AS 8 MELHORES DICAS DO IFOOD PARA 2025
2025 chegou com tudo e se você, dono e dona de restaurante, quer se destacar entre os concorrentes, não pode deixar de se atualizar quanto ao que tem rolado de tendência no mercado.
Recentemente, a Yooga esteve presente no escritório do iFood para discutir os principais insights e próximos passos do delivery, em especial dentro da plataforma, e é claro que não poderíamos deixar de trazer todas essas novidades pra você, não é mesmo?
Portanto, se você quer se destacar mais com o seu restaurante no novo ano, não pode deixar de conferir essas super 8 dicas, de acordo com o próprio iFood!
Confira!
8 dicas do iFood para 2025
1) Diversifique os seus canais de venda
Segundo o iFood, atualmente, 59% dos restaurantes operam exclusivamente no delivery, enquanto 41% também possuem atendimento presencial.
Desta maneira, a diversificação dos canais de venda pode ser um divisor de águas para o seu negócio.
Se você está focado apenas no delivery, já pensou em explorar oportunidades no salão?
Ou, se opera apenas no salão, por que não investir em um canal de delivery?
Diversificar pode atrair diferentes públicos e aumentar o faturamento.
2) Fidelize no iFood, mas também em seus canais próprios
A segunda dica está muito atrelada à primeira.
De acordo com o gigante do delivery, 30% dos restaurantes estão há mais de 3 anos em sua plataforma, mostrando a importância de se investir em múltiplos canais.
Para o iFood, o fortalecimento do seu relacionamento com os clientes no iFood é fundamental, mas criar estratégias para trazer esse público para o seu canal próprio de delivery também é bem-vindo.
Com isso, você pode reduzir custos e fidelizar ainda mais sua base de clientes.
O cardápio digital da Yooga, por exemplo, além de não cobrar taxas por suas vendas, conta com Programa Fidelidade integrado com o PDV.
Já pensou em enviar um QR Code apontando diretamente para ele no próximo pedido do iFood que sair da sua loja no app?
3) Invista em horários alternativos: eles são uma oportunidade!
77% dos restaurantes no iFood operam à noite, mas turnos como manhã, tarde e madrugada estão crescendo acima da média.
Conforme conta a empresa, os pedidos de delivery na madrugada cresceram 25% no 2º trimestre em 2024, mas, apesar do aumento, apenas 7% dos estabelecimentos parceiros estão abertos no horário.
Assim, se o seu restaurante tem operação limitada a um período do dia, avalie o potencial de estender os horários.
Cafés da manhã, brunch ou até mesmo madrugadas podem atrair novos clientes e aumentar suas vendas.
4) Tenha uma boa saúde financeira no seu negócio
A maior preocupação dos restaurantes é aumentar o faturamento, equilibrar as contas e sobrar mais dinheiro no fim do mês.
Mas a dica é ir além disso, analisando frequentemente seus custos e renegociando impostos e contratos com fornecedores.
Com boas ferramentas de gestão, como a da Yooga, é possível ter uma visão clara do fluxo de caixa, estoque e custos operacionais.
Uma boa gestão financeira é o segredo para lucrar mais, mesmo com alta concorrência.
Concorda?
5) Não tenha medo da Inteligência Artificial, ela é a nova aliada do seu restaurante
A quinta dica é relacionada à nova onda do momento: a Inteligência Artificial.
Segundo o iFood, 67% dos restaurantes já usaram IA para descrição de pratos, campanhas de marketing, atendimento ao cliente e até melhorias em fotos.
A própria Yooga, como já contamos por aqui, já conta com a IA para automatizar diversos dos seus processos.
Além do nosso Garçom Digital, nossos parceiros podem contar com a Inteligência Artificial para escolher as melhores fotos para os seus cardápios digitais.
Com apenas alguns cliques, a IA entende o que você quer colocar no cardápio e puxa as melhores opções disponíveis na rede pra você escolher.
De produtos industrializados e de marcas específicas, como refrigerantes e chocolates, até mesmo frutas, o melhor da IA é o tempo que ela ajuda a poupar do empreendedor.
Então, vale adotar ferramentas de IA para automatizar tarefas e melhorar sua presença digital, viu?
Com descrições criativas, fotos incríveis e atendimento eficiente, você pode conquistar mais clientes com menos esforço.
Leia também: 7 melhores prompts para restaurantes
6) Top 5 categorias mais pedidas no delivery
Lanches, comida brasileira, pizza, comida japonesa e açaí lideram as vendas no iFood.
Desta forma, se o seu restaurante não se encaixa em nenhuma dessas categorias, que tal criar opções estratégicas dentro do cardápio para captar essa demanda?
Um combo temático ou sobremesa diferenciada pode fazer toda a diferença, não acha?
Aqui no Yooga Blog também já falamos sobre as TOP 10 comidas mais vendidas em todo o Brasil.
7) Explore o TikTok
Não adianta torcer o nariz: ele veio para ficar!
Um levantamento do iFood apontou que apenas 10% dos restaurantes estão presentes no TikTok, mas essa plataforma é perfeita para alcançar novos públicos.
Não perca tempo e saia na frente da concorrência!
Crie vídeos curtos e autênticos mostrando os bastidores do seu restaurante, receitas e histórias dos seus pratos. Contar com o auxílio de influenciadores e criadores de conteúdo também é uma excelente pedida!
Além de atrair clientes, o TikTok ajuda a humanizar sua marca.
Que tal?
8) Não ignore a pauta da Sustentabilidade
Os dados não mentem: 37% dos consumidores estariam dispostos a pagar até R$ 3 a mais por práticas sustentáveis, enquanto 51% consideram o tema importante.
Reduza o uso de embalagens plásticas, invista em materiais recicláveis ou biodegradáveis e comunique essas ações aos seus clientes.
Por aqui, já demos dicas das melhores embalagens para o seu delivery, por exemplo.
Mesmo que nem todos paguem a mais por isso, práticas sustentáveis podem atrair um público fiel e consciente.
Continue no assunto: Aprenda a reduzir o desperdício de alimentos
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Com esses insights, você está pronto(a) para transformar seu restaurante e começar 2025 com estratégias alinhadas às tendências do mercado!
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