O QUE VENDER NO IFOOD COM CUPOM DE DESCONTO

Veja como tirar maior proveito dessa importante forma de atrair mais clientes!

O QUE VENDER NO IFOOD COM CUPOM DE DESCONTO

Como sabemos, o iFood é uma plataforma de marketplace que conecta restaurantes parceiros aos consumidores finais.

Além de ser mais um canal de venda, que você pode usar no seu negócio de maneira estratégica, o aplicativo também possibilita uma enorme visibilidade, funcionando como uma verdadeira vitrine.

Quando o combinamos com algo que chama bastante atenção, como cupons de desconto, pronto!

É certeza de que mais clientes serão atraídos e, dando tudo certo, fidelizados para o seu restaurante.

Mas, o que vender no iFood com cupom? Quais as melhores estratégias para adotar nesse caso?

É o que iremos descobrir no conteúdo de hoje!

Tipos de cupom do iFood

Os cupons de desconto do iFood podem ser uma ótima maneira para aumentar as vendas, atrair novos clientes e fidelizar os mais antigos no seu restaurante.

Na plataforma, existem diversos tipos de cupom para você utilizar.

Uns já são oferecidos pelo marketplace de forma automática, como o cupom de boas-vindas, e outros você pode escolher e inserir na sua campanha de vendas, de acordo com o que estiver planejando, na hora de montar o seu cardápio no Portal do Parceiro iFood.

O iFood, por conta própria, promove alguns restaurantes com mais destaque na página inicial ou através das notificações do aplicativo.

No entanto, além da cara comissão que você deve pagar por cada venda que fizer, a maioria dos cupons oferecidos também deverá ser custeada pelo seu estabelecimento, o que poderá pesar no bolso.

É preciso cautela e organização financeira para não se embolar!

Veja as opções disponíveis:

Cupom de boas-vindas

Quando você abre a sua loja no iFood, o aplicativo te oferece 10 cupons, subsidiados pelo próprio, no valor de R$ 10,00, para você começar e dar os primeiros passos em direção ao sucesso do negócio.

Cupom para novos clientes

Válido para compras acima de R$ 25,00, deve ser subsidiado pelo próprio restaurante e oferece desconto de R$ 12,00 a quem ainda não conhece o seu negócio.

Cupom para retirada

Válido para compras acima de R$ 15,00, também deve ser subsidiado pelo seu restaurante e oferece desconto de R$ 6,00 para quem for da região do seu negócio e optar por retirar a refeição na própria loja.

Cupom fidelidade

Válido para os clientes que completaram cinco pedidos em um período de 20 dias na sua loja, esse cupom oferece desconto de R$ 30,00 e deve ser utilizado pelo cliente em até duas semanas. Também é pago pelo seu restaurante.

O que vender no iFood com cupom

A grande questão aqui não é O QUE vender no iFood com cupom, afinal, diferente de supermercados disponíveis na plataforma, por exemplo, o desconto é válido para toda a compra feita pelo cliente no seu restaurante.

A grande questão é COMO fazer isso sem onerar muito o seu caixa.

Aumentar o valor de determinado item no valor do cupom não é a melhor opção, pois, desta maneira, a sua refeição vai sair duas vezes mais cara: pela comissão do iFood e pelo cupom, que deveria, em tese, atrair o seu cliente.

Uma alternativa é colocar a taxa de entrega no valor do cupom, porque aí ficaria “elas por elas” e você acabaria, no fim, oferecendo entrega grátis.

Entretanto, como dissemos por aqui na Yooga, não existe taxa de entrega grátis.

O valor da entrega do motoboy deve estar diluído, no mínimo, nos seus produtos, através da ficha técnica ou de uma boa estratégia de cardápio digital.

Caso contrário, é você quem paga essa conta!

O que nos leva a concluir que apenas o cupom de boas-vindas, “dado” pelo iFood, é uma boa saída para você e o seu negócio.

Gif animado em cores azul e rosa com chamada "seu restaurante precisa de um sistema de gestão integrado".

Como usar o iFood de forma estratégica

Com isso, você pode estar pensando: “já que as opções de cupom mais ferram com meu caixa do que qualquer outra coisa, vale então estar no iFood?”.

E nós respondemos: sim, por enquanto vale. Mas ele não pode ser o seu principal canal de vendas!

Você deve usá-lo apenas como isca para, na verdade, levar os clientes para a sua loja em um cardápio digital 100% seu, como o oferecido pelo Delivery Próprio da Yooga.

Como você sabe, no iFood, a cada venda que você faz, uma parte de 17 a 27% fica para ele.

Já no Delivery Próprio Yooga, essa taxa não existe e você não precisa colocar esse valor a mais nos seus itens.

Isso não significa, lembrando, que você precise deixar de usar o iFood!

É só usá-lo de forma estratégica, realmente como uma vitrine para novos clientes, mas com o foco de convertê-los para o seu cardápio digital.

Para fazer isso é relativamente simples: você pode, por exemplo, usar a mesma taxa que o iFood te cobra para dar um cupom para o seu público no cardápio digital Yooga. Assim você o incentivará a comprar por lá!

Bem fácil, né?

“Mas como meus clientes vão saber que eu possuo um cardápio digital?”, você também pode estar se perguntando.

Existem vários jeitos de fazer isso: divulgando seu cardápio nas redes sociais, grampeando na bag do motoboy, fazendo materiais informativos como um folder ou panfleto, e por aí vai.

Criando um cupom no seu Delivery Próprio Yooga

Já não bastasse tudo que citamos anteriormente, pelo Delivery Próprio Yooga você também consegue criar os seus próprios cupons e usá-los da forma que bem entender.

Vale criar cupons exclusivos de primeira compra para atrair quem, por exemplo, está comprando só pelo iFood, como falado agora há pouco, como também criar cupons segmentados de acordo com o dia da semana ou data comemorativa.

Ao criar um cupom, lembre-se de colocar um valor de pedido mínimo e de marcar a opção de “não aplicar valor no frete” para otimizar seus ganhos. As promoções são automaticamente calculadas na hora de fechar os pedidos.

Use a criatividade e, se for possível, faça também cupons personalizados com o nome do cliente. Já pensou?

É uma ótima oportunidade para você se conectar com um cliente que já não pede há alguns dias. Isso fará com que ele se sinta valorizado e o incentivará a voltar mais vezes.

Aliás, com Yooga, os clientes são seus, viu?

Você tem acesso a dados, como nome e telefone, e consegue gerí-los de uma forma prática e intuitiva - o que não acontece no iFood, onde você não tem acesso aos clientes.

Veja o passo-a-passo de como criar um cupom pelo Delivery Próprio Yooga:

1. Com o sistema aberto, navegue até a engrenagem localizada do lado esquerdo e, na seção Delivery, clique em Cupom.

2. Na tela que se abrir, clique em “+ Criar Cupom”

3. Por fim, estabeleça as regras para o seu cupom, como vigência, qual será o valor do desconto ou se terá um pedido mínimo a ser feito.


Pronto! Depois é só clicar em “Salvar” e seu cupom já estará ativo!

Quer mais facilidade que essa?

Pra quê depender de cupom do iFood quando você mesmo pode criar os seus próprios com Yooga?

Fale agora com um de nossos especialistas. #VemPraYooga

Confira também: Sistema para restaurante delivery com integração iFood

Gif animado em cores azul e rosa com chamada "seu restaurante precisa de um sistema de gestão integrado".