SEUS CLIENTES ESTÃO INSATISFEITOS COM O SEU PRAZO DE ENTREGA?

Segundo pesquisa da consultoria Galunion, 80% dos consumidores fariam pedidos mais vezes se a entrega fosse de apenas 25 minutos.

SEUS CLIENTES ESTÃO INSATISFEITOS COM O SEU PRAZO DE ENTREGA?

No mundo do delivery, uma porção de fatores faz com que um restaurante seja bem-sucedido.

O sabor do prato, a facilidade em fazer o pedido no cardápio digital, a embalagem adequada e o prazo de entrega são alguns pontos que devem ser observados com carinho e atenção caso o restaurante queira aumentar a sua lucratividade no modelo de negócio.

Sobre esse último, o prazo de entrega, é importante estar atento ou atenta principalmente porque ele pode ser o principal responsável pela perda de clientela.

Afinal, quem nunca leu ou mesmo já até recebeu uma avaliação de um cliente reclamando sobre isso em um restaurante?  

Imagino que você, sim, né?  

E aí a gente te pergunta: já parou para pensar na gravidade que isso pode ter?

Além das estrelinhas mais baixas, uma avaliação negativa como essa pode comprometer não apenas a atração de novos clientes, como também a retenção e fidelidade dos já existentes.  

Segundo pesquisa da consultoria para food service Galunion, 80% dos consumidores brasileiros de delivery fariam pedidos mais vezes se a entrega fosse de apenas 25 minutos.

O seu prazo de entrega faz jus ao seu prato? Faz jus a todo o investimento, sabor, cuidado, carinho e qualidade que você emprega em cada uma das refeições do seu delivery?  

Se a sua resposta para essa pergunta foi “não”, talvez as coisas não estão do jeito que deveriam…

Mas, calma! A gente pode te ajudar!

Quer saber como melhorar a logística de entrega do seu delivery e ter uma velocidade rápida e competitiva frente aos seus concorrentes?

É só continuar a leitura!

Origem do delivery

Antes de falarmos sobre a insatisfação dos seus clientes com o prazo de entrega, nada mais justo do que voltarmos um pouco lá atrás, na história do delivery, para entender de onde ele veio.

Às vezes, é somente olhando para trás que conseguimos andar para frente e enxergar o verdadeiro propósito por trás das coisas, não é mesmo?

Como já te contamos por aqui, pouco se sabe sobre a história do delivery, na verdade, até o ano de surgimento ainda é uma incógnita para as pessoas.

No entanto, o que costumam dizer por aí - e que acabou se tornando uma verdade - é que o delivery surgiu na Roma Antiga, por volta do ano de 1889, quando o pizzaiolo Raffaele Esposito entregou uma pizza, em Nápoles, para o Rei Umberto e a Rainha Margherita.

Sim, o nome da rainha era o mesmo da pizza, inclusive, por isso que a mistura de tomate, mussarela e manjericão ganhou este nome.

Não por um acaso também, a própria pizza tem a sua criação creditada ao pizzaiolo Raffaele Esposito.

Mas existem outras histórias que falam a respeito da tão famosa origem do delivery. Para conferir todas elas, é só acessar este conteúdo.

Continue no assunto: Precisa ter entregador próprio para ter delivery da Yooga?

Banner rosa e azul com texto "Sua sorveteria/cafeteria/hamburgueria/restaurante/pizzaria precisa de cardápio digital" ilustra post sobre insatisfação com prazo de entrega no delivery, do Yooga Blog.

Principais modalidades de entrega

Além da entrega comum, através de um cardápio online, telefone, WhatsApp ou site, onde o cliente escolhe o quer e, geralmente, até uma hora depois, o pedido é entregue em sua casa, apartamento, trabalho ou qualquer outro lugar de destino que ele preferir, existem outras modalidades de entrega.

Na entrega por agendamento, por exemplo, o cliente consegue agendar o seu pedido para uma faixa de horário específica onde ele estará disponível para recebê-lo.

Esse horário pode variar de acordo com o horário de funcionamento do delivery e pode ser uma boa alternativa para quem trabalha:

  • Com itens sem pronta entrega
  • Com itens que levam um maior tempo de preparo
  • Com dias e horários de entrega específicos

Aliás, sabia que o cardápio digital do Delivery Próprio Yooga possui a funcionalidade de configurar entregas por agendamento?

Outra modalidade de entrega bastante conhecida é a entrega por retirada. Como o termo já pode adiantar, por meio dela, o cliente pode fazer o pedido de um produto e indicar que irá retirá-lo presencialmente.

O local pode ser o próprio restaurante ou loja física, uma dark kitchen ou qualquer outro espaço de produção própria.

A entrega por retirada se encaixa também no modelo de negócio conhecido como take away (leve embora, na tradução livre), onde não há espaço para consumo no local: o cliente faz o pedido pelo aplicativo, o busca e vai para casa.

Essa é, ainda, a modalidade de entrega do conhecido drive-thru, em que a encomenda é pedida e preparada na hora para, em seguida, ser levada para consumo em outro ambiente.

A diferença entre o drive-thru e o take away é que, no primeiro, o pedido é realizado na hora. No take away, ele tem uma antecedência mínima uma vez que é feito de forma digital.

Em ambos os casos, a Yooga consegue te atender. Fale com um de nossos especialistas!

Problemas mais comuns na hora da entrega

Ok, agora que você já sabe quais modalidades de entrega podem se encaixar com o seu delivery e até mesmo um pouco mais da sua história, chegou a hora de falarmos sobre os problemas mais comuns que podem estar atrapalhando o seu prazo de entrega por aí e deixando os seus clientes mais insatisfeitos.

Bora lá?

Atrasos na entrega

Os atrasos podem ocorrer por diversos motivos: uma rota mal calculada, trânsito e horários de pico, a falta de motoboys no seu delivery, entre outros problemas operacionais que podem, além de frustrar o seu cliente, prejudicar toda a reputação do seu restaurante.

Nisso, a comida chega fria, as bebidas quentes e era uma vez um cliente satisfeito

Se ela não estiver devidamente embalada então, já era!

Utilizar embalagens que consigam manter a temperatura, a textura e a qualidade dos seus pratos são imprescindíveis para a conquista do público.

Leia também: Como montar a melhor comida para viagem

Motoboys sem treinamento

Quantas não são as notícias que falam sobre discussões entre motoboys e clientes, não é mesmo?

Quando não há um treinamento adequado, um mínimo possível de alinhamento, os profissionais podem acabar sem seguir as direções corretamente e sendo até rudes com o público.

Aquela história de “dar grau” na moto, empinando-a, também não pode ser uma realidade de quem trabalha com comida, é preciso ter cuidado no manuseio das refeições para evitar uma experiência de entrega insatisfatória.

De igual maneira, a falta de uma comunicação eficaz entre a equipe de cozinha, o pessoal de entrega e os próprios clientes pode levar a confusões, pedidos incompletos e outros problemas que ninguém quer no negócio.

Erros no pedido

Falando em pedidos incompletos, os erros dos mesmos são outra grande causa de problemas na hora da entrega.

Isso pode acontecer devido a uma experiência de compra ruim no seu cardápio digital, pelo próprio cliente, e até mesmo dentro da sua cozinha, com a equipe fazendo confusão com os itens ou mesmo tendo que lidar com a ausência deles.

O resultado disso? Seu cliente insatisfeito e você tendo que pagar o motoboy duas vezes para enviar o pedido certo ou oferecendo reembolso.

Falta de feedback dos clientes

Por incrível que pareça, não ter uma avaliação do seu cliente ou um movimento de pós-venda do seu restaurante delivery direcionado a ele, pode acabar custando o seu prazo de entrega também…

Isso porque, sem um feedback adequado, fica muito mais difícil para você saber onde pode melhorar no seu negócio, não é mesmo?

Por isso, para que seu cliente tenha voz ativa, não se esqueça de usar e abusar das suas redes sociais, WhatsApp e outros canais de comunicação - mesmo as avaliações do iFood.

Incentive-os à conversa para poder aprimorar cada vez mais o que é oferecido no seu delivery!

Banner rosa e azul com texto "Sua sorveteria/cafeteria/hamburgueria/restaurante/pizzaria precisa de cardápio digital" ilustra post sobre insatisfação com prazo de entrega no delivery, do Yooga Blog.

Como resolver tudo isso e aumentar a sua lucratividade

Para resolver, de uma vez por todas, a insatisfação dos seus clientes quanto ao seu prazo de entrega, é fundamental contar com um sistema que entrega as principais informações do seu negócio na palma da sua mão.

Com o sistema da Yooga, você dispensa de vez os caderninhos, planilhas e a calculadora do seu dia a dia, simplifica a operação, aumenta a eficiência e permite que você concentre suas energias em proporcionar a melhor experiência para os seus clientes.

Lembre-se que, no delivery, todo tempo economizado vira lucro!

Com o nosso Delivery Próprio, por exemplo, você consegue otimizar as rotas de entrega com base na área de atuação do seu delivery e definir preços de entrega de forma estratégica, maximizando a eficiência operacional e a lucratividade do seu delivery.

Na funcionalidade de Agrupamento Automático de Rota, você não precisa mais ficar calculando rotas de entrega para os seus motoboys, o próprio sistema já monta elas para você de acordo com as proximidades dos pedidos, te poupando tempo e possíveis erros.

A entrega é realizada de forma muito mais fácil e rápida pelo seu motoboy!

Já com o Mapa de Pedidos, também disponibilizado via Delivery Próprio Yooga, você consegue ter uma visualização completa do fluxo do delivery, das rotas e das entregas, otimizando-as.

E se, no final do dia, você quiser saber como foi a produtividade de cada motoboy, você pode contar, ainda, com a funcionalidade Relatório de Motoboys.

Por ele, você visualiza quantos deles trabalharam no dia, qual quantidade de entregas de cada um e quanto você precisa pagar.

Junta-se isso aos dados das vendas do dia e pronto! Você já consegue aumentar a eficiência da sua operação e otimizar as suas entregas.

Chega de ter que ouvir os seus clientes reclamando do prazo, né?

Tudo isso e muito mais você só garante com a nossa Gestão Suave.

Entre em contato com um de nossos especialistas e reduza hoje mesmo o seu prazo de entrega!

Banner rosa e azul com texto "Sua sorveteria/cafeteria/hamburgueria/restaurante/pizzaria precisa de cardápio digital" ilustra post sobre insatisfação com prazo de entrega no delivery, do Yooga Blog.