessária - se pessoa física, será exigido o CPF, comprovante de residência, etc. Se pessoa jurídica, CNPJ, contrato social, entre outros;
  3. Agendamento e comparecimento no ponto de atendimento autorizado - lá serão feitas perguntas de segurança a respeito de você e da sua empresa para que a sua identidade seja validada;
  4. Geração e instalação do certificado - após a emissão do certificado, a AC fornecerá as instruções para instalação e configuração do certificado no dispositivo que você pretende utilizar.

Pronto!

Nada muito complicado, não é mesmo?

Certificado digital com parceiro Yooga

Mas, se ainda assim, você precisar de ajuda, a Yooga pode cuidar desse processo para você!

Temos parceria com uma Autoridade Certificadora (AC) e um precinho especial para você que chegou até o final desse post, já usufrui da gestão suave que oferecemos ou pretende começar a usufruir!

Assim que você se cadastra neste formulário, a empresa já entra em contato com você, de forma ágil e te fornecendo todas as informações necessárias para emitir o seu certificado digital.

Válido para quem precisa renovar este importante documento também!

Não perca mais tempo e faça hoje mesmo o seu certificado digital. Clique aqui e fale com um de nossos especialistas!

Vem pra Yooga!

Também pode te interessar: Como facilitar a contabilidade do seu restaurante

Banner rosa e azul com texto "Sua sorveteria/cafeteria/hamburgueria/restaurante/pizzaria precisa de cardápio digital" ilustra post sobre sistema para pizzarias.