AUTOMATIZE SUAS TAREFAS ADMINISTRATIVAS: CONHEÇA NOSSO ROBÔ DE NOTAS
Uma das funcionalidades mais amadas pelos nossos parceiros é a do Robô de Notas.
Com ele, você conta com bots que ficam responsáveis pelo cumprimento de tarefas administrativas, como cálculos de tributos, emissão e gerenciamento de notas fiscais.
Os benefícios disso? Você tem todo o seu lançamento automatizado, economizando e otimizando o seu tempo e recursos e, ainda, prevenindo possíveis erros.
Bom demais, não é?
É sobre isso que vamos falar um pouco mais no conteúdo de hoje!
Acompanhe a leitura e saiba mais!
O que é o Robô de Notas da Yooga
Queridinho dos clientes, o Robô de Notas da Yooga é responsável por incluir, de forma automática, os XMLs das notas de compra emitidas no seu CNPJ.
Isso significa dizer que toda vez que você realizar uma compra e informar o CNPJ, o sistema deixará os dados dela disponíveis para que você faça a entrada no estoque dos seus produtos e gere despesas no seu financeiro como bem entender.
+ Saiba mais: Por que não vale a pena sonegar imposto no seu restaurante?
Tá, ok, mas o que são XMLs mesmo?
Como já te contamos por aqui, um arquivo XML é uma forma de documentação semelhante às extensões mais comuns que encontramos em nosso cotidiano, como os arquivos .doc e .pdf.
Especialmente projetado para atender às necessidades empresariais do seu restaurante, ele contém praticamente o mesmo conteúdo das notas fiscais emitidas, porém, em um formato eletrônico de fácil acesso.
Enquanto a nota fiscal é enviada para o cliente, o arquivo XML das vendas fica armazenado para consulta digital posterior. E, nesse meio online, é responsável por transmitir as vendas do seu restaurante para a Receita Federal.
Além de armazenar e transmitir os dados das vendas, com foco especial nas informações relacionadas às notas fiscais emitidas durante o processo, um arquivo XML também pode conter textos formatados, imagens vetoriais e outras formas de armazenamento de dados.
Ele carrega informações como:
- Dados da NF-e: modelo, série, número, data e hora da emissão, data de saída e entrada, e valor total da nota;
- Informações do emissor: nome e razão social, CNPJ, endereço, inscrição estadual e código do município da ocorrência do fato gerador do ICMS;
- Informações do destinatário: nome e razão social, CNPJ, endereço e inscrição estadual;
- Produtos e serviços: descrição, quantidade, unidade comercial e valor; números que identificam a quantidade total e valores unitários da mercadoria
- Dados relativos ao ICMS: base de cálculo, valor dos produtos ou serviços, valor do frete, valor do seguro, substituição e impostos sobre IPI, PIS e COFINS;
- Informações do transporte: modalidade de frete, dados do transportador com CNPJ e endereço, informações sobre o veículo com placa e RNTC, e do volume transportado como quantidade, peso líquido e bruto;
- Dados de cobrança: endereço para cobrança posterior e forma de pagamento;
- Adicionais: fonte de impressão DANFe e informações complementares de interesse do contribuinte.
+ Leia também: Emitindo a nota fiscal do seu restaurante
Como visualizar as notas adquiridas pelo Robô de Notas?
Para visualizar as notas adquiridas pelo Robô de Notas via sistema da Yooga, basta acessar seu Dashboard no link:
Painel.yooga.com.br -> Fiscal -> Notas de Compra:
Nesta aba, você terá a opção de baixar o XMLs das notas ou fazer uma entrada de nota, gerando novos produtos ou adicionando estoque aos produtos já existentes no seu sistema.
Simples, prático, rápido, fácil e intuitivo, concorda?
+ Mais sobre o tema: Planejamento tributário para restaurantes
Como fazer uma entrada de nota?
Já para realizar uma entrada de nota em seu sistema, basta acessar seu Dashboard no link: Painel.yooga.com.br -> Fiscal -> Entrada de Nota.
Selecione o XMLs que você já possui ou utilize um do seu Robô de Notas para iniciar o processo:
No botão azul, vincule um produto já existente para dar entrada no estoque deste produto ou crie um novo, combinado? Por fim, lembre-se de clicar em Gravar:
É possível também lançar uma despesa no seu financeiro referente a compra que gerou essa nota de forma automática utilizando a opção Duplicatas:
Muito fácil, não é?
Isso é gestão suave!
Isso é a mais querida!
Isso é Yooga!
+ Continue no assunto: 10 códigos fiscais para a emissão de notas
Por que ter o fiscal do seu restaurante em dia?
Mas, afinal, qual é a importância de cumprir com as demandas fiscais do seu restaurante?
A resposta é simples: em primeiro lugar, estar em conformidade com elas é imprescindível para o cumprimento das leis tributárias do nosso país - que não são poucas.
Isso envolve o pagamento correto de impostos, a entrega de declarações e documentos exigidos pelo fisco, bem como o respeito a todas as normas e regulamentos fiscais aplicáveis.
Não cumprir essas obrigações pode resultar em multas, penalidades e até mesmo em ações legais.
E você não quer isso para o seu negócio, quer?
Além disso, estar em dia com a situação fiscal do seu restaurante evita problemas com as autoridades fiscais e você consegue ter acesso a incentivos fiscais, isenções, deduções e regimes especiais de tributação concedidos pelo governo.
Esses benefícios podem contribuir para a redução da carga tributária e aumentar a competitividade do seu bar ou restaurante. Perfeito, né?
Ah! Como se já não bastassem todos esses motivos, uma situação fiscal em dia também contribui para a credibilidade da sua empresa perante seus clientes, fornecedores, sócios e demais parceiros comerciais, demonstrando que ela é confiável, transparente e que também opera de acordo com todas as regras estabelecidas.
Mas vale lembrar que manter uma situação fiscal regularizada requer um bom controle financeiro e uma gestão adequada do que entra e do que sai do seu restaurante.
E quanto a isso, a Yooga pode te ajudar!
Como falamos por aqui, existe um jeito mais fácil de gerenciar o seu restaurante, ganhar mais dinheiro e ter menos dor de cabeça. Esse jeito, é claro, é o Jeito Yooga!
Aproveite todas as funcionalidades e ferramentas disponíveis em nossos planos Básico, Essencial, Completo e Premium.
Saiba mais sobre eles aqui e fale agora mesmo com um de nossos especialistas! #VemPraYooga