AS MELHORES PRÁTICAS PARA QUEM ESTÁ COMEÇANDO A VENDER PELO IFOOD

O que fazer e o que não fazer para prosperar no marketplace!

AS MELHORES PRÁTICAS PARA QUEM ESTÁ COMEÇANDO A VENDER PELO IFOOD

Acabou de abrir o seu bar e restaurante e quer começar a vender pelo iFood?

Saiba que o marketplace pode ser um excelente canal de venda e atração de novos clientes, mas, para tanto, é preciso que você saiba também jogar o jogo.

Com respeito às regras e diretrizes da plataforma, muito bem desenhadas, e execução das melhores práticas que trouxemos no conteúdo de hoje, não vai ter erro: seu negócio irá deslanchar com toda a certeza!

Quer saber mais sobre como você pode vender mais pelo iFood?

É só continuar a leitura!

Como se cadastrar no iFood

Antes de tudo e até mesmo antes de querer vender mais com as nossas melhores práticas, é preciso, é claro, se cadastrar na plataforma.

Caso você ainda não tenha feito o seu cadastro, saiba que esse é um passo importante e que deve ser seguido com atenção.

Confira o passo-a-passo que preparamos especialmente para você:

  1. Acesse o site de parceiros do iFood em parceiros.ifood.com.br.
  2. No site, você verá duas opções: uma para restaurantes, distribuidoras de bebidas, confeitarias, etc., e outra para pet shops, farmácias e supermercados. Escolha a primeira opção ou acesse diretamente pelo https://parceiros.ifood.com.br/restaurante.
  3. Nessa página, você encontrará vantagens, informações sobre planos, um vídeo com um passo a passo e um formulário para inscrição no aplicativo, localizado no topo.
  4. Preencha diretamente seus dados no formulário. Basta fornecer seu nome, e-mail e celular. Fique tranquilo (a)! Os dados que você fornece são padrão e seguros com o iFood.
  5. Na tela seguinte, preencha mais detalhes, incluindo documentação do seu negócio, como o CNPJ. O iFood aceita MEI, viu?
  6. Escolha entre o Plano Básico ou o Plano Entrega, dependendo das necessidades do seu negócio.
  7. Informe seus dados bancários para receber os pagamentos e assine o contrato para configurar seu restaurante.

Pronto! Seu restaurante está agora cadastrado no iFood.

Simples, não é?

Vantagens de ser um restaurante parceiro no iFood

Além de ser mais um importante canal de vendas para o seu negócio, ser um restaurante parceiro do iFood oferece diversas outras vantagens.

Você pode realizar a Entrega Fácil, entregando seus pedidos em qualquer canal de venda.

Já através do iFood Shop, você tem acesso aos melhores fornecedores e a uma variedade de produtos para seu restaurante.

No programa Vantagens do Chef, o empreendedor garante descontos em produtos e serviços, incluindo contas de água, energia e telefonia.

E, por fim, com o Cardápio Digital, você divulga o seu restaurante nas redes sociais e recebe mais pedidos diretamente no seu Gestor de Pedidos iFood.

Gif animado em cores azul e rosa com chamada "seu restaurante precisa de um sistema de gestão integrado".

Melhores práticas para quem quer vender mais pelo iFood

Fotos de dar água na boca

O cardápio do seu estabelecimento é como uma vitrine virtual, seja para sua hamburgueria, pizzaria, bar ou restaurante.

Assim, fotos bem tiradas e atraentes dos pratos que você oferece são um trunfo valioso para suas redes sociais e também para o iFood.

É fundamental que as fotografias sejam mais atrativas do que o próprio prato, despertando o desejo no usuário de experimentar o que o seu estabelecimento tem a oferecer - mas sem nunca criar falsas expectativas, viu?

Se as fotos dos seus pratos forem amadoras, o efeito pode ser justamente o oposto.

Afinal, a primeira experiência das pessoas muitas vezes é visual, e elas tendem a "comer com os olhos" antes de decidirem provar algo.

Portanto, investir em imagens de qualidade é imprescindível para cativar a clientela e criar uma experiência positiva antes mesmo da primeira mordida!

Promoções atraentes

Quem não ama uma boa promoção, não é mesmo? Ofereça combos, cupons de descontos ou brindes para pedidos acima de um determinado valor.

Sabia que essa estratégia não só incentiva compras maiores como também fideliza clientes?

Confira nosso guia completo com as melhores estratégias de venda para o seu restaurante.

Entrega rápida

Rapidez é a palavra de ordem quando estamos falando de delivery.

Segundo pesquisa da consultoria Galunion, 80% dos consumidores fariam pedidos mais vezes se a entrega fosse de apenas 25 minutos.

Dessa maneira, se você quer vender mais pelo iFood, certifique-se de que sua equipe e operação estão preparados para lidar com os pedidos online de maneira eficiente.

O tempo de espera impacta diretamente na satisfação do cliente e na sua avaliação na plataforma, que pode cair se você demorar para entregar o pedido.

Uma boa solução para essas horas é contar com o Delivery Próprio Yooga, que integra com o iFood, onde você consegue otimizar as rotas de entrega com base na área de atuação do seu delivery e definir preços de entrega de forma estratégica, maximizando a eficiência operacional e a lucratividade do seu delivery.

Falaremos mais sobre isso à frente.

Feedback e avaliações importantes

O iFood é uma via de mão dupla.

Uma boa prática é você ser proativa ou proativo na gestão de avaliações que seu restaurante recebe. Responda a comentários, especialmente os negativos, de forma construtiva.

A plataforma valoriza o engajamento e a solução de problemas.

Esteja sempre aberto(a) ao feedback dos clientes e use as avaliações para aprimorar seus serviços. Clientes satisfeitos se tornam clientes recorrentes, e uma boa reputação online atrai novos pedidos, concorda?

Produto isca e produto ímã

Essa boa prática vem diretamente do próprio embaixador do iFood, João Barcelos, no evento Papo de Delivery, promovido pela Yooga em parceria com o marketplace.

Ele sugere que o cardápio venha com os seus produtos iscas e imãs.

“Como assim?”, você pode estar se perguntando. A gente te explica!

Como o nome já adianta, o produto imã, é o que “gruda” no seu item principal, que tem um custo baixo e agrega valor. Já o produto isca, é o que irá “iscar” o seu público a pedir com você.

Exemplo de produto isca: hambúrguer, porção de batata frita

Exemplo de produto ímã: tubo de maionese extra

Você já conhecia?  

Atenção ao que pode fazer com que seu restaurante seja rebaixado

Outra boa prática que também foi comentada pelo embaixador durante o evento é ficar de olho no que pode fazer com que o seu restaurante seja impulsionado e mostrado para mais pessoas, ou rebaixado na classificação do iFood.

Anota aí o que faz toda diferença!

  • Tempo online
  • Volume de vendas
  • Entrega no horário
  • Cancelamento de pedido

Integração com um sistema de gestão

Por fim, mas não menos importante, é claro que uma boa prática é você integrar o seu iFood com um sistema de gestão, não é mesmo?

Veja o sistema de gestão da mais querida Yooga, por exemplo.

Com ela, você tem um controle de estoque facilitado, otimiza processos, evita retrabalho e mesmo problemas como pedidos duplicados e itens errados.

Além disso, receba todos os pedidos do iFood e também do Rappi diretamente no seu Gerenciador de Pedidos. A integração Yooga permite você acompanhar em tempo real o pedido, a produção e a entrega até o seu cliente.

Mas não são essas as únicas funções do Delivery Próprio Yooga, não!

Na funcionalidade de Agrupamento Automático de Rota, por exemplo, você não precisa mais ficar calculando rotas de entrega para os seus motoboys, o próprio sistema já monta elas para você de acordo com as proximidades dos pedidos, te poupando tempo e possíveis erros.

A entrega é realizada de forma muito mais fácil e rápida pelo seu motoboy!

Já com o Mapa de Pedidos, você consegue ter uma visualização completa do fluxo do delivery, das rotas e das entregas, otimizando-as.

E se, no final do dia, você quiser saber como foi a produtividade de cada motoboy, você pode contar, ainda, com a funcionalidade Relatório de Motoboys.

Demais, não é?

O que está esperando para colocar todas essas boas práticas em dia e começar a vender muito mais pelo iFood?

Fale com um de nossos especialistas!

Gif animado em cores azul e rosa com chamada "seu restaurante precisa de um sistema de gestão integrado".