O QUE PRECISA PARA SE CADASTRAR NO IFOOD?

Planos, vantagens e informações necessárias para o seu restaurante ser um parceiro iFood.

O QUE PRECISA PARA SE CADASTRAR NO IFOOD?

Ao abrir um novo negócio no mercado de alimentação, seja ele presencial, delivery ou take away, é muito comum surgirem dúvidas quanto aos canais de vendas e marketplaces onde você pode inseri-lo para aumentar as suas vendas.

Uma dessas dúvidas é em relação ao cadastro no iFood, aplicativo que permite pedir refeições de restaurantes, hamburguerias, lanchonetes, cafeterias, entre outras, diretamente do celular, sem precisar entrar em contato pelo WhatsApp ou precisar fazer uma ligação, por exemplo, como antigamente.

Além de ser um dos pioneiros no mercado de delivery e de realmente ter vindo para mudar e revolucionar a forma como as pessoas pediam comida das suas próprias casas, o iFood garante uma grande visibilidade ao seu restaurante e ganhou ainda mais relevância no mercado durante a pandemia.

De acordo com uma pesquisa da Prosus, uma das suas investidoras, hoje, são mais de 317 mil lojistas registrados, em 1.780 cidades brasileiras. Já segundo o próprio iFood, são mais de 60 milhões de pedidos feitos por mês e mais de 200 mil entregadores ativos.

Não dá para ficar de fora, não é mesmo?

Então, se você tem dúvidas de como cadastrar o seu restaurante nessa plataforma, trouxemos aqui algumas orientações pertinentes para você e seu negócio.

Como se cadastrar no iFood

A primeira ação que você, que quer cadastrar o seu restaurante no iFood, deve tomar, é acessar o site da plataforma voltado para parceiros.

No parceiros.ifood.com.br, você encontrará duas opções: uma voltada para restaurantes, distribuidoras de bebidas, confeitarias e outros; e a outra voltada para pet shops, farmácias e supermercados. Selecione a 1ª opção (ou acesse diretamente pelo https://parceiros.ifood.com.br/restaurante)

Em seguida, você encontrará uma página com as vantagens, mais informações sobre os planos, um vídeo de apresentação com passo-a-passo, e um formulário para inscrição no aplicativo, logo no topo dela.

Como já estamos te dando todos os detalhes por aqui, você poderá preencher diretamente os seus dados no formulário de uma vez para adiantar. É só digitar seu nome, e-mail e celular nele.

Ah! E pode ficar tranquilo, viu? Esses dados são padrões de fornecer e estão seguros com o iFood.

Na tela seguinte, você precisará preencher mais alguns detalhes, como os relacionados às documentações pertencentes ao seu negócio, como um CNPJ.

O iFood aceita MEI, mas não é possível vender no marketplace apenas com CPF, portanto, fique de olho!

Em seguida, é só escolher o melhor plano do iFood para o seu negócio: o Plano Básico ou o Plano Entrega. Falamos um pouco mais sobre eles abaixo para você não ter mais dúvidas.

Para finalizar, é só informar os dados bancários onde você irá receber o que vender no marketplace e assinar o contrato para configurar o seu restaurante.

Pronto, você já cadastrou o seu negócio no iFood! Bem simples e rápido!

Vantagens de ser um restaurante parceiro

Como colocado no próprio site dos Parceiros iFood, existem algumas outras vantagens em ser cadastrado na plataforma, como:

  • Entrega Fácil: com ela você pode entregar seus pedidos recebidos em qualquer canal de venda;
  • iFood Shop: onde você pode encontrar os melhores fornecedores e diversos produtos para seu restaurante;
  • Vantagens do Chef: aqui você garante descontos em produtos e serviços como contas de água, energia e telefonia; e
  • Cardápio Digital: nesse, você conta com divulgação do seu restaurante nas redes sociais e recebe mais pedidos direto no seu Gestor de Pedidos iFood.
Banner azul e rosa com dizeres "Seu restaurante precisa de um sistema de gestão integrado".

Quais são os planos disponíveis

Como dito anteriormente, existem dois planos disponíveis no iFood, o Plano Básico e o Plano Entrega.

Vamos explicar cada um para que você consiga ponderar qual é a melhor opção para o seu delivery.

No Plano Básico, você conta com loja do seu restaurante no aplicativo do marketplace, gestor de pedidos, descontos e benefícios exclusivos, ferramentas de marketing, e a entrega deve ser feita por conta própria.

Além da entrega, neste plano, ser feita pelo seu restaurante, você paga por cada pedido realizado: 12% de comissão sobre pedidos delivery, 6% para pedidos para retirada, além de uma taxa de 3.2% para pedidos pagos pelo próprio app.

A mensalidade do Plano Básico é de R$ 100,00 por mês e o primeiro mês é grátis.

Enquanto isso, no Plano Entrega, você tem o Plano Básico todo com a entrega do seu restaurante sendo realizada pelos parceiros iFood e acompanhada em tempo real.

Restaurantes que contam com este plano garantem, ainda, tecnologia para gestão de tempo de preparo e entrega, atendimento iFood em toda a entrega e seguro contra fraudes.

A comissão sobre pedidos delivery, neste caso, é ainda mais salgada: de 23%. As demais comissões e taxas se mantêm, com mensalidade de R$ 130,00 e primeiro mês também grátis.

Vale lembrar que esses números são válidos apenas para negócios com faturamento acima de R$ 1.800,00/mês, ok?

A importância do delivery próprio

Agora que você já sabe como cadastrar seu restaurante no iFood, suas vantagens e planos, é importante você ter em mente também que esse é um canal de vendas muito relevante para você ter no seu negócio, principalmente por conta da grande visibilidade proporcionada por ele, mas é apenas um deles.

Em um marketplace como o iFood, você irá encontrar concorrência de diversos outros negócios como o seu, e disputar a atenção do seu possível cliente não será fácil.

Marketplace é a tradução literal para mercado. E, em um mercado, como você sabe, existem marcas e empresas distintas expondo e vendendo seus produtos e serviços em um mesmo lugar.

Por isso, é importante considerar ter um Delivery Próprio como o oferecido pela Yooga.

Nele, você tem um canal de vendas que é realmente seu, onde você tem total liberdade e controle sobre todos os dados do seu cliente (no iFood, os dados pertencem a eles) e pode criar promoções e ações exclusivas, como cupons e programa fidelidade, por conta própria e de forma prática.

Além disso, seus clientes não precisam baixar um aplicativo para fazer e pagar pelo pedido.

Através do cardápio digital do seu restaurante, eles fazem o pedido, e estes vão direto para o seu gerenciador de pedidos, com entradas sendo facilmente direcionadas para a cozinha e para a entrega, e você podendo atender o seu delivery sem falhas e dentro do prazo.

Com o Delivery Próprio Yooga, você ainda pode editar algum pedido que porventura tenha ficado faltando algum item, e definir regiões de entrega, com recortes personalizados de áreas no mapa.

Diferente do iFood, também não são cobradas taxas ou comissões por vendas realizadas através do seu cardápio digital.

Delivery próprio com integração com iFood

“Então terei que escolher entre Yooga e iFood?”

Calma, também não é bem assim. Essa escolha será sempre 100% sua, mas é possível ter ambas as plataformas ajudando a decolar o seu negócio.

Nesse sentido, o que mais você deve levar em consideração é que o iFood é apenas mais um canal de vendas, logo, não deve ser o seu único.

E a Yooga facilita você ter ambos contribuindo para o sucesso do seu restaurante através da integração com o marketplace.

Conheça agora os benefícios oferecidos por uma integração da Yooga com o iFood:

  • Atualizações: ao atualizar o preço dos seus itens no cardápio digital Yooga, eles são atualizados automaticamente na plataforma do iFood também;
  • Status: ao mudar o status do pedido no seu sistema de gestão Yooga, o pedido também é atualizado para o consumidor no aplicativo do iFood;
  • Cancelamento: quando um pedido é cancelado no sistema, ele é anulado automaticamente no seu "Portal do Parceiro" no iFood;
  • Estabilidade: a tecnologia da Yooga busca as informações diretamente no aplicativo de entrega terceirizado;
  • Agilidade: os pedidos recebidos no iFood são sinalizados no seu sistema Yooga. Ele processa essa atividade e a encaminha para a produção;
  • Redução de erros: a automatização dos pedidos evita os erros do processo manual de lançamentos de pedidos para a cozinha;
  • Forma de pagamento: todos os pedidos realizados pelo seu cliente já são exportados para o seu sistema Yooga com a forma de pagamento escolhida pelo ele e disponibilizada por você. Isso ajuda na hora de emitir relatórios de vendas e de faturamento;
  • Controle de motoboys: ao final do dia ou da rota dos entregadores é possível levantar o relatório das entregas de cada um deles, mostrando o valor final que deve ser pago ao entregador;
  • Relatórios: com Yooga fica muito mais fácil levantar as vendas do dia, mês ou ano originadas no iFood para levantar qual é o seu faturamento com a plataforma;
  • Fechamento de caixa: acesso a todas as vendas em um único local, no seu gestor de pedidos, com a possibilidade de verificar as vendas separadas de cada um dos seus canais;
  • Suporte técnico 24h: na Yooga o atendimento é humanizado e funciona 24 horas por dia. Qualquer hora que você precisar, pode chamar no chat e alguém estará pronto para te atender em menos de 1 minuto;
  • Cadastro dos produtos: com o delivery próprio Yooga, você cadastra os produtos do seu cardápio e disponibiliza para o seu PDV e cardápio digital;
  • Emissão de nota fiscal: caso seu restaurante necessite emitir nota fiscal, com a Yooga você realiza o cadastro dos produtos e emite as notas automaticamente, enviando os arquivos XML todo mês para o seu contador;
  • Contratos independentes: a parceria com a Yooga não impacta no seu contrato com o iFood, e ambos continuam separados e independentes.

Se você já é um restaurante parceiro iFood, você pode solicitar a integração através do Sistema de Gestão da Yooga. Entre em contato com o chat do suporte e solicite a ativação da funcionalidade.

Caso você ainda não seja um cliente Yooga, está em tempo de optar por uma gestão mais suave para o seu negócio.

#VemPraYooga!

Banner azul e rosa com dizeres "Seu restaurante precisa de um sistema de gestão integrado".