QUAL É A MARGEM DE LUCRO DE UMA HAMBURGUERIA?

A margem de lucro mede a rentabilidade do seu negócio. Você sabe qual é a porcentagem de lucro obtida com a venda de um produto? Descubra no Yooga Blog.

QUAL É A MARGEM DE LUCRO DE UMA HAMBURGUERIA?

A margem de lucro de hamburgueria varia de acordo com o volume de vendas que ela realiza e está diretamente ligada à qualidade do produto que é oferecido.

Esse faturamento também pode ser medido pelo porte da sua hamburgueria e a quantidade de atendimentos que ela consegue fazer. O que pode variar de ganho nenhum a mais de R$80 mil reais mensais.

Na verdade, falamos aqui de ganho nenhum, mas muitas hamburguerias e outros tipos de negócio da área da alimentação, por não terem conhecimento dos seus custos, gastos e despesas, têm essa margem de lucro, inclusive, negativa.

Entenda mais porque um restaurante fecha acompanhando o episódio #021 do Jeito Yooga Podcast.

Se você é dono ou gestor e quer ter mensalmente uma margem de lucro de hamburgueria com dois dígitos, seu empreendimento precisa ser de médio a grande porte e possuir um controle financeiro muito bem feito.

E já que o segmento de hambúrgueres cresceu muito, você também precisa de um diferencial, no produto ou no serviço, algo que te destaca no mercado e te posiciona a frente dos seus concorrentes.

Mas lembre-se, é preciso inovar com inteligência.

Não adianta oferecer produtos que fogem ao que o seu público espera. Isso vale também para a compra de produtos sem qualidade ou de fornecedores que oferecem algo duvidoso, cobram menos.

Mantenha o padrão do seu produto para conseguir uma boa margem de lucro de hamburgueria e garantir a satisfação dos seus clientes.

Mas, como identificar essa métrica na sua hamburgueria? Ela é ideal para que você possa dar novos próximos passos e, também, reduzir custos e aumentar a lucratividade da sua hamburgueria.

Continue a leitura!

Como calcular a margem de lucro de hamburgueria

Mais de 90% dos donos de hamburguerias não sabem dizer quanto ganham na venda de seus produtos. E a maioria deles usam métricas erradas para conseguir esse cálculo.

Muitos são os empreendedores que utilizam markup com a ideia de estarem atualizados com a sua margem de lucro.

Por isso, vamos esclarecer algo já nesse início: markup é diferente de margem de lucro.

O markup é um índice aplicado sobre o custo de um produto ou serviço para a formação do preço de venda, a sua precificação. Ele é baseado em um preço margem.

Consiste basicamente na soma de uma margem de lucro ao custo unitário do produto ou serviço para ter-se um preço de venda.

Exemplo: digamos que o preço de custo de um produto seja R$4,75 e que você queira vender este produto pelo dobro do preço, o que ficaria num valor de R$9,50, neste caso você vai estar utilizando um markup de 100%.

E isso não é margem de lucro!

Markup é o percentual que é colocado sobre o custo do produto para se chegar ao preço final de venda sem considerar os custos fixos e variáveis.

Margem de lucro, por sua vez, mede a rentabilidade do seu negócio, ou seja, qual é a porcentagem de lucro obtida com a venda de um produto.

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Veja o cálculo da margem de lucro de hamburgueria, que pode ser aplicado para qualquer tipo de negócio:

  1. Para calcular o lucro bruto é preciso somar as receitas totais: somar os ganhos, diminuir os custos e multiplicar por 100%;
  2. Para calcular a margem de lucro você precisa pegar o lucro bruto, dividir pelas receitas totais e multiplicar por 100.

Ou seja, você deve que ter em mãos o total de todos os seus custos como conta de luz, água, telefone, aluguel; suas despesas com a produção e operação como os custos do produto e despesas com funcionários.

Depois você divide o total da soma de despesas e custos pelo total de hambúrgueres vendidos no mês. A partir daí vai aplicar a margem de lucro em cima deste valor.

O resultado dessa conta será o seu valor de margem de lucro da hamburgueria.

Depois destes dois cálculos feitos, você irá encontrar o um valor positivo ou negativo da sua hamburgueria. Caso tenha fechado em uma numeração positiva, você está indo bem.

Mas, se a margem fechou com números negativos, uma boa dica para a sua hamburgueria é rever os gastos e produção. Pois algo está errado!

Tenha em mente que seu empreendimento tem que lucrar o suficiente para cobrir todos os gastos mensais e, também, suprir os possíveis imprevistos que podem acontecer ao longo do caminho.

Mesmo que este seja um assunto financeiro um pouco complicado, é bom saber como fazer esse cálculo, porque ele ajuda a reduzir os riscos de prejuízos, como também a diminuir os desperdícios.

É preciso ter um bom controle de tudo para ter pelo menos uma noção do quanto lucra uma hamburgueria.

Qual é o lucro ideal de uma hamburgueria?


Não existe a receita mais certa ou o passo a passo perfeito que deve ser seguido a fio do que é preciso fazer para ganhar dinheiro na sua hamburgueria. Mas, há maneiras de atingir ou criar o seu guia de lucratividade.

O lucro ideal de uma hamburgueria é aquele que consegue pagar seus custos, equipe de colaboradores e demais contas, que sobra para investir no próximo mês, ou mesmo para fazer uma reserva de precaução.

Ou seja, é aquele que supre a operação do seu negócio.

E é por esse motivo que é tão importante sempre estar de olho na margem de lucro de hamburgueria, é ela quem vai dizer se o seu negócio vai bem ou vai mal, sinalizando também alguns pontos de melhorias, principalmente na avaliação dos gastos e no controle deles.

De qualquer forma, o quanto lucra uma hamburgueria pode variar de acordo com alguns fatores.

O primeiro que podemos destacar aqui é o número de pessoas que ela consegue atingir.

O lucro de uma hamburgueria vai depender de quanto você consegue vender e de como anda o seu restaurante.

Quanto maior o número de pessoas que consomem e conhecem o estabelecimento, maior será o consumo e por consequência, o lucro será maior.

Mas, para que o lucro cresça, é importante focar no atendimento da hamburgueria.

A Bob Beef hoje fatura em média R$450 mil por mês. O segredo para o sucesso nas entregas? Caprichar na qualidade do atendimento. “Uma coisa que fez a diferença foi o pós-venda. Ter proximidade com o cliente é um ponto-chave”, diz Samir Almeida, fundador da Bob Beef em entrevista para à revista PEGN.

Claro que um bom atendimento, comida saborosa e uma gestão séria colaboram para isso. Mas não tem nenhum tipo de fórmula secreta para lucrar.

Quer ter um melhor atendimento na sua hamburgueria?

Entenda as principais maneiras de deixar seus clientes satisfeitos, fidelizados e sempre pedindo os seus produtos, seja no PDV, mesas ou delivery.

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Por quanto você deve vender seu hambúrguer?


Você precisa ter em mente por quanto vender um hambúrguer, até porque é isso que dará lucro para a sua hamburgueria.

Pense que para saber por quanto você deve vender um hambúrguer, é preciso somar o valor dos ingredientes e dos seus funcionários.

Imagine que o cálculo destes dois fatores somem R$7; as despesas em geral mais os impostos, somam R$2,50 e a margem de lucro seja definidas em R$4,50.

No final, a charada de por quanto vender um hambúrguer ficará por R$14. Lembre-se que este valor deve ser o suficiente para cobrir os custos da sua produção, do hambúrguer, despesas em geral e dos seus funcionários.

Este valor pode variar de acordo com o que você usar no hambúrguer. Por isso, antes de montar um cardápio, revise tudo.

Conhecendo o faturamento de uma hamburgueria e as promessas do mercado, nem precisava dizer que vale muito a pena investir nesse segmento, não é mesmo?

Basta se planejar e entender um pouco qual é a melhor forma de montar o seu negócio.

Confira também o guia definitivo de como montar uma hamburgueria.

Dicas de gestão para melhorar sua margem de lucro de hamburgueria


Você precisa saber o valor de custo de cada produto, desde uma porção de batata até o produto mais caro. Com base nisso, é necessário calcular o valor dos encargos, do serviço e ainda estipular um valor de lucro.

O valor de lucro precisa ser suficiente para segurar a alteração dos impostos sem a necessidade de alteração dos preços com frequência.

As pessoas não gostam de alterações constantes no valor dos pratos, isso passa sensação de insegurança e de instabilidade.

O cuidado com o ambiente e com a identidade da sua hamburgueria é imprescindível. Um lugar confortável pode garantir o retorno do freguês.

Cliente que consome em loja rende mais e aumenta margem de lucro da hamburgueria. É importante fidelizar este consumidor.

E para que todo esse caminho de sucesso seja trilhado na sua hamburgueria, mantendo uma boa margem de lucro, com o conhecimento real dos números que o seu negócio gera e gasta, é ideal usar a tecnologia a seu favor.

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