FRANQUIAS DE ALIMENTAÇÃO MAIS RENTÁVEIS

As franquias de alimentação são um dos ramos mais seguros e atrativos para quem quer estar na vanguarda do seu próprio negócio.

FRANQUIAS DE ALIMENTAÇÃO MAIS RENTÁVEIS

As franquias de alimentação são um dos ramos mais seguros e atrativos para quem quer estar na vanguarda do seu próprio negócio.

Uma das razões para isso é que mesmo em tempos de turbulência econômica, o segmento continua crescendo.

A alimentação é a área mais tradicional de franchising e tem potencializado os resultados expressivos desse mercado.

Nesse sentido, se você definir bem o setor, saiba que existe uma grande variedade de franquias com os mais diversos valores de investimento, alimentos e práticas no mercado.

Comece a leitura deste texto para saber tudo sobre franquias alimentares, quais são as mais rentáveis, dicas e benefícios.

O que é uma franquia?


O sistema de franquia é um modelo de negócio em que uma marca dá direitos a um investidor.

Na prática, isso significa que o franqueado paga para usar todos os elementos de um sistema de gestão, voltado para parte de logística, e até mesmo logística internacional, incluindo logotipo, patentes, infraestrutura, produtos e modo de produção.

O aspecto mais importante desse sistema é a padronização de atividades e produtos. Ou seja, quem inicia uma franquia com estabelecimentos da área de alimentos deve replicar todo o processo exato de fabricação do franqueador.

Como funcionam as franquias de alimentação?


De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), a receita registrada no setor de alimentos em 2018 foi de R$ 45,82 bilhões.

No ano de 2019, o faturamento total foi de R$48,39 bilhões e, em 2020, R$40,89 bilhões.

Além dos resultados positivos, as franquias de alimentação oferecem a possibilidade dos franqueados atuarem em diferentes mercados e atraírem públicos muito diversos.

Nessa área podemos encontrar:

  • Redes de fast food;
  • Refeições completas;
  • Lanches;
  • Doces e sobremesas.

Outra força motriz do setor é atender não só o público que compra no balcão, mas também trabalhar com delivery. Ou seja, receber pedidos por telefone, site e aplicativo.

Essa vantagem amplia as capacidades do formato de franchising sem necessitar, por exemplo, ser um restaurante completo.

Desta forma, é possível trabalhar com modelos de negócio que apenas atendem os clientes a partir de entregas, flexibilizando os locais de negócio.

Quais são as melhores franquias de alimentação?


Com um mercado tão lucrativo quanto fabricantes de máquinas e equipamentos industriais, é claro que existem muitas franquias de destaque no Brasil.

Esse tópico é para você conhecer algumas das empresas mais rentáveis nesse modelo de negócio. Prossiga a leitura para conhecê-las e entender como elas se diferenciam.

Montana Grill

A marca Montana Grill é uma rede que apresenta diversas vantagens para quem busca investir no mercado alimentício.

O franqueador dá um bom suporte ao franqueado, auxiliando na negociação e seleção de locais comerciais.

As franquias de alimentação sempre acompanham a mesma arquitetura para o desenvolvimento das unidades.

Da mesma forma, o franqueador dispõe de treinamentos e manuais para o dia a dia da operação da unidade, bem como para a gestão comercial. Isso sem esquecer o trabalho de marketing necessário de tempos em tempos.

Essas são as formas de atendimento que ajudam os empresários sem experiência a conseguir gerir o seu próprio negócio.

Jin Jin

O modelo de franquia é atrativo porque o empreendedor adota um negócio mais simples, estruturado e de uma marca já conhecida, assim como ocorre em casos de empresas credenciadas para sacolas personalizadas para loja.

Uma das opções para investir nesse segmento é a Jin Jin, marca especializada em culinária asiática, oferecendo pratos japoneses e chineses, entre outros.

A franquia está no mercado há mais de 20 anos e hoje conta com mais de 70 unidades em todo o Brasil, distribuídas em 12 estados. Seu modelo de negócios é especializado em lojas para shoppings.

Nutty Bavarian

Especializada em castanhas glaceadas, a Nutty Bavarian trabalha com quiosques no mercado de alimentos.

Nesse sentido, a empresa pode ser atrativa para quem quer investir em empresas lucrativas com número reduzido de funcionários.

Existem três tipos de quiosques que podem ser instalados em shoppings, aeroportos, cinemas, casas de shows, entre outros.

O primeiro tipo é o Deluxe, que tem frente de serviço e mais espaço dedicado ao estoque. O segundo é o Premium, com duas frentes de atendimento e maior espaço de exposição de produtos.

Por fim, há o modelo Standard, um quiosque com cobertura e mais espaço para convívio.

Em todos os casos, os franqueados recebem a estrutura pronta, flexibilidade de horário e implantação.

Cacau Show

É uma rede especializada em chocolates. Fundada em 1988, a empresa é uma das maiores redes do Brasil. Expandiu para o ramo das franquias em 2004.

Atualmente, a marca tem mais de 2.000 lojas instaladas em todo o país em modelos de investimento diferentes.

A Cacau Show trabalha com cinco modelos de franquia: microfranquia de distribuição, microfranquia Cacau Show, microfranquia gelateria, quiosque e loja convencional.

Cada uma delas varia em termos de investimento inicial. Por exemplo, a microfranquia de distribuição tem investimento inicial a partir dos 19 mil reais. Já a microfranquia Cacau Show começa nos 35 mil reais.

Dicas para ter uma franquia de alimentos


Você pode seguir diversos segmentos da indústria alimentícia. Desde redes de fast food até restaurantes que focam na alimentação saudável, uma grande variedade de alimentos pode ser vendida.

No entanto, independentemente do tipo de comida que um estabelecimento oferece em seu cardápio, existem elementos básicos para administrar uma franquia de alimentação adequadamente. Veja quais são eles agora.

Mantenha-se fiel à personalidade da marca

Para se sair bem nesse processo, é importante que as suas decisões não sejam contrárias à natureza do franqueador.

Ao se manter fiel à identidade da marca, você transmite credibilidade aos seus clientes, tornando-os ainda mais satisfeitos.

Ao pensar em instalar uma camara fria para cerveja no local, por exemplo, pergunte-se se está de acordo com o conceito que a marca propõe.

Se sim, continue com essa ideia. Mas se essa decisão entrar em conflito com a identidade da franqueadora, às vezes é melhor dar um passo atrás e repensar a decisão.

Motive a equipe constantemente

A vida diária de um restaurante é difícil para todos. Nesse contexto, ter uma equipe motivada é essencial para trabalhar de forma harmoniosa e alcançar todo o potencial da franquia.

Por isso, tente inovar no reconhecimento que dá ao time de colaboradores. Incentive-os a treinar para atender os clientes cada vez melhor. Tudo isso contribui para aumentar a produtividade.

Também é importante reiterar que cada empresa tem um perfil de colaboradores e equipes. Então, saber qual a melhor forma de corresponder aos perfis é decisiva.

Procure bons negócios

Procure negociar sempre o melhor preço com os fornecedores do produto que necessita.

Ter uma franquia de relevância pode ajudar a garantir que os melhores produtos cheguem aos seus clientes com os melhores preços.

A consciência da importância do restaurante no mercado é significativa para você exercer seu poder de barganha sobre fornecedores.

Tenha procedimentos internos claros

Os produtos que seu restaurante oferece devem ter um processo de fabricação claramente definido, claro e eficaz.

Defina esses processos para garantir que os pratos e os aventais descartáveis dos funcionários, por exemplo, sejam armazenados de forma correta e higiênica e cheguem à mesa do cliente com qualidade.

Outro aspecto importante é conhecer todos os processos a fundo para poder explicá-los à equipe em caso de dúvidas ou erros.

Além disso, é primordial fornecer treinamento para que os funcionários saibam aplicar corretamente os processos operacionais.

E se você quer treinamentos mais bem sucedidos e o acompanhamento fácil de toda a sua equipe, conte com a plataforma de ensino Yooga Edu. Nela, é possível reunir os treinamentos da sua franquia de alimentação em um só lugar, com acesso exclusivo para os seus colaboradores.

Além disso, você conta com aulas e conteúdos sobre Empreendedorismo, Finanças, Marketing e Vendas, Estoque e Produtos, Operação, Delivery e Redes Sociais.

Fale com um de nossos especialistas e entenda como uma trilha de aprendizado pode auxiliar no dia a dia de gestão do seu negócio.

Vantagens de investir em franquias de alimentação


Muitos veem na franquia, seja de produtos, como no caso de venda de churrasqueira pré moldada ou mesmo no setor alimentício, uma oportunidade para garantir boa estabilidade financeira.

Isso porque a franquia oferece diversas vantagens e, na verdade, a alimentação é um dos segmentos mais rentáveis. Saiba os motivos para isso a seguir.

Reconhecimento de marca

É cada vez mais comum que as pessoas vivam, trabalhem e estudem em diferentes pontos da cidade.

Nesse sentido, não é incomum decidir um local para jantar com base na localização e experiências anteriores.

É mais lucrativo ter um negócio estabelecido no mercado do que começar a construir uma reputação de marca do zero.

Baixa complexidade

Embora sejam exigidas todas as licenças sanitárias para confecção de bolos confeitados, o setor de alimentação é menos burocrático.

Além de tempo, você economiza dinheiro e tem mais capital para investir na infraestrutura do seu restaurante, comprar melhores equipamentos e investir dinheiro em marketing, vendas e recursos humanos.

Mercado amplo

Desde restaurantes de massas a cadeias de alimentação saudável, hamburguerias e fast food, haverá sempre um bom público para conhecer o seu negócio.

Por isso, também é importante lembrar que pontos importantes devem ser analisados ​​com muito cuidado, como localização, concorrência na área e preferências dos seus potenciais clientes.

Entenda como a automatização dos processos pode trazer benefícios para a sua franquia, com um sistema de gestão para o controle e gerenciamento de ponta a ponta.

Custos de publicidade baixos

Ao abrir uma franquia as despesas com marketing são menores. Principalmente por que se trata da divulgação de um nome já estabelecido no mercado

Sendo assim, sobram recursos para aprimorar a infraestrutura e realizar reparos na gestão do local, como por exemplo na gestão de condomínios.

É por isso que as franquias de alimentação se revelam um segmento tão rentável e popular em todo o país.

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Yooga é um sistema de gestão, delivery próprio e fiscal completo voltado para o setor da alimentação e oferece o máximo de soluções para o seu negócio. Otimizando o trabalho diário e minimizando o tempo de produção dos pratos na cozinha da sua franquia.

Ainda, oferece auxílio e assistência para a gestão de estabelecimento diversos.

Uma franquia de restaurante de sucesso precisa das soluções mais completas pelo melhor custo-benefício. E que melhor atende às suas principais necessidades e possibilita maior controle dos gastos, ganhos, pedidos e entregas.

Que tal um upgrade com o sistema de gestão para franquias e redes mais poderoso e suave do mercado?

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.