HAMBURGUERIA LUCRATIVA: VEJA COMO FOI O MAIOR ENCONTRO DE HAMBURGUEIROS DO ES

Uma experiência imersiva com empreendedores que transformam hambúrgueres em lucratividade.

HAMBURGUERIA LUCRATIVA: VEJA COMO FOI O MAIOR ENCONTRO DE HAMBURGUEIROS DO ES

Foram mais de 4 horas cheias de aprendizados, insights, networking e, claro, burger pra dar e vender.

O evento Hamburgueria Lucrativa, o maior encontro de hamburgueiros do Espírito Santo, foi realizado na última terça-feira (09), no Cerimonial Oásis, em Vitória-ES, e contou com a presença de convidados ilustres do universo hamburgueiro.

Vamos saber mais sobre foi essa manhã e início de tarde incríveis?

É só continuar o post!

Registro do evento Hamburgueria Lucrativa, em Vitória/ES.
Tudo pronto para o maior encontro de hamburgueiros do Espírito Santo!

Um evento feito para servir à comunidade

Promovido pela Yooga, o evento, após um delicioso coffee break de boas-vindas, teve a sua primeira fala vinda do próprio fundador e CEO da empresa, Vinicius Melo.

Ali, Vini - como é mais conhecido - falou sobre a importância de momentos como aquele, onde o empreendedor e dono de hamburgueria sai da operação para adquirir mais conhecimento.

A gente tá aqui hoje não é pra vender. É pra servir. Para nos posicionarmos como alguém do Espírito Santo que está aqui para servir, em um evento de qualidade, com gente de alto nível… Por isso, eu queria parabenizar vocês por estarem aqui com a gente nesse dia incrível”, introduziu.

Em seguida, foi a vez de jogar para a plateia e conferir como estavam as expectativas para o Hamburgueria Lucrativa.

Um dos participantes era também um Vinicius, do Restaurante Espigueiro, em Pedra Azul/ES.

“Eu não tenho hamburgueria, mas quis vir prestigiar o evento, conhecer histórias, isso tem tido cada vez mais valor pra mim. Parabéns por apoiar a comunidade”, comentou o empreendedor.
Registro do evento Hamburgueria Lucrativa, em Vitória/ES. Na foto, o CEO da Yooga, Vinicius Melo.
Casa cheia e o CEO da Yooga, Vinicius Melo, no comando: "estamos aqui para servir".

A história do Gol Burger

Passado o momento inicial, quem assumiu o palco foi Luiz Felipe Torezani, CEO e chef de cozinha do Golburger e Golzin Smash, com mais de 300 pratos criados.

O Golburger, para quem não sabe, é campeão na categoria Hambúrguer do Prêmio HZ Gastrô 2023 e lugar de referência na gastronomia de Vila Velha/ES com mais de 12 anos de história.

Formado em Gastronomia pela Faculdade Novo Milênio e com especialização pela Le Cordon Bleu Peru, Luiz Felipe deu início ao seu painel contando um pouco da história do Gol Burger, desde o seu início, em 2011, com apenas dois funcionários e 30 metros quadrados de restaurante, até os dias atuais.

Ele revelou que, para realizar o sonho da hamburgueria, teve que pegar R$ 130 mil emprestado quando, em sua conta corrente, só havia R$ 217,00.

No ano seguinte, em 2012, foi quando ele e a irmã, sua sócia, se mudaram para o endereço atual do empreendimento, na Rua 15 de Novembro, na Praia da Costa, em Vila Velha/ES.

Em 2014, veio o primeiro estouro do Gol Burger, com fila de espera e tudo. Na época, o jornal A Gazeta havia promovido um concurso e eles ficaram em segundo lugar. Foi ali que o empresário precisou sair da cozinha e ir para o salão, de acordo com ele.

Já em 2016, a hamburgueria se transformou na casa dos sonhos e já tinha previsão de faturar R$ 500 mil mensais.

Registro do evento Hamburgueria Lucrativa, em Vitória/ES.
Olhares atentos enquanto o chef e CEO do Gol Burger, Luiz Felipe Torezani, conta a sua história.

Mas, como nem tudo são flores, em dezembro de 2017, Luiz Felipe descobriu um tumor e precisou se afastar do trabalho por oito meses, fazendo de 2018 um dos anos mais difíceis da história da empresa.

“No mercado, fala-se muito em sair da operação, mas sem falar que o que a gente sabe fazer de melhor tá ali”, contou, emocionado.

Em 2020, com a pandemia, a hamburgueria teve que se reinventar e passou a servir também almoço.

Já em 2022, veio a inauguração do Golzin Smash Burger, uma nova unidade também na Praia da Costa focada em smash burgers.

Por fim, em 2023, foi a hora da tão sonhada e esperada abertura da unidade na capital Vitória/ES, no bairro Praia do Canto.

“Por que eu quis tanto abrir em Vitória? Porque é onde eu me sinto bem”, disse.

Ufa! Que história, não é mesmo?

E para 2024? Bom, tem muita coisa acontecendo por lá nas casas do chef Luiz!

Se quiser acompanhar tudo tim-tim por tim-tim, é só seguir o @golburger no Instagram.

Registro do evento Hamburgueria Lucrativa, em Vitória/ES. Na foto, o empresário Luiz Felipe Torezani, do Gol Burger e Golzin Smash Burger.
O empresário Luiz Felipe Torezani, do Gol Burger e Golzin Smash Burger.

A lucratividade do Gol Burger dividida em itens

Pensa que a participação do chef Luiz Felipe Torezani acabou por aí? Não mesmo!

Aos presentes, o empresário revelou o que o fazia ter mais lucro no Gol Burger.

Prepara o print ou o papel e a caneta!

1) Ficha técnica

“Com todos os elementos de uma receita com fator de correção, processos para execução da mesma, e chegando ao valor de CMV teórico. Lembrem-se que receituário é diferente de receita. Coloquem e anotem tudo”, explicou.

2) Controle de estoque

Com entradas, saídas, saldo parcial, saldo final, controle de despesas, controle de produção e auditoria.

“Estoque é chato, mas necessário. ‘Ah, mas eu fiz tudo certo no mês’, mas se não tiver controle de estoque vai dar errado”.

3) Margem de contribuição

Margem de contribuição = receita - custos e despesas variáveis

4) Precificação correta dos pratos

5) Processos

“Criem processos em relação a tudo. Quando estamos na operação é que entendemos os melhores processos e como fazer eles. Eu tô falando pra vocês ficarem na operação, não pra ficarem grudados na chapa. Quando os processos são bem definidos, a equipe tem clareza e o objetivo não se perde. O lucro é a consequência das atitudes tomadas pela empresa dentro de um período”, recomendou.

Questionado por um dos participantes da plateia sobre o que fazer para vender mais no seu churrasquinho, Luiz foi categórico:

“Criar novidades com recorrência e cuidado pra entender o que o cliente tá esperando de você. As fotos do Gol até hoje são minhas, por exemplo. Então, qual é a novidade do churrasquinho? Qual o diferencial? Tenta pensar nisso, como criar a melhor experiência pro seu cliente e como você vai vender ela”.
Gif rosa e azul com texto "Seu restaurante precisa de um sistema de gestão integrado" ilustra post sobre o evento Hamburgueria Lucrativa.

Fazendo do limão, uma limonada

No segundo painel do dia, Rafinha Soares, fundador do renomado podcast Falando de Delivery e CMO da PDV PRINT Embalagens, com mais de 5 mil restaurantes sendo atendidos todos os meses, foi o foco das atenções da galera.

Além de parabenizar os presentes por estarem ali e falar sobre a relevância do conhecimento, sua fala, bem completa, passou por temas como experiência do cliente, entendimento do produto, estratégia, delivery e muito, muito mais.

O conhecimento ninguém tira da gente. Com conhecimento, a gente pode dar errado em uma empresa e dar certo na outra. O mercado começa, muitas vezes, por gostar de cozinhar, mas não tem muito conhecimento sobre gestão, sobre empreender, e a gente é tomado pelos desafios todos os dias”, atestou.

O empresário mostrou, ainda, por meio de cases da marca de roupas Reserva, uma grande inspiração para ele, como era possível se aproveitar de situações inesperadas para atrair o público.

Um dos exemplos foi quando uma das lojas da marca, em Jardins/SP, foi assaltada.

Ao invés de se lamentar, o CEO e cofundador da Reserva, Rony Meisler, fez do limão uma limonada, promovendo uma liquidação de última hora, registrada por meio do vídeo abaixo.

Conforme conta Rony na descrição do vídeo:

"Ó céus, ó vida, ó isso, ó aquilo... Coisa mais chata gente que só vive reclamando da vida! Na primeira semana de dezembro nossa loja dos Jardins foi assaltada de madrugada. Antes disso, a loja estava linda e pronta para o Natal. Nossa incrível equipe se reuniu de manhã, limpou e reorganizou a loja e não apenas a abriu (sem vidro na vitrine) como bateu a meta do dia às 16h. FAZER ao invés de RECLAMAR. Por isso, resolvemos nos inspirar neles e fazer do vídeo de lançamento de nossa liquidação um exemplo de que melhor do que chupar o limão é fazer uma limonada com ele."

Produto não deve ser esquecido

Apesar do marketing feito em cima da questão anterior, Rafinha, fazendo relação com o evento Hamburgueria Lucrativa, chamou a atenção da galera para o produto de cada hamburgueria, que é o principal e não deve ser esquecido.

“A gente tem que olhar pra cases como esse e ver como aplicá-los para o nosso negócio. A matéria-prima da inovação não é a tecnologia, é a audição. Saber ouvir o seu cliente. Experiência tem a ver com ocasião de consumo do seu público. Ela é o melhor marketing”, indicou.

Pegando carona no nome de seu podcast e falando especificamente sobre delivery, Rafinha explicou que, no fim do dia, este é um canal a mais de geração de receita e, por isso, deve ser tratado de tal forma.

Ele indicou perguntas para se fazer e conhecer melhor o cliente, como em qual horário o movimento sobe, qual horário o ticket médio é maior, qual é o maior motivo das reclamações do delivery, qual o melhor raio de entrega, entre outras.

Perguntas essas que, como sabemos, podem ser respondidas por meio dos dados e insights estratégicos presentes nos relatórios fornecidos pela Gestão Suave da Yooga.

“Hoje, muitas empresas têm metade da receita vindo do delivery quando ela não é a principal. Delivery, no fim do dia, é sobre entrega, então óbvio que isso vai ser o mais desafiador. Quem pede delivery não busca somente comer… Busca também conveniência, experiência e agilidade”, afirmou.
Registro do evento Hamburgueria Lucrativa, em Vitória/ES, com Rafinha Soares, do Falando de Delivery.
O fundador do renomado podcast Falando de Delivery e CMO da PDV PRINT Embalagens, Rafinha Soares.

Movido pelo social

Encerrando os painéis do dia, Ademário Silva fechou o bate-papo com chave de ouro.

Responsável por montar seu próprio castelo, a Ex Burguer, o empresário, que também já foi ambulante, começou a sua história na São Paulo dos anos 80, após vir da Bahia, sua terra natal, onde não tinha nem mesmo o que comer.

A sua confiança em Deus foi o que o moveu até ele começar a trabalhar no Bob’s e, a partir dali, começar, também, a transformar os seus sonhos em realidade como empreendedor, afinal, foi do Bob's que veio grande parte de seus aprendizados.

Após uma dispensa da rede, Ademário começou a Ex Burguer, vendendo lanches na sua própria garagem, no bairro Jardim São Luiz, em São Paulo. O ano era 2012.

Hoje, com seu foco principal na periferia, a rede de franquias já vende, junta, mais de 200 mil hambúrgueres por mês e é sucesso nas quebradas da Grande São Paulo, com lanches com bom custo-benefício, democratizando o acesso das comunidades.

Registro do evento Hamburgueria Lucrativa, em Vitória/ES. Na foto, o empresário Ademário Silva, da Ex Burger.
O empresário Ademário Silva, da rede Ex Burger.e do projeto Fast Food para Todos.

Segundo o empresário, como revelado nesta entrevista concedida à Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), na periferia existiam muitos lanches “baratos e feitos de qualquer jeito”.

Logo, o objetivo era criar algo que coubesse no orçamento, mas que fosse feito com produtos de qualidade.

Com slogan “A periferia venceu”, a Ex Burguer hoje está em processo de licenciamento e conta com quase 70 franqueados, recebendo diversas propostas de grandes redes.

“Não topo porque a marca é para o pequeno empreendedor, é para quem pede a conta, para quem tem buffet, para quem, muitas vezes, não tem nem o que comer. 100% dos meus franqueados ficam nas comunidades. O que mais me move nesse país é o social”, contou para os presentes no Hamburgueria Lucrativa.

Fast Food Para Todos

Entre diversas fotos relembrando a sua trajetória e após compartilhar sobre a venda de lanches por atacado para casamentos, aniversários e até funerais, a partir de um questionamento feito sobre quantas crianças de periferia já teriam ido a um fast food, Ademário falou sobre outro projeto que também toca: o Fast Food Para Todos.

Nele, são distribuídos lanches, de forma gratuita, para crianças e jovens da periferia de todo o Brasil.

Neste vídeo, por exemplo, feito pela TV Nova Nordeste, o projeto entrega lanches com a participação de Ademário e de outros voluntários no Recife.

Para além da Ex Burguer, a participação de grandes redes e marcas, vale lembrar, também é bem-vinda, até porque, como dizem por aí, “uma andorinha sozinha não faz verão”. No evento, a própria Yooga já demonstrou interesse em trazer o projeto para o Espírito Santo.

Parceiros, hamburgada e preparação de pratos ao vivo

E se você tinha imaginado que o evento Hamburgueria Lucrativa tinha sido “só” tudo isso de participação desses caras inspiradores e os seus riquíssimos compartilhamentos de histórias e dicas para vender mais nas hamburguerias, se enganou!

Ainda teve uma hamburgada, com distribuição de hambúrgueres do Gol Burger, refrigerante e Red Bull para os participantes, além da preparação de lanches do estabelecimento ao vivo em uma verdadeira aula-show com o chef Luiz Felipe Torezani.

Um deles foi o delicioso burger Léo Moura, que leva hambúrguer (150g), gorgonzola, bacon, cebola crispy, cebolinha e saboroso sour cream no brioche tostado na manteiga. Hmmmmmmm!!!

Aula-show com o chef Luiz Felipe Torezani. Registro do evento Hamburgueria Lucrativa, em Vitória/ES.
Aula-show com o chef Luiz Felipe Torezani: receita do burger Léo Moura foi uma das preparadas no evento.

E o que dizer da participação dos nossos parceiros como a K2 Distribuidora, a Acimaq Equipamentos Comerciais e a Scale Company?

Bora conhecer um pouco do trabalho desenvolvido por elas?

K2 Distribuidora

A K2 Distribuidora tem o objetivo de resolver todo problema ou dor relacionada a insumos dentro de estabelecimentos food service.

Possui como principais marcas atendidas a Bimbo, a VPJ, primeira empresa no Brasil a contar com o Selo Angus Gold, e a DeMarchi, referência em segurança alimentar mundial.

Acimaq Equipamentos Comerciais

A Acimaq Equipamentos Comerciais é uma empresa que nasceu no Espírito Santo e há 35 anos comercializa todo o tipo de equipamento, voltado para o pequeno ao grande negócio, com entrega em todo o Brasil.

Entre as empresas atendidas estão padarias, escritórios, confeitarias, bares e restaurantes, hamburguerias, entre outros.

Scale Company

Especialista de alta performance em anúncios online, a Scale Company é uma agência de marketing digital focada em estratégias para o crescimento do seu negócio.

Criação de layouts, landing pages, Google Meu Negócio, gestão de tráfego pago, CRM e outros estão entre alguns dos serviços oferecidos pela Scale.

Registro do evento Hamburgueria Lucrativa, em Vitória/ES.
Hamburgada fez sucesso no evento Hamburgueria Lucrativa.

Valeu, pessoal!

Agora sim podemos finalizar, né?

Só temos a agradecer a cada um dos que estiveram presentes e fizeram acontecer o maior encontro de hamburgueiros do Espírito Santo.

Caso você não tenha ido, a gente te agradece também por chegar até o final deste post e por ter acompanhado como foi esse dia especial!

Para quem foi, o que a gente espera é que você tenha aproveitado muito e que coloque em prática, aí na sua hamburgueria, as dicas que nossos convidados deram, combinado?

Queremos ver muitas hamburguerias lucrativas por todo nosso Estado!

Parte do time Yooga envolvido na operação do Hamburgueria Lucrativa: valeu pela presença, pessoal!

Para quem não foi, fique ligado(a) que logo mais teremos mais eventos como esse!

Quem sabe não tem um logo logo na sua cidade? Manda um oi pra gente no nosso Instagram @yoogatecnologia pedindo e falando de onde você é!

Gif rosa e azul com texto "Seu restaurante precisa de um sistema de gestão integrado" ilustra post sobre o evento Hamburgueria Lucrativa.