7 DICAS PARA QUEM QUER TER UM RESTAURANTE COM ÁREA DE LAZER INFANTIL

A criançada brinca, os pais relaxam e o seu caixa aumenta!

7 DICAS PARA QUEM QUER TER UM RESTAURANTE COM ÁREA DE LAZER INFANTIL

Quem tem filho ou filha já está até acostumado(a): restaurante tem que ter área de lazer infantil ou a famosa área kids!

Sonho dos papais, terror dos amigos que têm que acompanhar e ver um monte de criança correndo de um lado para outro e uma chance extra do seu restaurante lucrar mais, a área de lazer para a criançada pode ser uma boa aposta para fazer o seu negócio decolar ainda mais.

Está pensando em montar uma?

No post de hoje, separamos algumas dicas essenciais para que você monte, instale e faça a manutenção do espaço da melhor forma possível.

Saiba mais!

Área de lazer infantil NÃO é apenas sobre colocar brinquedos

Conceituando um pouco o tema do nosso conteúdo de hoje, a área de lazer infantil ou área kids de um restaurante é um espaço dedicado, como o nome pode adiantar, especialmente às crianças.

Geralmente, esta área se localiza em um ambiente separado, “à parte” do restaurante, ou em uma seção dentro do estabelecimento, onde as crianças podem brincar, se entreter e se divertir enquanto os adultos conversam e comem os seus respectivos pratos na mesa.

A área kids pode ter brinquedos, fliperamas, jogos eletrônicos e de tabuleiro, atividades de arte, áreas de recreação, pula-pula ou até mesmo telas de TV com programação infantil.

Mas será que só isso é o suficiente?

Não mesmo!

É preciso que tenha algum profissional supervisionando essas crianças que irão lá brincar para que tudo ocorra bem.

Lembre-se que a ideia de uma área como essa é proporcionar um ambiente seguro e divertido para as crianças, ao mesmo tempo em que permite os pais relaxarem.

Algumas delas oferecem até menus especiais para os pequenos, com opções de refeições em porções menores e mais “divertidas”, como mini hambúrguer, mini-pizza e aquela batata com carinha, também conhecida como batata Smile.

E falando em ambiente seguro…

Colocar câmeras na sua área de lazer infantil é essencial para que os papais realmente consigam relaxar porque “olha, estou vendo ele/ela daqui”.

Em alguns restaurantes, os papais contam super com isso, inclusive!

E o que mais você pode fazer para ter um restaurante com área de lazer infantil?

Já vai anotando as dicas!

1) Pesquise o mercado

De nada adianta você montar um restaurante com área kids se os adultos e idosos daquele bairro não possuem filhos ou netos que sejam crianças ou o bairro não é daqueles mais movimentados, com muito fluxo de pessoas, não é mesmo?

Assim, vale, primeiro, identificar essa demanda e escolher uma localização estratégica e conveniente para as famílias.

2) Escolha os brinquedos e as atividades adequadas

Projete a área de lazer infantil de acordo com o espaço disponível e as necessidades de crianças de diversas idades.

Aliás, para além dos brinquedos, vale pensar também em outras atividades, como recreação e desenho. Lápis de cor, giz de cera, cartolina e papel podem ser opções baratas e que já irão distrair a criançada!

Certifique-se de que os materiais sejam seguros e atendam aos padrões de segurança, livres de peças pequenas que possam representar risco de engasgo, pontas afiadas ou bordas cortantes.

Gif animado em cores azul e rosa com chamada "seu restaurante precisa de um sistema de gestão integrado".

3) Atenção à decoração

Não adianta: criança gosta de cor!

Por isso, pense em uma decoração atrativa e temática para a sua área kids, com cores vibrantes, papéis de parede com desenhos animados ou temas populares entre elas.

A intenção é que os “pequerruchos” se identifiquem com aquele espaço e que ele possa ser acolhedor o suficiente para que sintam segurança em ficar ali sem os papais.

Continue no assunto: Motivos para oferecer um cardápio infantil

4) Garanta a manutenção e a limpeza do espaço

Estabeleça um plano de manutenção regular para os brinquedos e demais materiais, garantindo que estejam sempre em boas condições de uso.

Além disso, a área de lazer infantil deve estar sempre limpa e higienizada - como todo o resto do restaurante, é claro!

A não ser que você trabalhe com o serviço de buffet infantil, a recomendação é para que não seja permitida a entrada com comida no espaço.

Desta maneira, a sujeira é menor, afinal, estamos falando de crianças!

5) Treine sua equipe

Treine os funcionários responsáveis pela supervisão da área de lazer infantil para garantir que estejam cientes das regras de segurança, saibam como interagir com as crianças e estejam preparados para lidar com situações de emergência, se necessário.

Pode ser uma boa estratégia contratar uma empresa terceirizada para este tipo de serviço.

6) Não se esqueça de divulgar a sua área kids

Promova a sua área de lazer infantil como um diferencial do restaurante por meio de materiais de marketing, como panfletos, banners e anúncios online nas redes sociais.

Nos posts, você pode destacar todos os brinquedos e atividades disponíveis, bem como a segurança proporcionada pelo espaço.

Programações especiais em datas comemorativas e feriados também podem ser incorporadas para que seu restaurante aumente o ticket médio durante os respectivos dias!

Ex: Dia das Crianças.

7) Ouça o que os clientes têm a dizer

Esteja aberto ou aberta ao feedback dos clientes e faça ajustes em sua área kids com base no que estão falando, nas necessidades e preferências de cada família.

Converse com os pais para entender o que eles gostariam de ver na área de lazer e faça as mudanças necessárias para melhorar ainda mais a experiência dos pequenos e os seus progenitores ou cuidadores, como avós e tios.

Área de lazer infantil pode ser cobrada?

Apesar de nem todos os papais gostarem, a área de lazer infantil pode ser, sim, cobrada no seu restaurante, não tendo uma lei que proíba a prática.

Além de um atrativo para os papais e também para as crianças, que já seria bacana só pela conta e consumo das mesas do restaurante, é importante ponderar aqui que toda essa “brincadeira” têm custos à parte do restaurante, como os custos de manutenção de brinquedos e pagamento de pessoal.

Portanto, levando em consideração o bom senso sempre, a cobrança pelo espaço está liberada.

Gostou do conteúdo? Confira também: Dia das Crianças em restaurante: sugestões para vender mais.

Gif animado em cores azul e rosa com chamada "seu restaurante precisa de um sistema de gestão integrado".