EVITANDO CAIR NO GOLPE DO PIX E PERDER DINHEIRO NO SEU RESTAURANTE

Proteja a saúde financeira do seu negócio com essas dicas do Yooga Blog.

EVITANDO CAIR NO GOLPE DO PIX E PERDER DINHEIRO NO SEU RESTAURANTE

Se você já caiu no golpe do PIX no seu restaurante, não se preocupe: você não está sozinho ou sozinha nessa.

Com a popularização do meio de pagamento, golpistas passaram a mostrar comprovantes falsos aos empreendedores que, na correria do dia, acabavam aceitando e deixando passar.

Ao fechar o caixa, o susto: o dinheiro do pagamento não estava lá.

Mas, por incrível que pareça, este não é o único golpe do PIX que pode ser aplicado. Este, chamado de golpe do comprovante falso, é apenas um deles.

Dá pra acreditar que existem golpes que podem vir até mesmo de dentro do seu restaurante?

No post de hoje, falaremos mais sobre este tema, fornecendo dicas para que você consiga evitar cair nas fraudes, independente de qual tipo sejam.

Acompanhe!

Tipos gerais de golpe envolvendo o PIX

Golpe do comprovante falso

Este foi o que falamos agora há pouco.

Nele, o golpista mostra, presencialmente, um comprovante falso idêntico ao original ou o envia para o estabelecimento via WhatsApp.

Golpe do cadastro de chave

Neste, o golpista envia um link, como se fosse do banco, com dados pessoais da vítima a serem preenchidos.

A alegação principal é o cadastro de uma chave PIX, porém o que acontece é que a vítima não tem nenhuma chave cadastrada e ainda cede dados sensíveis como data de nascimento, nome completo, CPF, senhas e outras informações que facilitam golpes, incluindo a clonagem de cartões.

Golpe do agendamento ou do envio errado

No golpe do agendamento ou golpe do PIX agendado, rola dos criminosos fazerem um agendamento de PIX para a pessoa que sofrerá o golpe.

Ao entrarem em contato com ela para pedirem o dinheiro de volta, alegando ter sido um engano, eles cancelam este agendamento logo após receberem a quantia.

O mesmo acontece no golpe do PIX errado - com a diferença de que o que é falso não é o agendamento, e sim a própria transferência.

Golpe da antecipação

Neste, o criminoso finge que é do banco e informa que alguém tentou fazer um PIX para a vítima, dizendo que o valor cairia no dia seguinte.

Ao entrar em uma aplicação fraudulenta com toda “a cara” do banco, a vítima é coagida a fazer algo como se fosse um PIX para a pessoa que de quem ela receberia o dinheiro, com um aviso na tela que diz para cancelar o “PIX antecipado”.

Só que, no fim, o que ocorre é que a vítima realmente acaba fazendo o PIX para o golpista.

Golpe do robô

Com o advento de jogos do tigrinho e das bets online, este é o que mais rola no Instagram.

São sites e perfis criminosos em redes sociais que dizem que, quem enviar um PIX em determinada quantia, irá recebê-la com um valor até 10x maior.

No fim das contas, é claro que isso não se sucede e, além de perder a grana, a pessoa perde os seus dados.

Triste!

Banner azul e rosa com dizeres "Sua cafeteria/sua hamburgueria/sua pizzaria precisa de um sistema de gestão integrado".

Uso do PIX em restaurantes: o que mais pode dar errado além dos golpes

É claro que todos os golpes citados anteriormente podem ocorrer em locais como bares e restaurantes. Pessoas físicas e jurídicas estão, sim, sujeitas a cair em cada um deles.

Entretanto, fora todos esses, quem administra um negócio pode sofrer outros golpes, erros ou desfalques.

Muitas vezes, eles nem são feitos de forma intencional e ruim, mas é preciso que o dono do bar ou restaurante preste atenção a estes pequenos detalhes.

Um deles é confiar em um funcionário para fazer a conferência do PIX enviado pelo cliente.

Seja na hora, por meio da tela do celular, ou vendo o caixa/sistema do restaurante para conferir se o PIX “bateu”, este ato, além de deixar informações sensíveis expostas, abre precedentes para falhas humanas.

Outro erro é registrar esses pagamentos manualmente, seja por uma planilha ou caderno, algo que, de igual maneira, expõe dados e, convenhamos, é zero seguro.

Por fim, algo que também é feito por muitos empreendedores é conferir, por eles próprios, o recebimento dos pagamentos ou, ainda, “conferir a conferência” do funcionário por cima.

É muita perda de tempo e eficiência, concorda?

Isso tudo em meio a um restaurante lotado, pedidos chegando a todo momento no delivery, mensagens no WhatsApp e todas as demais implicações e responsabilidades de se ter um negócio, pode acabar atrapalhando - e muito! - o fluxo da operação.

Caí em um golpe, e agora?

Se você entrou para as estatísticas e foi mais um ou uma que caiu no golpe do PIX, calma, não se desespere.

1) Entre em contato imediatamente com o seu banco, explique a situação e procure se informar sobre o procedimento de devolução do PIX pelo mesmo;

2) Registre o caso na polícia por meio de um boletim de ocorrência.

Como evitar cair no golpe do PIX

Existem diversas maneiras de evitar cair no golpe do PIX.

Além de conferir se o dinheiro caiu na conta na hora, você pode evitar clicar em links desconhecidos, usar somente o aplicativo oficial do seu banco, não acreditar no que te dizem por SMS, e-mail ou ligação, e até mesmo não usar redes públicas de wi-fi, que geralmente apresentam um baixo nível de criptografia e segurança.

Para quem tem um restaurante, a dica principal é ter um sistema de gestão que seja seguro e que conte com funcionalidades que ajudem o problema a ser evitado.

O da Yooga, por exemplo, conta com o PIX automatizado no PDV.

Com ele, um QR code é gerado automaticamente na tela do computador ou do celular usado pela equipe do restaurante, e o consumidor deve lê-lo, com o seu próprio celular, para realizar o pagamento.

A transação só é concluída quando, enfim, o sistema confirma que o pagamento foi feito com sucesso e o dinheiro já está na conta.

E por que o usar o PIX automatizado no PDV?

A resposta é simples!

↪ Eliminação da necessidade de maquininhas de cartão;

↪ Aceleração do processo de pagamento e consequente redução de filas (se este for o caso);

↪ Mais privacidade para os seus dados;

↪ Maior comodidade;

↪ Redução do risco de fraudes;

↪ Mais segurança e eficiência para a sua operação.

Se você é dono de restaurante ou outro negócio do ramo alimentício e se interessou pela solução e pela funcionalidade, não perca tempo e converse com um de nossos especialistas para saber mais.

Banner azul e rosa com dizeres "Sua cafeteria/sua hamburgueria/sua pizzaria precisa de um sistema de gestão integrado".