DIA NACIONAL DO VINHO: COMO OFERECER A CARTA DE VINHOS PERFEITA NO SEU RESTAURANTE

O consumo de vinhos vem se popularizando no Brasil e você pode aproveitar essa oportunidade para lucrar mais no seu negócio.

DIA NACIONAL DO VINHO: COMO OFERECER A CARTA DE VINHOS PERFEITA NO SEU RESTAURANTE

Todo o primeiro domingo do mês de junho comemora-se o Dia Nacional do Vinho no Brasil.

Pensando nisso, o Yooga Blog foi atrás dos melhores especialistas no assunto para trazer dicas e vantagens em oferecer a carta perfeita da bebida aí no seu restaurante.

Vamos lá?

O mercado de vinhos no Brasil

Se você ainda está receoso ou receosa de ter um menu de vinhos no seu negócio, antes de tudo, cabe entender a importância deste mercado aqui em nosso país e o porquê você pode estar deixando dinheiro na mesa ao optar por não comercializá-los.

Apesar dele não ser tão grande quanto o da cerveja, por exemplo, esse é um mercado que se populariza cada vez mais em terras tupiniquins.

De acordo com dados da Ideal BI Consulting, foram 438,8 milhões de garrafas comercializadas somente no ano de 2022!

Muita coisa, né?

Além disso, o perfil de consumo brasileiro tem mudado e, além da popularização que citamos anteriormente, com grandes players entrando no jogo, como a Ambev - que divulgou recentemente que vai começar a distribuir os vinhos tintos, brancos e espumantes da vinícola Dante Robino, comprada pela companhia em 2020 - algo que também tem acontecido é a mudança da preferência por produtos de maior qualidade.

Aliás, o ano de 2021 foi o primeiro onde o consumo de rótulos finos ultrapassou o de vinhos de mesa, segundo a União Brasileira de Vitivinicultura (Uvibra).

Mas ainda há muito espaço para crescer!

Em comparação com outros países, o brasileiro ainda bebe pouco vinho - pouco mais de dois litros por ano, em média.

Para se ter uma ideia, em Portugal, esse número é 30 vezes maior, e até os nossos vizinhos argentinos também dão de mil a zero nesse quesito, com os mesmos 30 litros bebidos por ano, em média.  

Como surgiu o Dia Nacional do Vinho

Tá bom, a gente sabe que você veio até esse post para aprender como oferecer a carta de vinhos perfeita no seu restaurante.

Prometo que vamos chegar lá!

Antes disso, só mais alguns dados históricos que podem ser até uma virada de chave na hora de você vender os rótulos ou as taças deles no seu restaurante, servindo como estratégia de persuasão e convencimento dos seus clientes.

Por iniciativa do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) e de diversas entidades relacionadas ao setor vitivinícola brasileiro, o Dia Nacional do Vinho no Brasil surgiu com o objetivo de promover e valorizar a produção de vinícolas nacionais, além de incentivar o consumo de vinhos brasileiros.

A data foi instituída por um projeto de lei, em 2008, mas somente em 2015 que o seu requerimento foi encaminhado para publicação e, em 2017, aprovado.

Desde então, a data é comemorada nos quatro cantos do nosso país, em especial na Região Sul, onde grande parte das vinícolas estão concentradas e fazem programações e promoções para os entusiastas da bebida.

Bacana, não é mesmo?

E você também pode fazer isso aí no seu restaurante!

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O que é uma carta de vinhos

Agora, sim, indo direto ao assunto deste conteúdo, chegou a hora de entender tudo sobre a famosa carta de vinhos e como você pode organizá-la e oferecê-la de um jeito perfeito no seu restaurante.

Uma carta de vinhos é um documento ou lista elaborada por um estabelecimento, como o seu restaurante, um bar ou mesmo uma adega, mas também hotéis e pousadas, que apresenta os vinhos disponíveis para consumo no local.

Ela é uma espécie de menu mesmo, ou um catálogo, como preferir, que oferece informações detalhadas sobre os vinhos disponíveis, o que permite que os clientes façam suas escolhas e pedidos baseados nos seus gostos, preferências por safras, localidade da vinícola, entre outros.

Contendo uma ampla variedade de opções, com vinhos tintos, brancos, rosés e espumantes, cada rótulo da carta geralmente é apresentado com dados relevantes, como:

  • Nome do vinho e da vinícola
  • Origem, ou seja, a região vitivinícola ou o país onde o vinho foi produzido
  • Safra, ou seja, o ano da colheita das uvas utilizadas na produção do exemplar
  • Descrição, contendo mais detalhes relacionados ao aroma, sabor e corpo
  • Preço

Além dessas informações básicas, uma carta de vinhos também pode incluir símbolos, classificações ou notas que auxiliam os clientes a entenderem melhor o estilo e a qualidade do vinho.

Por exemplo, pode ser indicado se um vinho é seco ou doce, se possui uma pontuação alta de especialistas ou se recebeu algum tipo de premiação.

Ela também pode ser acompanhada de sugestões de harmonização, indicando quais pratos combinam bem com cada vinho disponível.

Já deu para ter uma ideia melhor?

Como oferecer a carta de vinhos perfeita no seu restaurante

Indo ainda mais para a prática, chegou a hora de, com todo esse histórico em mente, partir para ação e montar a carta de vinhos dos sonhos para o seu restaurante.

Confira essas dicas separadas pelos nossos especialistas!

Conheça o seu público-alvo

Entender o perfil dos seus clientes é fundamental para criar uma carta de vinhos adequada.

Identifique se o seu público é composto por apreciadores experientes de vinho ou por pessoas que estão começando a explorar o mundo dos vinhos por agora - lembra que, lá em cima, te falamos que a bebida vem se popularizando, né?

Isso vai te ajudar a determinar o nível de detalhes e a linguagem utilizada na descrição de cada rótulo.

Ofereça variedade de exemplares

Uma boa carta de vinhos deve incluir uma variedade de estilos, regiões e faixas de preço.

Além das opções de tipos distintos (tintos, brancos, rosés e etc.), vale também ter vinhos de diferentes países e regiões no documento.

Não se esqueça que existe a sazonalidade

Você sabia que as preferências de vinhos podem variar de acordo com as estações do ano?

Por exemplo, no verão, os clientes podem preferir vinhos brancos leves e refrescantes, enquanto no inverno, vinhos tintos encorpados e fortificados podem ser os mais apreciados por eles.

Por isso, sempre considere a sazonalidade ao selecionar os vinhos para a sua carta!

Se liga nos preços

Desde opções mais acessíveis até vinhos premium, é importante ter uma faixa de preços razoável na sua carta de vinhos.

É claro que isso também vai variar de acordo com o seu restaurante e com o público que frequenta ele, porém, vale o lembrete de cuidado para não pesar a mão ou sair no prejuízo.

Descreva os vinhos adequadamente

As descrições dos vinhos na sua carta devem ser, além de informativas, atraentes.

Inclua informações sobre a uva(s) utilizada(s), região de origem, produtor, notas de sabor, aroma e características únicas dos rótulos.

Essas informações ajudam os clientes a entenderem melhor o que estão pedindo e pelo o quê estão pagando.

Atenção com o português e com os nomes mais técnicos!

Ofereça harmonizações

Sugira pratos, da entrada à sobremesa, passando pelo prato principal, que harmonizem bem com cada exemplar da sua carta.

Essas sugestões irão ajudar o seu cliente a decidir o que quer, facilitar para o seu garçom na hora de explicar a carta de vinhos e o cardápio e, ainda, podem servir como estratégia de aumento do seu ticket médio.

Treine sua equipe

Falando em garçom, garanta que não apenas eles, como toda a sua equipe esteja bem informada sobre as garrafas oferecidas na carta de vinhos.

O treinamento adequado ajuda a transmitir informações precisas e a oferecer um serviço de qualidade no restaurante, contribuindo para que seus clientes tenham a melhor experiência possível.

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Atualize a carta regularmente

Mantenha-se sempre em dia com as tendências do mercado vitivinícola e faça atualizações regulares na sua carta.

Inclua novidades, vinhos sazonais e rótulos premiados; isso demonstrará que você está comprometido ou comprometida em oferecer uma seleção atualizada e da melhor qualidade aos seus clientes.

Conte com a Yooga para fazer o seu restaurante decolar.

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