COMO LIDAR COM IMPREVISTOS FINANCEIROS NO CAIXA?
Todo negócio está sujeito a eles, mas é possível contorná-los sem se desesperar.
Lidar com a gestão financeira de um restaurante, por si só, já é uma tarefa complexa - e a gente sabe disso.
Quando surgem imprevistos, então, piorou!
Mas, como o próprio nome já adianta, eles estão fora da previsão, da rota comum que se espera na rotina diária de um negócio. E… Podem acontecer!
Melhor do que se apavorar, é saber desse risco para resolvê-los e lidar com toda a situação da melhor forma possível, não é mesmo?
Então vem com a gente aprender como você pode fazer isso!
Não subestime o seu planejamento financeiro
Empreendedor(a), não deixe de lado o seu planejamento financeiro, por favor! 🙏
Ele não só vai orientar as decisões do seu dia a dia, como servirá como um “mapa” para os momentos de crise.
E engana-se quem pensa que ele é só um documento comum, viu?
Sim, é claro que ele pode ser “somente” um pdf, mas mais do que isso: um planejamento financeiro real é também pensado, executado, alterado e, enfim, vivido, na prática, corriqueiramente.
Faça um orçamento mensal detalhado
Para começar o seu planejamento, crie um orçamento mensal que contemple todos os custos fixos (aluguel, folha de pagamento, contas de luz, água) e custos variáveis (compra de insumos, marketing, manutenção).
Desse jeito vai ser facinho facinho identificar quais áreas podem ser ajustadas em caso de um imprevisto.
A gente garante!
Tenha uma reserva de emergência
Destinar parte dos lucros para uma reserva de emergência é praticamente uma obrigação sua enquanto dono e dona de restaurante, tá bom?
Ela é justamente para ser usada em momentos como esse, de desespero. 😂
Brincadeirinha!
Mas é feito para esses imprevistos mesmo, onde você precisa consertar equipamentos, lidar com uma queda repentina no número de clientes por conta de uma pandemia ou um desastre natural, entre outros.
Realize previsões de fluxo de caixa
Outra dica bem bacana é você fazer uma projeção de entradas e saídas de caixa com base em históricos de vendas e despesas do seu restaurante.
Sabe por que?
Porque, desta maneira, você consegue antecipar possíveis problemas de fluxo de caixa e se preparar para períodos de baixa receita.
Por exemplo, dependendo da região onde o seu restaurante funciona, pode ser que o período de férias garanta um lugar mais movimentado ou mais vazio.
No caso de mais vazio, o planejamento financeiro e a previsão de fluxo de caixa já irão te ajudar a contornar toda essa situação!
Principais tipos de imprevistos
Ok, falar de imprevistos é relativamente fácil, porém, e na prática?
O que pode realmente acontecer com o seu restaurante que possa se enquadrar como um imprevisto?
Quebra de equipamentos
Restaurante lotado, filas cheias, mesas sem lugar para sentar. Do nada… Sua única geladeira quebra!
E agora?
Pois é.
Como você sabe, equipamentos como geladeiras, fornos, fritadeiras, sistemas de ventilação, entre outros, são fundamentais para a operação de um restaurante.
Quando um desses equipamentos quebra, além do custo do conserto, o restaurante pode perder produtos perecíveis, acarretando prejuízos adicionais, e o principal: os seus clientes.
Você não quer isso, quer?
Logo mais te contamos como solucionar essa parte, guenta aí!
Oscilação de demanda
Como falamos lá em cima, feriados, época de férias, estações e até desastres naturais podem influenciar na demanda do seu restaurante, diminuindo-a.
E não dá pra ficar sem renda e sem pagar os seus funcionários durante essa época, né?
Aumento no custo de insumos
O preço dos alimentos pode variar devido a fatores climáticos, crises econômicas ou até mesmo disputas comerciais internacionais.
O que você faz nessas horas? Repassa o custo para o cliente e aumenta os preços dos pratos do cardápio?
Absorve o custo extra e gasta mais?
Pense que qualquer aumento de insumo inesperado pode afetar diretamente o lucro do restaurante, hein?
Mudanças na legislação
Reforma tributária, arcabouço fiscal, Perse, desoneração da folha de pagamento…
Com certeza você já deve ter ouvido falar ou mesmo estar por dentro de ao menos um desses termos.
No meio disso tudo, podem ocorrer, sim, alterações na legislação trabalhista ou tributária no Brasil, o que pode aumentar diretamente os custos operacionais do seu restaurante, seja por conta de novos impostos ou correção dos antigos.
Então já é bom estar preparado ou preparada! 👀
As melhores maneiras de lidar com os imprevistos
Se preparar para lidar com os imprevistos financeiros do seu caixa não é e não precisa ser um bicho de sete cabeças!
Você pode começar tendo uma rotina de manutenção preventiva dos seus equipamentos, mantendo um calendário regular para checar e realizar a manutenção dos mais críticos, como geladeiras, fornos e fogões, por exemplo.
Já para o aumento do preço nos insumos, a dica é você diversificar os fornecedores e sempre aproveitar para comparar preços e negociar condições mais favoráveis.
Ter uma boa distribuidora de alimentos ao seu dispor também já é um grande passo, que pode ajudar muito.
Para o estoque ser gerenciado de forma eficiente, evitando desperdícios e gastos desnecessários, é claro que recomendamos a funcionalidade de gestão de estoque do sistema Yooga, que, além de te ajudar a controlar melhor o fluxo de insumos, com itens de reposição mínima e ficha técnica, faz com que você priorize a compra de insumos frescos conforme a demanda, evitando o desperdício de alimentos.
Para finalizar, use e abuse do seu planejamento financeiro para monitorar, de forma constante, o seu fluxo de caixa, como falamos no início do texto.
Com Yooga, você tem acesso a relatórios diários, mensais e/ou personalizados de acordo com o período que deseja analisar (até mesmo pelo WhatsApp!) do seu fluxo de caixa, com possibilidade de fazer comparativos entre eles e identificar rapidamente qualquer coisa estranha.
Se o restaurante passar por um momento de crise, consegue, ainda, fazer uma análise criteriosa de despesas, em poucos cliques, te mostrando, de forma visual e intuitiva, onde os custos podem ser reduzidos sem comprometer a qualidade do que você oferece.
Fale com um de nossos especialistas e lide com os imprevistos financeiros do seu caixa da melhor forma possível!