QUANTO CUSTA UM APLICATIVO DE DELIVERY?
Na hora de contratar um aplicativo de delivery, é preciso levar em consideração algumas questões, incluindo o preço.
Os pedidos on-line são o novo movimento em expansão para o mercado de restaurantes.
Confira como esse novo fluxo de receita pode ajudar a expandir seu restaurante e tenha certeza de uma vez por toda, que você não está perdendo dinheiro.
O delivery é uma extensão crucial do seu negócio para restaurantes em 2021.
Os clientes ainda estão querem fazer pedidos em seus restaurantes favoritos mesmo que as refeições possa ter reduzidos.
Mas a forma como os clientes optam pela entrega afeta muito sua lucratividade. Os fornecedores terceirizados oferecem facilidade e conveniência, mas isso também tem um custo.
A pergunta para os proprietários de restaurantes é: você está aproveitando o delivery tanto quanto poderia? Ou você está vendo seus lucros serem desviados em taxas e comissões cobradas por serviços de entrega?
Vamos aprofundar!
A importância dos pedidos online na época do COVID.
COVID-19 acelerou a transformação digital no mercado de food service.
Pedidos por delivery, entrega sem contato ou entrega no estabelecimento são mais importantes do que nunca, e os restaurantes estão contando com novas tecnologias para sobreviver.
Somente de fevereiro a agosto de 2020, os restaurantes viram suas vendas fora do local dispararem de uma média de 15% antes do COVID para 70%.
Se você ainda não otimizou sua tecnologia de pedido digital, este artigo pode ajudar. Você vai aprender:
- Os custos de configuração de pedidos on-line;
- Os benefícios de um sistema integrado de pedidos on-line (Yooga);
- Como converter seus clientes terceirizados em pedidos diretamente de você, para ajudar seu negócio a prosperar durante o COVID e depois.
Quanto custam os diferentes sistemas de pedidos on-line?
Em resposta à crescente demanda, os restaurantes estão recorrendo a serviços de pedidos como iFood e Uber Eats para se conectar com os consumidores locais que procuram fazer pedidos de refeições on-line.
Esses fornecedores de pedidos on-line oferecem uma valiosa rede de novos clientes em potencial.
Eles podem fornecer marketing para proprietários de restaurantes independentes e garantir um fluxo de pedidos que, de outra forma, não existiriam.
Mas isso tem um custo!
Os serviços de pedidos on-line de terceiros cobram dos proprietários de restaurantes uma parte significativa de suas receitas em taxas.
Em 2020, mais da metade da receita gerada com refeições fora do local é composta por entrega.
Mesmo assim, os restaurantes perdem em média 25-30% ao mês com fornecedores terceirizados de entrega.
Essas comissões e taxas crescentes significam que quanto mais negócios um restaurante faz online, maior porcentagem de suas vendas vai para o fornecedor, reduzindo a lucratividade online.
Os operadores de restaurantes devem procurar tecnologias de pedidos on-line que acelerem seus negócios, em vez de explorá-los.
Alguns fornecedores de PDV (como a Yooga com o Yooga Delivery) oferecem pedidos on-line como um recurso integrado do sistema de PDV.
O que oferece aos proprietários de restaurantes uma série de benefícios que simplesmente não são oferecidos a eles quando usam fornecedores de pedidos on-line terceirizados.
Integrar pedidos on-line em um PDV de restaurante faz sentido. Aqui está o porquê.
Aumentar a receita
Normalmente, há um custo associado aos pedidos online por meio de delivery próprio também, mas geralmente não é tão caro quanto as taxas de fornecedores externos.
Quando os restaurantes oferecem pedidos on-line por meio de seu delivery próprio, como pedidos on-line da Yooga, não há taxas de instalação, não há taxas iniciais e nenhuma comissão, além disso cadastramos todos os seus produtos em menos de 24h: uma taxa mensal fixa significa mais dinheiro de volta em seu negócio, em um momento em que isso é mais importante.
Em outras palavras, os restaurantes retêm uma parte maior da receita de cada venda online, em vez de distribuí-la a fornecedores terceirizados na forma de comissões e taxas diversas.
Capture dados do cliente
Os dados impulsionam os negócios. Esteja você administrando um restaurante, uma loja de varejo ou uma empresa de software, quanto mais informações você tiver sobre seus clientes, melhor.
Apesar de sua capacidade de estender o alcance online de um restaurante, a maioria dos fornecedores de pedidos online não fornece aos clientes do restaurante acesso aos dados do cliente que eles coletam quando os consumidores fazem pedidos por meio de suas respectivas plataformas. De acordo com um relatório da Forbes, o GrubHub (o Ifood americano) coleta dados sobre o comportamento dos usuários que fazem mais de 150.000 pedidos por dia em cerca de 29.000 restaurantes. Essa riqueza de informações, no entanto, não é compartilhada com clientes de restaurantes.
Embora o CEO da GrubHub, Matt Maloney, tenha reconhecido o enorme potencial dessas informações do cliente para restaurantes, Maloney diz que os restaurantes não estão dispostos a pagar mais por esses dados além da taxa de comissão de 13,5%. Sem esses dados, não há como os restaurantes saberem quem são seus clientes regulares, não há como personalizar sua experiência e não há como entrar em contato com eles no futuro.
Se o pedido online for executado por meio do PDV do restaurante, em vez de um fornecedor terceirizado, os restaurantes podem capturar as informações de contato dos clientes e o histórico de pedidos detalhado da mesma forma que fazem para transações na loja. Com esses dados, os restaurantes podem executar campanhas de marketing por e-mail personalizadas e entender melhor seus negócios em geral.
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Seja enviando uma promoção na loja para todos os clientes que fizeram um pedido online para estimular o tráfego do restaurante ou oferecendo ofertas especiais para seus clientes mais valiosos, os dados do cliente são muito mais poderosos quando armazenados em seu sistema de delivery próprio do que quando estão restritos em um banco de dados de terceiros.
Gerar visitas repetidas
Os fornecedores de pedidos online são ótimos para ajudar os restaurantes a atrair novos clientes que, de outra forma, não os teriam encontrado. Mas depois dessa transação inicial, os operadores de restaurante ainda estão pagando comissão pelo segundo e terceiro pedido de um hóspede.
Mesmo se você continuar a usar um fornecedor terceirizado para ajudar a atrair novos clientes, é uma boa ideia ter um sistema interno de pedidos on-line em restaurantes, para que os clientes recorrentes possam fazer pedidos diretamente através do seu site, e você economiza as taxas de comissão . Sua equipe trabalha muito para encantar os clientes e trazê-los de volta ao restaurante. Dessa forma, seu negócio é totalmente recompensado por esse esforço.
Com um fornecedor terceirizado, o menu de pedidos online é hospedado separadamente do resto dos ativos do restaurante. Muitas vezes, é difícil e caro configurar e fazer alterações nos itens do menu. Alguns fornecedores limitam o número de alterações que os restaurantes podem fazer a cada mês ou cobram uma taxa extra para cada modificação adicional.
Quando os pedidos online são oferecidos como um componente integrado do sistema interno de um restaurante, as mudanças no menu online são tão simples de fazer quanto na loja. As páginas da web podem se tornar dinâmicas e, se você estiver usando um sistema baseado em nuvem, as alterações podem ser refletidas imediatamente online.
Controle sua marca
A marca de um restaurante é construída com base na qualidade da comida, serviço e experiência geral do cliente. Os pedidos online de restaurantes são uma extensão da marca e dos valores. A experiência de pedido online afeta diretamente a forma como sua empresa é vista; é uma oportunidade de ser consistente e encantar os clientes além das paredes do seu restaurante.
Com fornecedores terceirizados de pedidos on-line, os operadores de restaurantes estão basicamente abrindo mão do controle sobre sua marca. A maioria dos fornecedores declara em seus termos de serviço que têm licença completa para comercializar e posicionar seus clientes como acharem adequado. Além de um logotipo e algumas fotos, os clientes do restaurante têm muito pouco a dizer sobre a forma como seu restaurante é listado na plataforma do vendedor de pedidos online.
Ao hospedar pedidos online em seus delivery próprio, os operadores de restaurantes têm maior probabilidade de ter controle sobre a experiência e a aparência do processo. As transações funcionam da mesma maneira que as operações internas e são mais fáceis de personalizar, alterar e solucionar problemas. Questões de branding nos negócios; pedidos on-line hospedados externamente colocam o poder nas mãos do fornecedor.
Como converter convidados de terceiros em pedidos diretamente de você
Direcione esses 30% de volta para o seu bolso, fazendo com que seus convidados façam pedidos diretamente de você. Depois de ter seu próprio sistema integrado de pedidos on-line, comunique esta nova opção de pedido aos seus convidados. Aqui estão algumas maneiras de fazer isso:
Aumente os preços de terceiros
Aumente seus preços em sites de entrega de terceiros e mantenha os preços mais baixos na plataforma de pedidos on-line do seu site. A El Pollo Loco fez isso repassando o acréscimo de 30% de terceiros para o cliente e aumentando os preços do menu no mesmo valor. Isso garante que seu restaurante esteja ganhando dinheiro suficiente por meio de plataformas de terceiros, ao mesmo tempo que incentiva os clientes a fazerem pedidos diretamente de você para economizar dinheiro.
Ofereça um código de desconto
Adicione um item (por exemplo, guardanapo ou recibo) a pedidos de terceiros com um código promocional para solicitar diretamente da plataforma de pedidos on-line própria. Como a Number One Chicken que fornecem desconto de 15% para todos os pedidos encorajando os clientes a fazerem os pedidos diretamente de seu local na próxima vez.
Limite seu menu de terceiros
The Loyalist em Matthews (grande restaurante nos Estados Unidos) identificou seus itens mais vendidos e os removeu dos menus de terceiros para que eles apareçam apenas em sua plataforma original. Eles deixaram isso claro em seus esforços de marketing e promoção - para que os clientes saibam onde podem pedir seus favoritos.
Lembre-se, os pedidos online são uma extensão crucial do seu restaurante e estão aqui para ficar. Mesmo após o COVID, seus clientes continuarão a fazer pedidos online. Prepare-se para o sucesso e segure o lucro que você trabalhou tão duro para ganhar.