O DIA DO CONSUMIDOR VEM AÍ: SAIBA COMO ATRAIR MAIS CLIENTES
A “Black Friday do primeiro semestre" no calendário comercial é o Dia do Consumidor. E tem ganhado cada dia mais relevância no comércio digital, sendo a primeira grande data do ano.
O evento, aliás, não se resume a um único dia: nos últimos anos, ele tem movimentado uma semana inteira de ofertas para atrair os clientes e potencializar os resultados do varejo.
De acordo com uma pesquisa da Portal E-commerce Brasil, em 2023, o faturamento do Dia do Consumidor no Brasil cresceu 5% em relação ao ano anterior.
Você quer fazer o seu bar, restaurante, hamburgueria, açaiteria ou doceria deslanchar nessa sazonalidade? Então confira tudo que preparamos para você nesse conteúdo!
Quando o Dia do Consumidor foi criado?
O Dia do Consumidor serve para lembrar que o seu negócio só existe e tem sucesso quando os seus consumidores e clientes estão satisfeitos.
Aliás, sabia que a data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1962, com o objetivo de promover e proteger os direitos dos consumidores?
Por isso, não se esqueça que a primeira missão do seu negócio é servi-los da melhor maneira possível, estabelecendo uma troca justa para ambos, criando uma relação duradoura e um ambiente de confiança mútua entre seus consumidores e o seu estabelecimento.
Ano a ano, a data vem se destacando no varejo, principalmente online, devido ao seu volume de buscas, vendas e intenções de compra.
Com isso, tornou-se um evento praticamente obrigatório para quem está nos deliveries e marketplaces.
Recentemente, surgiu a tendência de expandir a data para a Semana do Consumidor, e os estabelecimentos passaram a oferecer uma semana inteira de promoções.
Não deixe o Dia do Consumidor passar em branco
O Dia do Consumidor é comemorado dia 15 de março, e você não pode perder a oportunidade de se diferenciar ou chamar a atenção dos seus clientes.
Eles estarão de olho nas promoções dos restaurantes e deliveries, seja para pedir um produto que gostam, ou para experimentar novos sabores.
Você pode fazer uma promoção especial na semana toda ou no final de semana mais próximo ao dia para oferecer algo aos seus clientes.
Mas, não se esqueça que para dar certo os seus clientes devem ficar sabendo com antecedência que você pretende fazer uma ação promocional para o Dia do Consumidor.
As promoções são uma das estratégias mais rápidas para atrair novos clientes e motivar os já fiéis a permanecerem consumindo os produtos da casa, e ainda indicá-lo a outros consumidores.
Por outro lado, iniciar uma promoção sem ter planejado o que você pretende ter de retorno é improdutivo.
Você pretende aumentar o número de vendas do seu restaurante, certo?
Talvez, fazer o giro de alguns produtos do estoque?
Que tal também fidelizar um grupo específico de clientes?
A verdade é que as promoções servem para mais do que simplesmente aumentar sua receita.
Elas têm uma importância estratégica, e tudo dependerá dos objetivos que tem para o seu negócio.
Você pode usar promoções no Dia do Consumidor para fortalecer a marca do seu restaurante, seja localmente ou na internet.
Então, confira algumas dicas de estratégias muito eficientes!
Dia do Consumidor: algumas dicas importantes antes de começar as suas promoções
Não faça promoções muito agressivas na esperança de ganhar dinheiro na recorrência do seu cliente.
Você pode, sim, reduzir a sua margem e compensar essa perda com o aumento no número de pedidos, mas prejuízo é algo que você não deve ter ao realizar uma promoção.
Lembra a época das compras coletivas, como Grupon, Peixe Urbano e outros?
Muitos restaurantes tiveram problemas, pois acreditaram que a recorrência dos clientes viria sem muito esforço, apenas oferecendo um valor abaixo do mercado.
Mas, no fim, atraíram apenas alguns caçadores de promoções e não clientes fiéis.
Dê preferencia para promoções que valorizem a fidelidade do seu cliente ou o aumento do ticket médio do seu restaurante.
Um outro aspecto importante que podemos levantar aqui é a constância das promoções.
É muito bom sempre ter algo disponível para seu cliente. Ou você cria um calendário de promoções ou cria promoções vitalícias como, por exemplo, o programa fidelidade.
Também se preocupe em como divulgar essas promoções utilizando canais certos.
Não adianta divulgar um programa fidelidade para clientes que não conhecem seu restaurante.
Antes disso você precisa reforçar a divulgação para sua base de clientes atuais, por exemplo, mandando um panfleto grampeado no pacote de delivery de todos os pedidos.
Você pode atrelar algumas dessas promoções a um produto novo que você gostaria que seus clientes experimentassem.
Muitas vezes, um item no seu cardápio não tem muita saída porque os seus clientes não o conhecem.
Então, aproveite esse momento também para divulgar novos produtos!
8 promoções para o Dia do Consumidor no seu restaurante
1. Um prato para cada dia da semana
Essa tendência tem se tornado cada vez mais comum. A oferta fixa de um produto mais em conta para cada dia da semana atrai muitos clientes. E é muito comum em alguns estabelecimentos ter essa informação à mostra.
Inclusive, essa é uma promoção já bem conhecida em grandes redes de lanchonetes famosas, como a Subway, que têm uma oferta para cada dia da semana.
Você pode definir um produto do seu cardápio com o valor mais em conta para cada um dos dias da semana em comemoração ao Dia do Consumidor.
Com o preço menor, a refeição ou lanche vai se destacar naquele dia, levando o cliente a experimentar também os novos sabores que você oferece.
Esse tipo de promoção também pode revelar o gosto do seu público.
Por exemplo, se você notar que há uma queda nas vendas em um determinado dia específico, pode ser que aquele produto da oferta especial não seja algo a ter mais no seu cardápio.
2. Combos especiais
Os combos são um modelo de promoção muito popularizado pelas redes de fast food, como Burger King, McDonald’s e Giraffas. Comprando a refeição principal, acompanhamento e a bebida, o preço fica mais vantajoso para o cliente.
Assim, você entrega o combo inteiro por um valor único.
Embora essa seja uma promoção comum em hamburguerias, outros tipos de estabelecimentos alimentícios têm aderido a essa tendência.
Que tal unir um prato principal, a bebida e a sobremesa em um só valor? Isso pode ser feito em conjunto com a oferta do Dia do Consumidor, por exemplo.
3. Cupons de desconto
Os cupons de desconto já são uma febre no varejo em geral e principalmente nas lojas de e-commerce. Mas, isso não quer dizer que você não possa usar no seu restaurante.
Aproveite as redes sociais para distribuir cupons que poderão ser usados durante as ações do dia do Consumidor do seu restaurante.
- Cupom para a data comemorativa
Disponibilize um cupom de desconto especial para o Dia do Consumidor, sendo válido somente para a data, ou para dias específicos durante a semana.
Também é interessante que a sua ação promocional seja disponibilizar cupons somente na data, com resgate em outro momento, gerando número de pedidos em dias de menor fluxo e estimular o seu cliente a voltar no restaurante.
- Cupom de primeira compra
Crie um cupom especial de primeira compra para o Dia do Consumidor para quem nunca fez nenhum pedido do seu estabelecimento.
Vale a pena oferecer algum diferencial para atrair novos clientes e aproveitar a divulgação da data.
- Cupom de entrega grátis no delivery
Outra estratégia muito boa para colocar em prática para você que também atende no delivery, é oferecer a entrega grátis. Assim é possível que públicos de regiões mais distantes, por exemplo, experimentem o seu produto.
Esse cupom pode ser ativado somente com um pedido mínimo, para garantir que o custo de entrega não seja maior que o valor da compra, e você não saia no prejuízo.
- Cupom de vantagens
Outra possibilidade é, ao invés de oferecer um desconto, oferecer um produto extra, sendo um acompanhamento, adicional ou até mesmo uma sobremesa grátis para pedidos acima de um determinado valor.
Assim, o valor percebido pelo seu cliente é o valor original de venda do produto que ele está ganhando, enquanto o seu investimento foi apenas o custo de produção.
4. Programa fidelidade
O programa fidelidade é uma das mais populares promoções em restaurantes. A ideia é incentivar o maior consumo dos clientes no seu restaurantes e gratificar esse que consome mais vezes.
Uma das práticas mais comuns do programa é o uso da pontuação. Toda vez que o seu cliente compra uma refeição, ele acumula pontos e avança um pouco mais até a premiação.
Ao completar um número preestabelecido de pedidos ou de valor de compra, você pode oferecer a próxima refeição gratuita ou um desconto bom no próximo pedido.
Muitos estabelecimentos estão adotando essa estratégia como um diferencial e ela é perfeita para atrair novos clientes no Dia do Consumidor.
Estimula a recompra, e faz com que o seu cliente se sinta valorizado.
Afinal, nada mais justo do que premiar os seus melhores clientes.
Com um programa fidelidade no seu cardápio digital, além de automatizar o processo, permite você conhecer melhor os hábitos dos seus clientes, possibilitando, assim, ações futuras para eles e relatório de resultados para você.
Quer vantagem maior do que fazer o lançamento do seu próprio programa fidelidade no Dia do Consumidor?
Faça essa estratégia no seu estabelecimento e depois conta para gente como foi! Só mandar um direct nas nossas redes sociais.
5. Sobremesa grátis acima de X reais
Uma sobremesa após uma refeição é praticamente irresistível. Se ela já estiver inclusa no preço pago, melhor ainda.
Então, você pode determinar um valor mínimo de consumo para o cliente ter direito a uma sobremesa grátis. Isso, inclusive, pode estimular os seus consumidores a gastarem um pouco mais.
6. Promoções nas redes sociais
As redes sociais se tornaram plataformas incríveis para alcançar mais clientes por meio de uma estratégia de marketing digital bem definida.
Então, faça bom uso do Instagram, TikTok e Facebook para criar uma imagem atraente, fortalecer sua marca e divulgar promoções interessantes para os consumidores.
Que tal dar um desconto para quem postar uma foto de um prato ou da turma curtindo o seu restaurante no dia do Consumidor?
Ou fazer um concurso da melhor foto ou mais curtida de algum cliente e oferecer uma refeição gratuita na data para ele?
Quem sabe até lançar um desafio para o TikTok?
Você pode pensar em promoções ligadas a compartilhamentos, respostas criativas, sorteios para quem comentar e curtir suas postagens ou participar em enquetes. São inúmeras as possibilidades que as redes sociais oferecem.
Além disso, pode usufruir das estratégias do e-Book Marketing Digital para restaurantes: aumente suas vendas. Baixe agora para colocar boas dicas em prática para o Dia do Consumidor.
7. “O de sempre, por favor”
Talvez você já tenha visto, principalmente em séries e filmes, pessoas que chegam a um estabelecimento e pedem “o de sempre, por favor”, dando a entender que são clientes da casa e os atendentes já sabem o que iriam pedir.
A partir dessa ideia que nasceu a promoção a seguir.
Cada cliente tem o direito de escolher um prato, lanche ou combo para ser o seu “de sempre”, mas com desconto.
Para funcionar, é importante que você tenha o controle dos seus clientes em um sistema de cadastro, registros e relatórios completos.
Essa é uma ótima forma de atrair e fidelizar clientes. Além disso, você conseguirá e-mail e telefone dos participantes, que serão úteis para mandar outras promoções, ou mesmo para um atendimento mais íntimo nas próximas vezes que voltarem ao seu estabelecimento.
8. Segundo prato por 50% ou 2 bebidas pelo preço de 1
A ideia desse tipo de promoção é fomentar o boca a boca do seu restaurante.
Provavelmente sua margem vai cair ao fazer essa promoção, mas o ponto positivo está no seu cliente convidar amigos, conhecidos e parentes para fazer um pedido ou consumo em grupo.
Uma sugestão eficiente é que o segundo prato seja obrigatoriamente o mesmo do primeiro.
Dessa maneira, você mantem a eficiência operacional e sua margem não cai tanto com uma promoção.
Comunique as promoções do Dia do Consumidor diretamente para os seus melhores clientes
Para isso, é muito importante ter um cadastro de clientes completo. Envie mensagens para todos os clientes cadastrados para comunicar suas ações para a data.
Valem todos os canais: e-mail, que permite envio em massa e custo zero, mensagens de texto, lista de transmissão no WhatsApp, ou mesmo posts nas redes sociais do seu restaurante.
Divulgue seus canais de venda e promoções em todas as suas redes sociais, nos posts e stories, além de link no “Sobre” do Facebook, na “Bio” do Instagram e através do WhatsApp, com mensagens automáticas já convidando os clientes a comprarem pelo link.
Promoções do Dia do Consumidor começaram a se popularizar no Brasil através da internet, e os primeiros a adotarem foram os e-commerces.
Assim, o público que já está acostumado a comprar e pedir comida via site/aplicativo será o mais antenado nas ofertas.
Conquiste esse público com um canal de vendas de delivery próprio.
Uma ideia interessante pode ser manter essas promoções exclusivas pelo seu canal próprio digital, seja para delivery ou resgate do cupom para consumo local.
Assim, clientes que pediam por aplicativos de terceiros começam a se fidelizar mais com a marca do seu restaurante.
E você economiza tempo e dinheiro!