TENDÊNCIAS DO SETOR FOOD SERVICE PARA 2023

Confira as principais apostas do mercado e antecipe-se quanto ao que os clientes irão exigir do seu restaurante.

TENDÊNCIAS DO SETOR FOOD SERVICE PARA 2023

O Ano Novo finalmente chegou e já começa com tendências e apostas que podem fazer total diferença no seu negócio, seja ele um bar, um restaurante, uma cafeteria, pizzaria, hamburgueria e por aí vai.

Você está preparado(a)? Sabe como o mercado tem se movimentado para atender a todas essas novidades e às mudanças no comportamento do consumidor que também acontecem em paralelo?

Do crescimento do delivery à cozinha sustentável: não perca essas tendências do setor food service para 2023.

Maior ênfase em alimentos saudáveis e sustentáveis

Com o aumento da conscientização sobre a saúde, o que consumimos e o impacto ambiental que toda a indústria alimentícia pode causar, é previsto que mais pessoas procurem opções de alimentos saudáveis e sustentáveis nos restaurantes em 2023.

E isso vai desde uma dieta mais rica em fibras e nutrientes à busca por refeições plant-based, ou seja, à base de plantas, passando também pela tendência da comfort food.

Espera-se que o assunto, inclusive, não se resuma apenas a quem é vegano ou vegetariano, como era antigamente.

A preocupação com nós mesmos e com o mundo é real e vai além de somente a comida no prato, sendo algo mais relacionado à propósito, como já comentamos por aqui em outros conteúdos.

Aliás, se você tem o interesse de oferecer opções veganas no seu restaurante, não pode deixar de conferir esse conteúdo.

Redução do desperdício

A inflação alta e a consequente flutuação de preços no mercado fez com que os preços de produtos diversos disparassem nas prateleiras.

Apesar de poder ser considerado como algo ruim, esse fato fez com que alguns empreendedores do ramo food aprendessem, na marra, a reduzir o seu desperdício de alimentos para que o seu dinheiro também não fosse desperdiçado e jogado no lixo.

Essa foi uma tendência que veio de 2022, ainda fruto dos anos de pandemia do coronavírus, e que, definitivamente, se manterá em 2023.

Apenas a título de curiosidade, estima-se que, em todo o mundo, sejam desperdiçados seis mil toneladas de alimento, cerca de 30% do que é produzido a nível mundial.  

Estabilidade do setor food service

Segundo a última pesquisa divulgada pelo Instituto Foodservice Brasil (IFB) em 2022, o setor cresceu 20% no 4º trimestre do ano, em comparação com o mesmo período de 2021, totalizando R$ 55,7 bilhões de reais gastos.

Para 2023, apesar de estimar certa desaceleração, com crescimento anual médio de 7,5%, a organização prevê que o setor voltará aos níveis pré-pandêmicos, alcançando, assim, uma estabilidade que há muito tempo não se via.

Crescimento do delivery

Com a pandemia da COVID-19, o delivery tem se tornado cada vez mais popular e isso deve continuar no futuro.

De acordo com o levantamento “O Futuro do Food Service”, parceria da Fispal Food Service e a Fispal Sorvetes, a praticidade é o que mais motiva o uso do delivery nos dias de hoje, e o preço é o fator que mais impede com que as pessoas o usem.

No geral, o uso do delivery pode incluir não apenas entregas em domicílio, mas também opções de retirada por agendamento, no formato drive-thru, take away, same day delivery, entre outros.

Conheça todas as modalidades de entrega de um delivery aqui.

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Aumento do uso de tecnologia

É esperado que a tecnologia continue a ser amplamente utilizada no setor de food service, incluindo com sistemas de gerenciamento de pedidos, pagamentos online e sistemas de monitoramento de estoque.

Tudo isso para garantir uma melhor otimização dos processos e um aumento da eficiência interna e externa, na ponta, diretamente no atendimento ao cliente.

A Yooga conta com todas essas funcionalidades em seu Sistema de Gestão completo. Não deixe de conhecer!

Personalização em alta

Os consumidores estão cada vez mais interessados em personalizar suas refeições de acordo com suas preferências pessoais e restrições alimentares, e os restaurantes podem oferecer opções personalizadas para atender às necessidades de seus clientes.

É por isso que é importante contar com um cardápio sempre atualizado, com fotos, valores e descrições completas dos pratos e complementos, para que o consumidor consiga selecionar apenas o que ele deseja comer.

Uma mesa com cardápio QR code é outra alternativa que facilita com que o cliente faça suas próprias e personalizadas escolhas, sem nem precisar de garçom.

Snack behaviour

O snack behaviour diz respeito ao comportamento de comer snacks e, muitas vezes, substituir refeições através dele.

Amendoins, batatas fritas tipo Ruffles e Lays, mas também fatias de pizzas, sanduíches, salgados, açaí e tudo o mais que se encaixar na categoria “snack”.

Veja: não necessariamente os snacks são relacionados a fast food, ok? Podem ser também, mas não apenas, afinal, uma barra de cereal é considerada um snack.

Tenha isso em mente para o seu negócio este ano se quiser vê-lo deslanchar. Com a correria da rotina, esses “pequenos lanches” tem ganhado muita importância para o consumidor.

Experiências de almoço/jantar imersivas

Para 2023, outra grande tendência é que os restaurantes possam oferecer experiências de almoço ou jantar mais imersivas, como almoços/jantares temáticos, música ao vivo e outras atividades que criem uma atmosfera única e divertida para os clientes.

Falando sobre música ao vivo, essa não é exatamente uma tendência e grande novidade, mas a verdade é que muitos empreendedores ainda não investem no serviço, que pode não sair tão caro e ser um grande atrativo para os clientes.

Não importa o gênero, se pop, samba, pagode ou clássica: a música tem um poder incrível de unir as pessoas e, o melhor de tudo, fazer elas comprarem também.

Além de valorizar artistas locais e a cultura como um todo, você ainda tem a oportunidade de atrair e fidelizar mais clientes a partir da iniciativa.

Outros benefícios da música: alívio da ansiedade, do estresse, melhora do humor, estímulo da criatividade e possibilidade de confraternização entre as pessoas.

Solta o som, DJ!

Fusion cuisine

Apesar do nome em inglês, o fusion cuisine ou food cuisine, em tradução livre, significa “fusão de cozinhas” ou “cozinha de fusão”.

É algo que muitos chefs e cozinheiros já fazem há tempos e que, agora, tem ganhado cada vez mais adeptos e relevância.  

Essa é uma cozinha que combina elementos de diferentes tradições culinárias, de diferentes regiões, cidades, estados, países e culturas de maneira geral.

É como, por exemplo, misturar, em um prato ou menu, a culinária japonesa com a mexicana, ou a brasileira com a tailandesa, a argentina com a americana, e por aí vai.

Legal, né? Que tal promover essa iniciativa no seu restaurante em 2023 considerando que a tendência está em constante crescimento?

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