O QUE LEVAR EM CONTA NA HORA DE OFERECER OPÇÕES VEGANAS NO SEU RESTAURANTE
Não é sobre somente adaptar o seu cardápio, é sobre entender o que há por trás do estilo de vida e pensar na gestão do seu estabelecimento como um todo.
Ao contrário do que muitos pensam, pessoas veganas não deixam de consumir apenas carne ao optarem por este estilo de vida, mas, sim, todo e qualquer produto que tenha origem animal.
Assim, caso você esteja considerando oferecer opções veganas no seu restaurante, é preciso levar essa informação em conta, bem como entender como você pode atender melhor esse tipo de público e trabalhar a operação da sua cozinha de forma otimizada com a adição de mais esse cardápio alternativo.
Isso, é claro, partindo do princípio que o seu restaurante não é um restaurante especializado e que os pratos oferecidos por ele sejam pratos mais gerais.
Separamos algumas dicas para te ajudar nesse processo!
Veganismo x Vegetarianismo
Como dito no início do texto, o veganismo se relaciona com pessoas que deixam de consumir produtos que tenham origem animal.
Isso inclui ovos, leite, queijos, creme de leite, iogurte, e muitos outros. Não é apenas sobre não consumir carne.
Na verdade, a questão vai além da parte alimentar, envolvendo também não consumir cosméticos de origem animal, por exemplo, ou qualquer outro produto ou serviço que tenha relação com eles mesmo em testes.
Já os vegetarianos, estes sim, não consomem carne.
E aqui não estamos falando somente sobre carne bovina, mas, ainda, a suína, carnes brancas como peixes, frango, pato, coelho, peru, e os frutos do mar.
É importante você saber disso enquanto dono de restaurante e não confundir os dois estilos de vida, principalmente na hora de montar o seu cardápio e dizer que oferece opções veganas sendo que estas podem ser vegetarianas e vice-versa.
Imagina falar que um prato é vegano e colocar um ovo mexido em sua composição? Não rola, né?
Propósito por trás
Além disso, é preciso pensar no seu cliente!
Muitos dizem não se importar quando outras pessoas confundem os dois termos e acham que são vegetarianos ao invés de veganos, mas acredite e invista sempre no encantamento de cada um que coloca o pé no seu restaurante ou pede um prato seu pelo delivery.
Será extremamente recompensador e gratificante para o seu público ser, além de bem atendido no seu estabelecimento, reconhecido pelo que ele é e acredita, sem necessariamente precisar explicar toda a vez sobre as diferenças entre os estilos de vida ou algo relacionado.
A escolha tem muito mais a ver com um propósito do que efetivamente com o que se deixa de comer.
E compreender isso traz um valor inestimável para os restaurantes que não são veganos, mas que querem oferecer opções para quem é.
Experimente conversar com uma pessoa que seja e você descobrirá!
Continue no assunto: Seja sustentável e aprenda a reduzir o desperdício de alimentos no seu restaurante
Dados sobre o veganismo no Brasil
O número de veganos cresce em nosso país a cada dia.
Segundo o último levantamento divulgado pelo Ibope Inteligência sobre o assunto, uma pesquisa encomendada pela Sociedade Vegetariana Brasileira em 2018, 3,2% da nossa população é adepta ao veganismo.
Parece pouco, mas isso corresponde a um total de sete milhões de brasileiros! Grande parte concentrada nas regiões metropolitanas de São Paulo, Curitiba, Recife e Rio de Janeiro.
Imagina quantas oportunidades você pode estar perdendo no seu negócio por não oferecer opções veganas?
Não é somente adaptar os pratos
Ao encaixar opções veganas no seu menu, você deve ter em mente que não é tão simples quanto se parece.
Não é somente adaptar os pratos e pensar “ah, vamos substituir este mesmo produto por um semelhante feito de soja”.
Sim, isso pode ser uma opção, mas você deve considerar que pratos veganos, como quaisquer outros, precisam harmonizar, ou seja, os sabores precisam “casar” e estarem alinhados com o restante do prato.
Olha, e vale esquecer esse estereótipo de que você só poderá servir legumes e verduras, ou a famosa salada!
Hoje em dia, com o avanço da tecnologia, já existem diversas opções de carnes feitas à base de plantas e que até imitam o cheiro e gosto das carnes de origem animal.
Aliás, este mercado é um dos que não param de crescer em todo o mundo!
De acordo com previsões da consultoria americana Markets and Markets, ele deverá expandir e passar a valer quase 28 bilhões de dólares até 2025.
A empresária e cantora brasileira Anitta foi uma das que já enxergou isso e virou até garota propaganda e sócia da startup Fazenda Futuro, que fabrica diversas proteínas utilizando somente insumos vegetais, o que é conhecido pelo termo em inglês plant based.
A industrialização e o uso de condimentos conta bastante nessas horas, mas as plantas mais usadas para serem a base dessas carnes são:
- Cogumelos
- Grão-de-bico
- Ervilha
- Soja
- Lentilha
- Feijões
O preço dessas carnes vegetais compradas também é um pouco mais elevado e talvez não caiba no orçamento do seu restaurante em um primeiro momento, por isso, um bom planejamento financeiro conta bastante nessas horas.
Entretanto, é possível prepará-las na própria cozinha do seu restaurante, o que nos leva ao último tópico deste conteúdo.
Insumos estragam mais rápido
Caso você vá oferecer opções veganas no seu restaurante, lembre-se apenas que os insumos que serão utilizados geralmente possuem a validade mais curta do que os demais industrializados, afinal, estamos falando de cereais, legumes, verduras, entre outros.
Isso conta para carnes feitas pela sua própria cozinha à base de plantas, conta para as entradas, acompanhamentos, pratos principais e sobremesas que serão replicados substituindo os produtos de origem animal, para as tradicionais saladas e por aí vai.
Se não conseguir comprar tudo fresquinho, no mesmo dia, o ideal segundo as recomendações da Vigilância Sanitária é conservar, sob refrigeração, frutas, legumes e verduras por até três dias no máximo.
Com isso, ter um Sistema de Gestão que conte com gerenciamento total das etapas de operação e, o principal neste caso, gestão de estoque, complementos e produtos, como o sistema oferecido por nós da Yooga, é primordial.
Através dele você tem controle total das mercadorias armazenadas no seu restaurante, gerencia itens de estoque mínimo para a reposição, cria ficha técnica dos insumos de cada produto e muito mais!
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