REVELE OS MISTÉRIOS: COMO RESTAURANTES DE SUCESSO CRIAM CAMPANHA DE FIDELIDADE VENCEDORAS

Saiba o que ninguém te conta na hora de criar as regras do seu programa fidelidade!

REVELE OS MISTÉRIOS: COMO RESTAURANTES DE SUCESSO CRIAM CAMPANHA DE FIDELIDADE VENCEDORAS

falamos por aqui diversas vezes sobre como os programas de fidelidade são uma ótima maneira de manter os seus clientes voltando ao seu restaurante e aumentar, com isso, os lucros dele.

Mais do que apenas uma estratégia de sucesso, um programa fidelidade é uma estratégia também de retenção.

E isso não somos apenas nós que dizemos: é uma realidade do próprio mercado.

De acordo com uma pesquisa da Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização (ABEMF), o número de clientes que preferem comprar com empresas que possuem programa de fidelidade foi de 72%, em 2022, para 85,2%, em 2023.

Fora isso, as companhias que investem em um programa como esse contam com seis vezes mais interações com seus melhores clientes.

Dá pra acreditar?

Na maioria das vezes, conquistar um novo cliente sai muito mais caro para o seu restaurante do que continuar vendendo mais para um cliente que já é fiel ao estabelecimento.

Ainda assim, tem gente que ainda não aproveita tudo que a estratégia pode oferecer, seja por medo de tentar, achar que é difícil, não acreditar na proposta ou outros receios e entraves.

Mas ter um programa de fidelidade é mais fácil do que se imagina e ganhar dinheiro com ele é, sim, muito possível!

Se você está se perguntando o porquê de ainda não estar lucrando com fidelidade no seu restaurante, separamos algumas dicas para te ajudar a criar uma campanha de sucesso. Sem mistérios por aqui!

Acompanhe a leitura!

1) Defina objetivos claros

Programas de fidelidade podem aumentar em até 15% o ticket médio das vendas e até 10% na receita anual de uma empresa, segundo um estudo da consultoria McKinsey.

Mas isso para quem, é claro, sabe aonde quer chegar!

Não adianta fazer um programa fidelidade por fazer. Você tem que saber o porquê de estar promovendo uma estratégia como essa no seu restaurante.

Por isso, o primeiro passo para criar um programa de fidelidade bem-sucedido é definir objetivos claros.

O que você deseja alcançar? Você quer aumentar a frequência de visitas ao seu restaurante físico e ao seu cardápio digital? Elevar o seu ticket médio? Ver a sua receita anual crescer? Ou mesmo atrair novos clientes para depois retê-los?

Definir objetivos específicos vale para tudo que você faz no seu restaurante, e não poderia ser diferente em uma campanha de fidelidade.

Fazer isso ajudará a direcionar todas as ações subsequentes e a medir o sucesso das suas ações.

Acredite!

2) Escolha um sistema com programa fidelidade integrado ao PDV e ao delivery

Um sistema com programa fidelidade integrado e que une o seu ponto de venda (PDV) ao seu cardápio digital do delivery é imprescindível se você quer que a sua campanha seja bem sucedida.

O sistema da mais querida Yooga é uma excelente opção neste caso, porque além de ter ambos os programas integrados, traz uma Gestão Suave também para o seu estoque, seus pedidos de marketplaces, relatórios, motoboys e muito mais.

Você pode configurar diversas regras para o seu programa fidelidade, dando descontos ou brindes personalizados nas próximas compras dos seus clientes e mantendo-os fidelizados tanto no presencial, com o PDV (mesas ou balcão), quanto no delivery.

O melhor de tudo é ver os clientes voltando e pedindo com você diversas vezes só para conseguir completar todo o número de compras final e ganhar o prêmio ou recompensa, como falaremos à frente.

Por aqui, somos realmente apaixonados nessa estratégia!

Banner rosa e azul com texto "Sua sorveteria/cafeteria/hamburgueria/restaurante/pizzaria precisa de cardápio digital" ilustra post sobre programa fidelidade integrado, do Yooga Blog.

3) Ofereça recompensas que realmente motivem o seu cliente a voltar

Oferecer recompensas atraentes é essencial para manter seus clientes engajados e fazer com que eles voltem a comprar com você.

Nada de brinde que você “acha” que pode ser legal, hein!

Coloque o seu cliente no centro de tudo e se pergunte - ou pergunte você mesmo para ele - o que ele realmente gostaria de ter e usar.

Aqui vão algumas dicas de recompensas bacanas:

Descontos

Ofereça um bom percentual de desconto na próxima compra após o seu cliente acumular um certo número de pontos.

Ex: Após 10 pedidos na sua loja, seu cliente ganha 50% de desconto no 11º pedido.

Produtos gratuitos

Depois de um determinado número de visitas ao seu restaurante, que tal presentear o seu cliente com uma bebida ou sobremesa grátis após a refeição?

Quem sabe um drink enquanto ele aguarda a mesa vagar, no hall, ou um aperitivo 0800 para abrir ainda mais o apetite?

Experiências exclusivas

Hoje em dia é tudo sobre experiência, não é mesmo?

Por isso, proporcionar, àquele seu cliente fiel, um acesso a um evento especial, uma cortesia para um show grande que haverá na cidade, ou degustações privadas com o chef do seu restaurante, pode ser um baita de um atrativo!

Além de se sentir querido, não há nada melhor do que sentir aquele “quê” de exclusividade em um atendimento.

Brindes personalizados

Talvez o seu cliente não vá usar uma camiseta com a marca do seu restaurante, mas uma camiseta com uma frase que lembre o que você costuma dizer pra ele ou que o faça recordar da decoração do seu restaurante, por exemplo, pode ser algo a se considerar.

Canecas, chaveiros, porta-copos e até aquelas sacolinhas de lixo para carro também costumam fazer sucesso, principalmente pela utilidade.

4) Calcule os custos da maneira correta e avalie a viabilidade de implantação do programa

Antes de implantar o programa de fidelidade no seu restaurante, é preciso alguns cuidados para garantir que o investimento feito na estratégia não seja maior que o retorno financeiro apresentado.

Dessa forma, o programa será viável para aumentar o faturamento do seu restaurante e não comprometer o seu orçamento.

Veja como fazer isso:

1. Primeiro, calcule o custo unitário de cada recompensa/prêmio e estime quantos você espera distribuir quando o cliente completar a regra do programa.

Se, por exemplo, a sobremesa gratuita custa R$ 10,00 para você e você espera que 100 clientes resgatem o prêmio em um mês, temos, então, um custo mensal de R$ 1.000,00 e anual de R$ 12.000,00;

2. Segundo, não esqueça dos seus investimentos em marketing, que falaremos mais a frente.

Se você coloca mais R$ 1.000,00 mensais para eles, temos um total de R$ 13.000,00/ano.

3. Terceiro, determine o impacto esperado nas vendas.

Por exemplo, se você espera um aumento de 10% nas vendas mensais de R$ 50.000,00, isso representa R$ 5.000,00 adicionais por mês, ou seja, R$ 60.000,00 anualmente;

4. Quarto, calcule o seu Retorno sobre o Investimento (ROI) a partir da sua receita adicional (R$ 60.000,00) menos os custos anuais (R$ 13.000,00).

O ROI seria, portanto, R$ 47.000,00 anuais ou R$ 3.916,00 mensais;

5. Por fim, determine o seu ponto de equilíbrio, dividindo os custos totais pelos benefícios obtidos por cliente.

Por exemplo, se cada cliente traz R$500 de receita anual adicional e os custos totais são R$13.000,00, o ponto de equilíbrio seria 26 clientes (R$13.000,00/R$ 500,00).

Ou seja, para que o programa se pague você terá que ter, no mínimo, 26 clientes aderidos no programa de fidelidade.

Parece uma tarefa difícil à primeira vista, mas, com o tempo, é fácil ir pegando o jeito.

Além disso, é uma tarefa que você terá que fazer apenas uma vez, somente antes de implementar o seu programa fidelidade - a não que alguma dessas informações mude, como a recompensa, a estimativa de clientes ou o retorno esperado para a campanha.

5) Divulgue o seu programa fidelidade

Já definiu os seus objetivos, contratou Yooga, separou as melhores recompensas do mundo e viu que o seu programa de fidelidade está mais do que viável?

Agora só falta divulgá-lo então!

Este é o último dos segredos de sucesso de um restaurante que possui uma campanha de fidelidade vencedora.

Eles se utilizam das redes sociais, sinalizam sobre o programa junto com o pedido no delivery, com um panfleto na bag, em cartazes na loja física e, logicamente, conversam com cada cliente sobre a existência do programa.

Ao seguir todas estas etapas e dicas, pode ter certeza que você estará no caminho certo para transformar seu programa de fidelidade em uma poderosa ferramenta de engajamento e aumento das suas vendas!

Conheça o programa fidelidade integrado da Yooga

Fortaleça suas vendas, ticket médio e recorrência de compra dos seus clientes com a nova funcionalidade Fidelidade Unificada, que permite a criação de programas de fidelidade tanto para o canal de venda PDV (presencial) quanto para o delivery.

Se você já é nosso parceiro, basta ir até o menu Ajustes e selecionar a opção “Fidelidade” na categoria Cadastros. A maneira de criar um programa de fidelidade permanece inalterada.

Se você ainda não é, o que tá esperando para experimentar nossa Gestão Suave também no programa fidelidade?

Fale com um de nossos especialistas!

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