COMO VENDER MAIS COM ESTRATÉGIA DIGITAL

Conteúdo, anúncios, otimizações, dados e a entrega do que você vende exatamente para quem quer comprar.

COMO VENDER MAIS COM ESTRATÉGIA DIGITAL

Você já deve ter percebido: não basta ter uma comida maravilhosa se ninguém sabe que o seu restaurante sequer existe.

Também não adianta ter Instagram só por ter, postando foto de prato por postar, sem estratégia, achando que isso vai encher as mesas ou bombar o seu delivery.

Se você quer atrair mais clientes, vender mais e crescer de verdade, precisa ter uma estratégia digital bem feita, dono(a) de restaurante!

E não, não precisa ser especialista em marketing pra isso.

Com algumas dicas práticas, já dá pra ver um mínimo resultado.

Vem com a gente que a gente te mostra como fazer isso!

Começando a montar a sua estratégia digital

Antes de sair postando qualquer coisa, você precisa responder a três perguntas básicas:

  1. Quem é o seu público?
  2. Onde esse público está?
  3. O que você quer que ele faça?

Vamos por partes.

Se o seu restaurante é familiar e atende mais a sua região apenas, com pratos mais acessíveis, o tipo de conteúdo que você vai criar é bem diferente de um bar descolado que atrai jovens no centro da cidade, concorda?

Cada público tem um jeito de se comunicar, um tipo de imagem que gosta de ver e uma rede social preferida.

Se a sua clientela tá mais no Instagram, você deve focar lá.

Se o pessoal busca muito no Google, invista em aparecer bem por lá.

Já se o WhatsApp é a forma mais usada pra fazer pedidos, então é o WhatsApp!

Isso significa que você não pode estar nas outras redes sociais e ferramentas? Não!

Presença digital é tudo e ela não precisa ser limitada!

Sua marca pode estar em vários lugares para que o seu cliente sempre lembre de você. O que estamos falando aqui é sobre foco.

Depois disso, pense no objetivo:

  1. Você quer mais pedidos no delivery?
  2. Mais reservas no salão?
  3. Vender um prato novo?
  4. Tudo isso junto?

Respondendo a essas perguntas e estando tudo bem claro, você já tem algo para dar um pontapé na sua estratégia.

Leia também: Marketing de influência para restaurantes

“Conteúdo é rei”

Essa frase, apesar de já batida no mundo do marketing digital, ainda faz muito sentido porque a parte mais visível da estratégia digital é o conteúdo.

Ainda que você esteja fazendo um anúncio, por exemplo, existe conteúdo na arte, no vídeo, na legenda…

Ah! E aqui vai um segredo: seu conteúdo não precisa ser perfeito para você vender mais, tá?

O que importa é mostrar o seu negócio com o mínimo de qualidade e constância.

Você pode postar:

  • Pratos sendo preparados
  • Bastidores da cozinha
  • Depoimentos de clientes
  • Promoções relâmpago
  • Histórias dos ingredientes, do chef, do dia a dia
  • Dicas simples: como esquentar a comida do delivery, como combinar molhos, etc.

O vídeo ainda funciona muito bem, viu?

Um Reels de 15 segundos mostrando um hambúrguer na chapa com aquele queijo derretendo pode valer mais do que mil palavras.

Não precisa postar todo dia, mas, como dissemos anteriormente, seja constante.

Lembre-se também de responder os comentários, mensagens e marcações.

Rede social é uma via de mão dupla. E é feita para interagir!

Gif rosa e azul com texto "Seu restaurante precisa de um sistema de gestão integrado" ilustra post sobre estratégia digital.

Vender com anúncios vale a pena?

Agora vamos falar dos anúncios.

Respondendo a pergunta do tópico: sim, vale muito!

Muita gente ainda tem medo de investir nessa parte, acha que é caro ou não sabe fazer.

Mas dá pra começar com pouco e ir aprendendo na prática.

Quando você faz um post bom, com foto bonita e chamada atrativa, pode impulsionar pra mais pessoas da sua cidade. Pode anunciar só pra quem tá a 5 km do seu restaurante. Ou só pra quem curte hambúrguer, comida caseira, pizza… Dá pra segmentar bem.

O segredo é: comece pequeno. Invista ali uns R$ 10 ou R$ 20 num post de destaque. Vê quantas pessoas clicaram, quantas vieram pelo anúncio. E vai ajustando.

Nada de clicar no botão “Impulsionar” sem pensar!

O ideal é que você faça campanhas no Gerenciador de Anúncios do Meta Business Suite, escolhendo um objetivo claro (como “Mensagens no WhatsApp” ou “Visitas ao perfil”) e testando formatos.

Não esqueça de ter um bom CTA ou chamada para ação!

Exemplos: “Peça agora pelo nosso WhatsApp” ou “Clique e conheça nosso cardápio”.

Se puder contratar um profissional ou agência especializados, como nossos parceiros da Scale Company, ainda melhor!

Otimize o que puder

Conteúdo é bacana, anúncio também, mas como tá o resto da sua “casa”?

Toda bagunçada ou organizada, otimizada pra venda?

Como anda a bio do seu Instagram? Tem o link para o seu WhatsApp ou cardápio digital?

E seu WhatsApp? Já tem o Robô do WhatsApp da Yooga? Tem os horários de funcionamento do seu restaurante?

O Google Empresas (antigo Google Meu Negócio)? Está com os dados atualizados, fotos, avaliações?

Tem gente que decide o que comer por lá, hein…

Aposto que você nunca tinha parado para pensar em todas essas coisas e detalhes, né?

Então não perca tempo e já dá uma olhada pra você sair otimizando absolutamente tudo!

Fidelidade e pós-venda

Você já deve tá “careca de saber” que sai muito mais barato manter/fidelizar um cliente do que conquistar um novo, não é?

Se sim, já sabe que quem já comprou com você precisa ser tratado com carinho.

Assim, compensa apostar em cupons personalizados, promoções exclusivas, mensagens automatizadas no WhatsApp em datas especiais.

Com um sistema como o da Yooga, por exemplo, você consegue fazer tudo isso de forma automatizada e organizada, ainda mais com a nova versão do ZapTurbo.

Ainda consegue acompanhar todos os números e resultados nos relatórios e dashboards pra ver o que tá funcionando e o que não!

Quer coisa melhor?

Quem não mede, não cresce

Entenda: é tudo sobre constância e sobre medição de resultados!

Estratégia digital que é largada no meio do caminho não dá frutos!

Como fazer isso de uma forma simples e prática?

Com a ajuda do sistema da Yooga, você pode, ao conferir os posts que têm mais curtidas, comentários ou mensagens, confirmar se eles aumentaram os pedidos depois de publicados, comparando os dias da semana, os horários e os tipos de conteúdo.

A partir disso, você ajusta a rota.

Pode mudar o tipo de post, mudar o público do anúncio, testar outro prato na campanha...

É sempre um ciclo constante de aprendizado!

Do orgânico ao pago: assista ao nosso aulão!

Recentemente, a Yooga se uniu à Scale Company pra um papo completo sobre como vender mais com estratégia digital, unindo o melhor do conteúdo orgânico ao tráfego pago inteligente.

No vídeo abaixo, você vai aprender:

1️⃣ Como criar conteúdo orgânico que atrai

2️⃣ O que faz um criativo realmente converter

3️⃣ Como montar um cardápio digital que vende sozinho

4️⃣ O caminho certo do tráfego pago

5️⃣ E o famoso remarketing infinito pra não deixar nenhum cliente escapar

Se você quer escalar suas vendas e transformar o digital em aliado do seu restaurante, é só dar o play!

Aproveite e saiba o que a Yooga pode fazer para complementar as suas estratégias digitais: fale com a gente!

Gif rosa e azul com texto "Seu restaurante precisa de um sistema de gestão integrado" ilustra post sobre estratégia digital.