UTILIZANDO A ENGENHARIA DE CARDÁPIO PARA VENDER MAIS

Aprenda o conceito de engenharia de cardápio e como você pode aumentar a lucratividade do seu restaurante a partir dele.

UTILIZANDO A ENGENHARIA DE CARDÁPIO PARA VENDER MAIS

Que um cardápio bem organizado, visualmente bonito, com fotos de dar água na boca e descrições objetivas e atraentes são a chave para atrair e fidelizar clientes, isso provavelmente você já sabe.

O que talvez você ainda não saiba é sobre a chamada engenharia de cardápio e como você pode usá-la para vender mais e aumentar a sua lucratividade.

A engenharia de cardápio não é simplesmente relacionada à estrutura do seu cardápio e dos pratos e bebidas que você oferece nele.

Ela vai muito além disso.

Quer saber como? É só continuar lendo esse post!

O que é engenharia de cardápio

A engenharia de cardápio é o processo de planejamento, desenvolvimento e gestão de um cardápio de um estabelecimento comercial, como um restaurante, cafeteria, pizzaria ou churrascaria.

É uma combinação de técnicas de marketing, gastronomia e finanças, utilizada para criar um cardápio que atenda às necessidades e desejos dos clientes, seja rentável e tenha uma boa imagem de marca.

Já pensou em juntar tudo isso em apenas um lugar e fazer os seus possíveis clientes converterem muito mais?

É sobre isso do que se trata a engenharia de cardápio, também conhecida como menu engineering.

Engenharia de cardápio na prática

Na prática, a engenharia de cardápio analisa os itens do seu cardápio de forma mais criteriosa, organizando-os com base em suas saídas no restaurante e suas respectivas contribuições para o faturamento.

Ela leva em consideração fatores como:

Análise de mercado: pesquisas e dados de tendências alimentares e comportamento de consumo para identificar o que os clientes estão procurando em termos de comida e bebida.

Desenvolvimento de receitas: criação de novas receitas ou adaptação de receitas existentes para atender ao perfil do público-alvo.

Preços e margem de lucro: determinação dos preços dos pratos com base nas despesas de ingredientes, produção e outros custos, a fim de garantir uma margem de lucro adequada.

Seleção de ingredientes: escolha de ingredientes de boa qualidade e de fornecedores confiáveis para garantir a consistência da qualidade dos pratos e, consequentemente, o gosto dos clientes por eles.

Layout e apresentação: consideração da forma como os pratos serão apresentados no cardápio e na mesa, incluindo descrições, fotos e preços.

Promoções e ofertas especiais: criação de promoções e ofertas especiais para atrair e manter clientes.

Banner rosa e azul com texto "Sua sorveteria/cafeteria/hamburgueria/restaurante/pizzaria precisa de cardápio digital" ilustra post sobre menu degustação

Como usar a engenharia de cardápio para vender mais

Agora que você sabe o que é e o que é levado em consideração na hora de pensar na engenharia do seu cardápio, é hora de aproveitar o conceito para vender mais no seu bar ou restaurante.

Para começar, com base em tudo que você viu até aqui, você deve separar suas refeições e organizar o seu cardápio dividindo-o em quatro categorias:

  1. Estrelas: são os pratos campeões de venda, que mais rendem lucro para você e o seu negócio, portanto, devem vir primeiro no seu cardápio;
  2. Quebra-cabeças: em seguida, os itens quebra-cabeça, ou seja, que não são muito bem-quistos pelos clientes, mas geram bastante dinheiro ao serem vendidos;
  3. Burros de carga: quase chegando no fim, aposte nas refeições e bebidas que saem com frequência, mas não trazem muito lucro;
  4. Perdedores: às vezes nem você sabe porque estão ali, saem pouco e rendem menos ainda. Esses itens devem vir por último no seu cardápio.

Caso você tenha dificuldade em organizar desta forma, recorra a estudos do seu público-alvo para que, assim, consiga tirar maior proveito das vantagens trazidas pela ferramenta.

Ao entender as necessidades e desejos de seus próprios clientes, incluindo suas preferências e comportamentos de compra, você consegue desenvolver um cardápio que atenda a essas necessidades.

Assim, por exemplo, você consegue destacar os itens mais populares, os mais vendidos no cardápio, ou as chamadas “Estrelas”, como pontuamos acima.

Bem como também fica muito mais fácil saber do que eles não gostam e os pratos que podem ser considerados como “Perdedores”.

Utilizando a engenharia de cardápio no cardápio digital da Yooga

Com o cardápio digital da Yooga, você sabe: você conta com um cardápio personalizado online, com as fotos, valores e as descrições dos produtos do seu restaurante, além de todo o suporte da nossa equipe de Qualidade para a montagem desse cardápio da forma mais rápida possível.

Já não bastasse tudo isso, o cardápio também integra com o iFood e pode ser acessado por um QR Code na mesa e pelo nosso Garçom Digital, onde o João, nossa Inteligência Artificial (IA), faz todo o atendimento e acolhimento do seu cliente, bem como o encaminhamento do pedido para a cozinha.

Seu cliente registra o pedido sem baixar nenhum aplicativo e você consegue monitorar tudo pelo Gerenciador de Pedidos e/ou pelo Sistema KDS, aquela tela posicionada estrategicamente na sua cozinha para acompanhamento dos pedidos.

É tão fácil que você ou qualquer outra pessoa da sua equipe conseguem manusear e fazer a montagem ou as alterações no cardápio sem nem precisar de treinamento - mas, caso precisem, você também poderá marcar de forma ilimitada com a nossa equipe de Onboarding.

Para a engenharia de cardápio, tudo isso facilita muito!

Afinal, você, a partir da opinião dos seus clientes, dos estudos realizados previamente, das suas pesquisas e testes de novas receitas, e do planejamento de novas ações e promoções, conseguirá organizar tudo de maneira simplificada e intuitiva.

É um cardápio onde você pode cuidar de sua engenharia por conta própria, trazendo mais independência para sua gestão e mais agilidade para a sua operação.

Gostou? Isso é Yooga!

Conclusão

Usar a engenharia de cardápio no seu negócio para aumentar a lucratividade é sobre compreender as necessidades e desejos dos clientes, oferecendo opções atraentes e rentáveis para o seu negócio.

Além disso, é sobre também manter seu cardápio atualizado e investir em promoções e uma boa apresentação dos pratos para atrair e fidelizar mais clientes, organizando-os de acordo com o que eles mais gostam e com o que mais sai no seu restaurante.

O cardápio digital da Yooga é o melhor cardápio para uso da engenharia de cardápio.

Isso porque ele te dá a possibilidade de gerir seus pratos, bebidas e sobremesas de uma forma fácil e sem precisar que você entenda muito de tecnologia ou até de programação como muitos outros cardápios fazem.

Teste grátis!

Banner rosa e azul com texto "Sua sorveteria/cafeteria/hamburgueria/restaurante/pizzaria precisa de cardápio digital" ilustra post sobre menu degustação