QUAL A MARGEM DE LUCRO DE UMA DISTRIBUIDORA DE BEBIDAS?
Alguns pontos devem ser levados em consideração quando se fala de empreender: qual investimento será necessário, qual estratégia será adotada para que se venda e lucre mais, qual a receita média esperada e, é claro, qual a margem de lucro prevista para o negócio.
Apesar de muitos confundirem, inclusive, os dois termos, é preciso deixar claro que há diferenças entre ambos, que falaremos mais abaixo.
Se você está pensando em abrir uma distribuidora de bebidas, considerando todos esses tópicos e querendo saber qual a margem de lucro deste tipo de negócio, que, afinal, será a métrica que dirá qual foi a sua rentabilidade, este conteúdo é para você.
Já se você já tem uma distribuidora de bebidas e quer saber se está calculando a margem de lucro da forma correta, e qual a margem de lucro ideal para ela, este conteúdo também é para você.
Continue lendo para saber mais!
Diferenças entre margem de lucro e receita
Antes de chegarmos ao assunto que dá nome a este post, é preciso dar dois passos para trás e entender os principais conceitos contábeis relacionados à margem de lucro.
Como comentamos acima, margem de lucro, por exemplo, não é o mesmo que receita.
A receita é tudo o que a sua distribuidora irá gerar de dinheiro, independente de qual fluxo (tipo) de receita ele virá.
Os fluxos de receita de uma distribuidora de bebidas podem ser compostos pelas vendas de vinhos, vendas de cervejas, refrigerantes, sucos ou água. Cada uma dessas vendas compõe um fluxo diferente e próprio.
Elas, como todo fluxo de receita, apresentam volatilidade, previsibilidade, risco e retorno.
Já a margem de lucro é esse dinheiro descontado das despesas operacionais da sua distribuidora. É o percentual de ganhos obtidos a partir das atividades do negócio.
É ela quem também vai para cada um dos itens que são vendidos no seu catálogo, ou seja, a margem de lucro é também o percentual acrescentado ao custo total do valor da bebida que está sendo comercializada.
Margem de lucro líquida x Margem de lucro bruta
A margem de lucro pode ser dividida em margem de lucro líquida e em margem de lucro bruta.
Margem de lucro líquida: é a margem calculada em cima do lucro líquido da sua distribuidora.
Margem de lucro bruta: como o nome já pode adiantar, é a margem calculada em cima do lucro bruto da sua distribuidora.
Como calcular a margem de lucro de uma distribuidora de bebidas
Agora que você já sabe as diferenças entre margem de lucro e receita, e as diferenças entre os tipos de margens de lucro, é hora de saber como calculá-los.
Bom, para calcular a margem de lucro líquida, você deverá pegar o lucro líquido, dividi-lo pela receita total e multiplicar este valor por 100.
Já para calcular a margem de lucro bruta, da mesma maneira, você pega o lucro bruto e o divide pela receita total, também multiplicando o resultado por 100.
“E para calcular a margem de lucro que vai como porcentagem nos itens que são comercializados?”, você deve estar se perguntando.
Neste caso, basta pegar o custo de venda de determinado produto e diminuir os seus custos de compra e/ou produção.
O que sobrar, você divide pelo preço de venda desse produto e pronto! Você já terá a sua margem de lucro.
Se o resultado for negativo ou menor que 0, isso significa que você pode estar tendo prejuízo com este produto.
Ex.: Lata de Coca-Cola
Custo de venda: R$ 6,00
Custo de compra e/ou produção: R$ 3,00
Margem de lucro = R$ 6,00 - R$ 3,00 / R$ 6,00 = 0,5
Leia também: Como calcular a margem de lucro de uma hamburgueria
Qual a margem de lucro de uma distribuidora de bebidas?
Os especialistas estimam que uma distribuidora de bebidas em seu início costuma ter uma margem de lucro que gira em torno de 14 a 18%.
Cada negócio se comporta de forma diferente a partir da gestão de seus empreendedores, diversidade de estoque, giro de mercadorias, entre outros.
O mais importante nisso tudo é considerar o quão relevante é esta métrica para os seus negócios.
Ela é um indicador para a rentabilidade da sua distribuidora de bebidas e mostra a saúde financeira da mesma.
Tenha isso sempre em mente!
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