COMO TER UM CONTROLE DE CUSTOS PERFEITO NO SEU RESTAURANTE
Saber quais são os seus custos e como controlá-los (e reduzi-los) é o segredo para um negócio bem-sucedido.

De que forma você controla os custos do seu restaurante?
No olho? No bloco de notas do celular? Pelo extrato do banco ou pela quantidade de produtos no estoque?
Opa! Talvez você precise olhar pra isso com mais carinho…
Ter um restaurante não é só sobre servir comida boa, é também sobre entender toda essa parte financeira e manter as contas no azul!
Se os custos saem do controle, até aquele restaurante cheio de clientes pode acabar no vermelho.
E você não quer isso, quer?
Com algumas estratégias simples, você pode organizar as finanças e garantir que o seu negócio seja mais lucrativo!
Vem com a gente!
Controlar custos = Gerir custos
Como você deve imaginar, o controle de custos é o nome que se dá ao processo de gestão dos custos de uma empresa, sendo este de extrema importância para a sobrevivência financeira da mesma.
No caso de um restaurante, por exemplo, olha-se para os custos (ou gastos) fixos ou variáveis do mesmo, para quanto tem sido gasto com insumos e até mesmo para o peso, no orçamento, das taxas pagas ao iFood, Rappi e outros marketplaces.
Os custos ou gastos fixos são aqueles que não variam muito de um mês para o outro, como aluguel, energia elétrica, gás, água e internet. Já os variáveis, como o nome já adianta, são aqueles que variam, como possíveis manutenções inesperadas.
Os insumos, você sabe, são os ingredientes que compõem os pratos e bebidas do seu cardápio e que podem representar até 35% do faturamento do restaurante.
Já quem trabalha com delivery, acaba não conseguindo escapar muito das taxas dos marketplaces - no iFood, por exemplo, ela pode chegar a 23% dependendo do plano escolhido!
Quem, enfim, quer ter um controle de custos perfeito, tem que colocar tudo isso na ponta do lápis.
Esquecemos de algo?
Ah, sim!
Tem também a mão de obra e tudo o que ela engloba, como salários, encargos e benefícios, de plano de saúde a adicional noturno - afinal, sabemos que muitos deliveries bombam mesmo é na madrugada, né?

Controlando custos sem perder a qualidade
Tudo isso pesa bastante no bolso do dono do restaurante e a gente sabe muito bem disso!
Mas, é possível controlar os custos, de maneira a reduzi-lo, sem perder a qualidade do produto e do serviço?
A resposta é sim e te mostramos como!
Negocie com fornecedores
Comprar em grande quantidade pode garantir bons descontos, mas é importante diversificar os fornecedores e sempre pesquisar novas opções.
A dica é manter um relacionamento próximo para negociar as melhores condições e aproveitar as promoções sazonais.
Também vale a pena pensar em uma distribuidora de alimentos, que faz a ponte entre os produtores/fabricantes e os donos de restaurante que precisam de insumos para a produção de seus pratos.
Neste conteúdo do Yooga Blog, falamos um pouco sobre elas e sua importância.
Tenha um controle de estoque eficiente
Acompanhar de perto as entradas e saídas dos seus insumos evita desperdícios e reduz o risco de perdas dos itens por vencimento.
Quem tem Yooga, por exemplo, consegue saber quando um produto precisa ser reposto, constrói fichas técnicas de forma fácil e rápida, e muito mais.
Calcule o CMV (Custo da Mercadoria Vendida) de forma correta
Você sabe calcular o seu CMV?
O CMV ou Custo da Mercadoria Vendida é o valor total gasto com a compra, a produção, o armazenamento e a venda dos pratos do seu restaurante, em um determinado período de tempo.
Além de te ajudar a avaliar a sua lucratividade e eficiência operacional, o CMV é um ótimo indicador para ser utilizado na tomada de decisão.
Por representar o custo direto relacionado à produção dos itens do seu cardápio, ele auxilia na determinação da sua margem de lucro e te dá mais informações sobre como anda o seu estoque.
Desta maneira, saber exatamente quanto custa cada um dos seus pratos do cardápio garante que você não tenha prejuízos no seu restaurante, reduzindo, mais uma vez, os seus gastos.
Use a tecnologia a seu favor
Softwares de gestão, como o da Yooga, ajudam a monitorar o estoque, registrar vendas e até a emitir as suas notas fiscais, evitando desperdícios e melhorando a rentabilidade do seu restaurante (saiba mais no final deste texto!).
Com Yooga é possível até mesmo gerir todas as informações dos seus clientes de forma fácil e rápida, podendo controlar tudo à distância e na palma da mão.
Tem também relatórios completos e atualizados em tempo real para que você tome decisões informadas e olhe para o principal: os dados!
Treine a sua equipe
Controlar custos é também controlar a mão de obra e o que está sendo investido nela.
Treinar a sua equipe ajuda a evitar desperdícios na cozinha, com técnicas de porcionamento, armazenamento correto e boas práticas para reaproveitamento de insumos dentro dos padrões de segurança alimentar.
Por aqui também já falamos sobre redução de desperdício de comidas em restaurantes.
Dá só uma olhada!
Leve os clientes para o seu cardápio digital
Para solucionar o problema com os custos do iFood e do Rappi, o melhor é investir em um cardápio digital próprio.
Quem conta com a Yooga tem isso e mais sem cobrança de taxas pelas vendas, rotas automatizadas para facilitar a vida do motoboy e robô de WhatsApp para otimizar o atendimento, com mensagens disparadas em massa e de forma automatizada via ZapTurbo.
Outras vantagens de ter um bom controle de custos
Bom, a esta altura do campeonato, imagino que você já tenha percebido que o controle de custos é fundamental para manter um restaurante financeiramente saudável e competitivo, não é mesmo?
Mas quais são as outras vantagens de um bom controle de custos, além de reduzi-los e o desperdício de comida?
A gente te conta!
- Melhoria dos processos do restaurante e da experiência do cliente como um todo
- Compreensão do que dá lucro e o que não dá
- Compreensão do que vale a pena manter em termos de operação
- Maior previsibilidade financeira
- Melhor tomada de decisão
- Aumento da margem de lucro
- Maior sustentabilidade do negócio
- Conscientização do time quanto às finanças do restaurante
Como ter um controle de custos perfeito no seu restaurante
Se você ainda estava na dúvida, Yooga é a resposta que você precisava para ter um controle de custos perfeito no seu restaurante e melhorá-lo a cada dia mais.
Fora tudo o que citamos neste conteúdo, a Gestão Suave oferecida pelo sistema proporciona também, ao dono e a dona de restaurante:
Gestão completa e integrada: PDV, delivery, sistema de mesas, balcão, integração com marketplace e gestão fiscal, tudo em um só lugar.
Pagamento online: praticidade e segurança na hora de receber o pagamento dos seus clientes e maior agilidade para realizar a entrega dos pedidos no delivery.
Controle financeiro e fiscal: cadastro de produtos atendendo a tributação correta e você sem pagar impostos a mais com controle de fluxo de caixa, histórico de vendas e emissão de notas fiscais.
