DIA DAS CRIANÇAS EM RESTAURANTE: SUGESTÕES PARA AUMENTAR AS SUAS VENDAS NA DATA
O Dia das Crianças está chegando!
Comemorado em todo dia 12 de outubro, a data pode ser uma excelente oportunidade de você aumentar as vendas do seu restaurante.
Ah! E as expectativas para este ano são bem promissoras, viu?
Segundo uma pesquisa do Instituto Datafolha para a Abecs, com uma movimentação de R$ 18 bilhões prevista, um aumento de 12,8% em relação ao ano anterior, 60% dos consumidores brasileiros devem ir às compras para presentear as crianças em 2024, com um gasto médio de R$ 231.
Que tal aproveitar deste dado para crescer a lucratividade do seu negócio?
Mesmo que você não trabalhe, por exemplo, com a venda de roupas ou brinquedos infantis, que são os grandes responsáveis por movimentar todo o comércio, é possível atrair o público e os seus pais, avós e demais membros da família de uma maneira estratégica.
Afinal, como você sabe, é muito comum que os pequenos sejam levados para curtir a data brincando e comendo em um lugar diferente.
Quer saber como, então, potencializar suas ações para a data? A gente te mostra neste conteúdo!
Brinquedo + refeição
A maior rede de fast foods do mundo, o McDonald's, já mostra o “caminho das pedras” dessa sugestão.
O famoso McLanche Feliz sempre vem acompanhado dos desejados brinquedos e esse é um dos principais motivos que fazem as crianças - e até alguns adultos - quererem ir comprar o lanche.
Já pensou em trabalhar com estratégia semelhante no seu restaurante?
Você não precisa oferecer um brinde de marcas licenciadas como a Disney ou a Mattel, como no caso da rede de fast food, mas uma simples miniatura de carro, boneca ou boneco de algum super-herói, por exemplo, já pode fazer toda a diferença.
Além de estimular a venda da sua refeição ou de qualquer outro item que você precise vender mais, o brinquedo atrai mais clientes para o seu restaurante e pode, ainda, fidelizá-los.
Com certeza os pais vão pensar duas vezes antes de levar os pequenos para um restaurante que não tenha uma vantagem dessas!
Leia também: Deixando o cliente satisfeito com o seu produto
Espaço kids
Se o seu restaurante dispõe de um espaço físico grande e aquele pedacinho especial que ainda não está sendo utilizado, vai por mim: invista em um espaço kids.
É praticamente um consenso entre os papais que restaurantes com esse espaço tem um ponto a mais na disputa por lugares para ir comer.
Eles preferem, principalmente, porque, ao deixarem as crianças lá, conseguem fazer as refeições de uma forma mais calma e tranquila, sem a correria do dia a dia e podendo fazer coisas simples como conversar.
Para as crianças, é aquela festa! Um espaço kids possibilita que elas e até os bebês socializem entre si e, é claro, se divirtam!
Não precisa também ser um investimento alto - a gente sabe o quanto que essa estrutura pode ficar pesada para o seu bolso.
Entretanto, experimente colocar aqueles tapetes coloridos e alguns brinquedos para ver se já não chama a atenção dos pequenos? Sai baratinho!
Se você dispor de capital disponível, aí sim vale pensar em pula-pula, piscina de bolinhas, videogames, fliperamas, entre outros. Avalie com cautela para também não se endividar, combinado?
Saiba mais: Dicas para ter um restaurante com área de lazer infantil
Cabine de fotos
Outra ideia super legal é contratar um serviço de cabine de fotos instantâneas para registrar os bons momentos vividos no Dia das Crianças!
Uma cabine de fotos é divertida e cria uma relação de afeto e carinho entre as crianças e os pais ou cuidadores que entrarem nela para serem fotografados.
Fora isso, com ela, você garante aos seus clientes que eles possam levar uma lembrança incrível do seu restaurante, afinal, a impressão da foto sai na hora!
Na hora de configurar para que tudo esteja certinho, você também pode colocar a identidade visual do seu restaurante para sair na impressão.
Fazer isso é extremamente estratégico, pois reforça a marca do seu negócio e faz com que o público se lembre e retorne a ele.
Uma baita oportunidade, né?
Promoções e descontos diversos
Trabalhar com promoções, descontos e ações estratégicas como “compre e ganhe” são chamarizes eficazes para o seu restaurante neste Dia das Crianças.
Você pode, por exemplo, colocar um desconto em um produto mais voltado para as crianças, na refeição infantil, por exemplo (falaremos mais sobre ela no tópico a seguir), ou mesmo em algum item que você queira que tenha uma maior saída.
Não esqueça de adicionar a opção de “aceita uma bebida?”, “aceita uma sobremesa?” ou “e para as crianças?”, logo após a escolha do produto, no caso de você trabalhar com delivery, ou de inserir essa opção como obrigatória no sistema que você usa na sua loja física.
Assim, seus garçons vão ser “obrigados” a oferecer esse plus no pedido dos seus clientes.
Seja no sistema de gestão completo da Yooga ou no delivery próprio, ambas as opções conseguem ser configuradas de uma forma fácil e rápida, tá certo?
Você consegue criar também cupons de descontos e/ou programas fidelidade no delivery ou no PDV, garantindo que seus clientes - e as crianças, é claro - retornem ao seu negócio.
Algo que você também pode investir é, como falado mais acima, no “compre e ganhe”.
Que tal alguma coisa voltada para “na compra de um produto x, ganhe mais 1 dele” ou “na compra de um produto y, ganhe dois ingressos para você e seu filho curtirem um cinema”?
Os papais vão adorar passar esse tempo de qualidade com os pequenos! E eles também!
Cardápio infantil
Como você sabe, as crianças possuem grande influência na tomada de decisão dos pais por onde comer.
Assim, um cardápio infantil ou mesmo opções de combo no menu do seu restaurante fazem toda a diferença nessas horas.
O clássico arroz, feijão, bife e batata frita ou os minis hambúrgueres fazem a alegria da criançada, mas você pode - e deve - oferecer também opções mais saudáveis com saladas e frutas.
As frutas, inclusive, são uma excelente alternativa para a sobremesa, ganhando larga vantagem sobre doces processados e com altos níveis de açúcar.
Aposte também em opções coloridas dos pratos e apresentações com nomes atrativos.
Um prato com os componentes da refeição formando uma carinha feliz, um cachorro, um carro ou uma bonequinha fazem toda diferença no encantamento das crianças.
Você pode, ainda, colocar opções kids de pratos já tradicionais do seu negócio.
Só se atente ao tamanho das porções, que devem ser reduzidas e proporcionais ao apetite infantil. Para um prato com 50% do peso normal, por exemplo, é possível cobrar de 60% a 70% do preço original.
Isso faz com que você consiga aumentar o seu ticket médio sem maiores problemas e aproveitando os ingredientes que você já usa normalmente no seu restaurante!
No mais, aproveite a data e essa oportunidade de vender mais!
Conte com a Yooga nessas e em todas as horas que precisar.
Sistema de mesas, PDV, balcão, delivery, cardápio digital, integração fiscal, integração com iFood e muito mais te esperam junto de uma gestão suave e simplificada.