COMO VENDER MAIS NO DIA DOS NAMORADOS (OU EM QUALQUER OUTRA DATA!)
Spoiler: é sobre vender mais, mas também é sobre proporcionar a melhor experiência para os seus clientes.
O Dia dos Namorados vem aí e não existe coisa pior do que ter uma experiência ruim no restaurante, ou mesmo em casa, com a pessoa amada.
Em uma data como essa, em que, de acordo com pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, a Abrasel, 74% dos empresários esperam aumentar o faturamento, todo cuidado com a sua operação é pouco.
Afinal de contas, a expectativa é de casa cheia e pedidos sem parar de chegar no delivery.
Mas não basta apenas querer vender mais.
Tem que se preocupar com como o cliente está sendo atendido, com o tempo de entrega, com a qualidade dos pratos, filas de espera, entre muitos outros.
Quer saber mais sobre como vender mais no Dia dos Namorados (ou em qualquer outra data) sem nenhum estresse e com a nossa Gestão Suave fazendo bonito no seu restaurante?
É só continuar a leitura!
1) Crie promoções e cupons especiais para duas pessoas
Dia dos Namorados é aquela data que todo mundo leva o parceiro ou a parceira para sair para tomar café, almoçar ou jantar - ou faz isso de casa.
Por isso, essa é a oportunidade perfeita para você ganhar nos pratos e promoções que valem por dois.
Vale criar o famoso “pague 1, leve 2” ou oferecer cupons de desconto na compra do segundo prato, no caso do delivery.
Há também a possibilidade de você criar um menu executivo especial para a data, com valores que já incluem entrada, prato principal, sobremesa e bebida para duas pessoas.
Porque sair para comer bem todo mundo gosta, mas pagar mais barato por isso é ainda melhor!
2) Use o QR Code nas mesas do seu restaurante
Quer uma forma fácil de agilizar o atendimento no seu restaurante e reduzir o tempo perdido daquele cliente que sai para o Dia dos Namorados para comemorar e acaba voltando estressado para casa?
Utilize o cardápio QR Code nas suas mesas!
De forma simples, rápida e fácil, o casal irá abrir a câmera do celular, ler o QR Code e pronto!
Todos os seus pratos, sobremesas e bebidas já estarão por lá!
No cardápio digital da Yooga, que pode ser lido com o QR Code, é muito fácil configurar todas as fotos, valores e descrição de cada um deles.
Ainda que você já tenha um para o dia a dia do negócio, fazer um especial para o Dia dos Namorados, com foto de capa voltada para o tema romântico e até mesmo pratos com nomes diferentes e que façam alusão à data, pode ser uma ótima oportunidade de você engajar os seus clientes e proporcioná-los a melhor experiência possível.
3) Contrate um show de música ao vivo
Ai, o amor…
Que bom é poder estar do lado da pessoa amada ouvindo aquela balada romântica dos anos 80 ou até mesmo aquela declaração de amor em forma de pagode, não é mesmo?
A música pode nos teletransportar para momentos e memórias inesquecíveis, e você não pode perder essa oportunidade de criar o cenário e clima perfeito para os pombinhos se amarem muito na data no seu restaurante, pedirem por mais e retornarem de outras vezes.
Por isso, contrate um show de música ao vivo para o seu restaurante neste Dia dos Namorados.
Pode ser uma banda completa, algo mais intimista, com voz e violão ou, quem sabe, uma dupla mesmo.
Mais importante do que a quantidade de pessoas que estarão em cima do palco, é a qualidade do som, da voz e o principal: do repertório!
Só tome cuidado para escolher algo que esteja à altura do seu público-alvo, viu?
Se os seus clientes são mais jovens, nem sempre aquela música mais antiga irá agradar… E vice-versa!
4) Tenha um Garçom Digital
O Garçom Digital da Yooga é uma excelente pedida para esse Dia dos Namorados e pode encantar os seus clientes na data.
Ele é aquele “garçom perfeito”: por meio de inteligência artificial, ele faz o pedido de forma simpática, encaminha para cozinha de forma otimizada e ainda fecha - e divide - a conta para o casal.
Tudo pela telinha do celular de um deles!
Se você tiver o nosso Sistema KDS na sua cozinha, então, melhor ainda!
Assim que o Garçom Digital fizer o pedido, ele já chegará lá na tela/TV da sua cozinha para a equipe começar o preparo.
“Mas e os meus garçons do salão? O que faço com eles?”
Aí é que vem o pulo do gato!
Enquanto o Garçom Digital estará atendendo os seus clientes pelo celular, o seu garçom do salão estará recebendo-os, mostrando o lugar da reserva, levando os pratos e, é claro, fazendo uma abordagem mais consultiva.
Com o app para garçom e a integração com a maquininha da Stone, eles também podem fazer tudo pelo celular, inclusive receber o pagamento, caso você opte por não ter o Garçom Digital.
E olha que esses são apenas alguns exemplos de soluções que ajudam na operação e desafogam a produção!
5) Decore o seu restaurante com o tema
Este não pode faltar!
Por que deixar o seu restaurante com a mesma cara quando você pode inovar e dar uma outra a ele durante o Dia dos Namorados?
Use e abuse da cor vermelha, que simboliza o amor e a paixão, no seu restaurante, na data.
Experimente fazer o teste em diferentes pontos do estabelecimento: nas paredes, em flores e objetos decorativos nas mesas, na toalha que as cobre, nos guardanapos e quem sabe até na louça ou através de quadros.
O importante é criar toda essa atmosfera de “amor, I love you” e deixar o casal não apenas apaixonado um pelo outro, mas também pelo seu negócio!
6) Coloque o Robô de WhatsApp para fazer o trabalho manual
“Mas eu trabalho com delivery e não posso fazer grande parte das coisas que foram citadas aqui”.
É aí que você se engana!
Além dos cupons, promoções e cardápios especiais para o Dia, quem trabalha com o delivery pode colocar aquele recadinho do amor na bag do pedido e, ainda, trabalhar com o Robô de WhatsApp.
Além de fazer o primeiro contato com o cliente que te chama pela plataforma e mandar ele para o cardápio, ele também dá detalhes de cada status do pedido, do recebimento à saída do motoboy e posterior entrega.
Soluções como essa tornam o atendimento mais ágil e garantem a melhor experiência possível para o seu cliente neste Dia dos Namorados - ou em qualquer outra data!
O que está esperando para vir ser Yooga e aproveitar de cada uma dessas funcionalidades e soluções?