QUANTO TEMPO LEVA PARA MONTAR UMA ROTA DE ENTREGA?

Uma rota de entrega bem planejada pode economizar tempo e recursos, melhorar a satisfação do seu cliente e contribuir para a produtividade do seu motoboy.

QUANTO TEMPO LEVA PARA MONTAR UMA ROTA DE ENTREGA?

É como dizem por aí: tempo é dinheiro!

E não existe situação mais chata de que desperdiçar o nosso, né?

Quando falamos da operação de um restaurante delivery, essa frase ganha novos significados, seja do lado do restaurante, seja do lado do cliente, que está faminto e na expectativa de receber a sua entrega de forma rápida.

Nessas horas, a elaboração da rota de entrega dos seus motoboys pode contar muitos pontos contra ou muitos pontos a favor.

Como você monta a sua? Quanto tempo leva para fazer isso? Você sente que o tempo que você gasta montando compromete as entregas do seu delivery? E qual o retorno do seu motoboy quanto a rota montada? Você o vê reclamar, ou só ir, sem maiores problemas?

É o que vamos falar no conteúdo de hoje! Acompanhe!

A origem do delivery

A história do delivery tem origens distintas e até hoje não se sabe exatamente como tudo começou.

No geral, essas são as três histórias que nos contam:

Roma Antiga

Dizem por aí que o delivery surgiu na Roma Antiga, por volta do ano de 1889, quando o pizzaiolo Raffaele Esposito entregou uma pizza, em Nápoles, para o Rei Umberto e a Rainha Margherita.

Sim, o nome da rainha era o mesmo da pizza, inclusive, por isso que a mistura de tomate, mussarela e manjericão ganhou este nome.

Índia

No entanto, tem gente que fala que quem inventou o delivery foram os dabbawalas, entregadores de refeições que operam no sistema de entrega de almoço em Mumbai, na Índia.

Segundo contam, eles surgiram em 1890 e, desde então, coletam diariamente marmitas com comida caseira nas casas dos trabalhadores e as entregam em seus respectivos locais de trabalho, garantindo que a mesma chegue fresca e quente.

Primeira Guerra Mundial

Do contrário, dizem que os soldados da Primeira Guerra Mundial recebiam, lá em 1914, suas rações militares ou ração de combate “por delivery”.

Elas eram projetadas para atender às necessidades nutricionais das tropas militares em campo de batalha ou em situações de emergência.

As dietas das rações eram desenvolvidas considerando o fornecimento adequado de calorias, carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas e minerais para os soldados.

Saiba mais sobre a história do delivery aqui.

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O que é uma rota de entrega no delivery

No contexto de delivery, uma rota de entrega nada mais é do que o caminho que o seu motoboy irá fazer para entregar as refeições do seu restaurante, a maior quantidade possível de clientes.

Uma rota de entrega bem planejada pode economizar tempo e recursos, melhorar a satisfação do seu cliente e contribuir para a produtividade do seu motoboy, bem como para a eficiência operacional do restaurante como um todo.

Estabelecer rotas de entrega eficientes é fundamental para garantir que as entregas sejam feitas de forma rápida e precisa.

É aquela tal história: quem tem fome, tem pressa!

A criação de uma boa rota de entrega envolve vários fatores, incluindo:

  • A localização dos destinos, que devem ser agrupados de forma lógica para minimizar a distância percorrida e o tempo de entrega gasto;
  • A priorização de cada um de acordo com a proximidade geográfica ou prioridades específicas, como o tempo que aquele cliente já está esperando;
  • As condições atuais de trânsito e quaisquer desvios ou congestionamentos que possam afetar a rota;
  • E mesmo o consumo de combustível das motocicletas dos seus motoboys, que podem reduzir os custos operacionais caso a rota seja bem elaborada.

Problemas mais comuns de uma rota de entrega mal planejada

Uma rota de entrega de delivery mal planejada pode resultar em uma série de problemas que afetam tanto o seu restaurante.

Atrasos nas entregas

Problema mais comum de uma rota mal planejada, o atraso nas suas entregas pode causar insatisfação por parte dos clientes.

Seja pelas longas distâncias, tráfego intenso ou falta de planejamento, esse pode ser um “calo no pé” do seu restaurante e atrapalhar não apenas na retenção, como na atração de novos clientes para o seu restaurante.

Mais gastos

Rotas de entrega ineficientes aumentam os custos operacionais para o seu restaurante delivery, pois consomem mais combustível, exigem mais tempo dos motoboys e, muitas vezes, podem custar mais.

Pagando por entrega, dependendo do acordo que você tiver com o profissional, é claro, você pode acabar tendo que pagar em dobro, caso ele precise voltar ao seu restaurante para pegar algo que você esqueceu de adicionar ao pedido da primeira vez.

Isso atrapalha até mesmo a eficiência da bag, que, com uma rota mal planejada, pode acabar sendo subutilizada.

Perda de produtos e possíveis multas

Em setores como o de food service, a demora nas entregas pode resultar na perda de qualidade dos produtos perecíveis, o que pode afetar a qualidade da comida entregue.

Sabendo disso, muitos donos de restaurante pedem para o motoboy correr pela entrega já estar atrasada e o resultado disso pode acabar sendo ainda pior, com a moto levando multas por excesso de velocidade.

E aí, quem paga essa conta no seu restaurante?

Erros gerais

Por fim, mas não menos importante, vale lembrar que rotas de entrega ruins também aumentam a probabilidade de erros de entrega no geral, como entregar o pedido errado ao cliente ou deixá-lo em um endereço incorreto.

Como otimizar a sua rota de entrega

Para otimizar a rota de entrega do seu restaurante, uma dica inicial é contar com um sistema que gerencie as suas rotas de maneira fácil e prática, agrupando pedidos próximos e considerando fatores como distância, intensidade do trânsito e prioridades de pedidos.

Outro fator que faz toda a diferença nessas horas é você colocar um horário para previsão de entrega que faça jus à operação do seu restaurante.

Se você não consegue entregar o pedido em apenas 20 minutos, mas, colocou esse tempo no seu cardápio digital por algum motivo, não insista e o retire imediatamente. Isso poderá causar frustrações ao seu cliente!

Os motoboys, de preferência, também devem ser bem treinados e familiarizados com a área em que o restaurante faz entregas. Isso ajuda a identificar atalhos e áreas em que o trânsito pode ser mais intenso, dependendo da hora.

Aliás, a educação e o trato com o cliente são igualmente essenciais para uma entrega ainda melhor e otimizada, viu? O que não faltam por aí são relatos de discussões entre clientes e motoboys, infelizmente…

Não se esqueça de acompanhar as métricas das suas entregas, medindo o seu tempo de entrega médio, quantas entregas você faz ao dia, quantos motoboys dispõe e a média de entregas de cada um, e até mesmo a satisfação do seu cliente e as avaliações do seu entram aqui.

Esses dados são cruciais para ajustar e melhorar suas operações continuamente.

Para finalizar, considere a possibilidade de oferecer entrega grátis para pedidos acima de um certo valor, incentivando pedidos maiores que compensem os custos de entrega.

Lembre-se que, no fim das contas, nenhuma entrega é grátis - alguém paga a conta, o seu restaurante ou o seu cliente.

Experimente diferentes estratégias de venda e entrega, e acompanhe os resultados para determinar qual abordagem funciona melhor para o seu restaurante e para atender às expectativas dos clientes.

Sempre priorizando a qualidade dos seus produtos, é claro!

Soluções Yooga para você montar a sua rota de entrega de forma mais prática e rápida

Rotas e Área de Entrega

Otimize as rotas de entrega com base na área de atuação e defina preços de entrega de forma estratégica, maximizando a eficiência operacional e a lucratividade do seu delivery.

Algumas funcionalidades:

Agrupamento automático: você não precisa mais ficar calculando rotas de entrega para os seus motoboys, o próprio sistema já monta elas para você de acordo com as proximidades dos pedidos, te poupando tempo e possíveis erros.

Raio de entrega: defina as regiões de entrega, com recortes personalizados de áreas no mapa, estabelecendo limites de bairros ou cidades. E indique a taxa de entrega de acordo com as regiões definidas ou a distância.

Relatório do motoboy: por ele, você visualiza quantos deles trabalharam no dia, qual quantidade de entregas de cada um e quanto você precisa pagar.

Mapa de Pedidos: você consegue ter uma visualização completa do fluxo do delivery, das rotas e das entregas, otimizando-as.

Delivery Próprio

Mais controle sobre a operação do seu delivery e seus clientes sendo atualizados em tempo real sobre o status de seus pedidos.

Com a possibilidade de receber pagamentos online, incluindo PIX, com o Delivery Próprio da Yooga você elimina a necessidade do seu motoboy em ter que lidar com dinheiro, tornando o processo mais seguro e eficiente.

E claro, sem taxas absurdas pela quantidade de pedidos e/ou clientes, gerando mais autonomia de sua operação na palma de sua mão!

Cardápio digital com integração com iFood

Cardápio personalizado online, com as fotos e as descrições dos produtos do seu restaurante.

Seu cliente registra o pedido sem baixar nenhum aplicativo e você faz o acompanhamento pelo Gerenciador de Pedidos, onde você recebe todos os pedidos em um só lugar com uma gestão integrada e as entradas são facilmente direcionadas para a cozinha e para a entrega.

Com a integração da Yooga com o iFood, você também acompanha em tempo real o pedido, a produção e a entrega até o seu cliente.

Confira outras soluções Yooga para o seu delivery e fale hoje mesmo com um de nossos especialistas! #VemPraYooga

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