DIA DA CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO: MANEIRAS DE INOVAR E SER MAIS CRIATIVO NO SEU CARDÁPIO

Pesquisa da consultoria Galunion revela que 95% dos clientes procuram por novidades em restaurantes.

DIA DA CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO: MANEIRAS DE INOVAR E SER MAIS CRIATIVO NO SEU CARDÁPIO

O Dia Mundial da Criatividade e Inovação se comemora em todo dia 21 de abril, e é claro que nós da mais querida Yooga não poderíamos deixar essa data passar em branco, não é mesmo?

Mesmo no setor food service, é necessário que essas duas coisas caminhem juntas, afinal, quem não quer ter um diferencial para atrair mais clientes e se descolar da concorrência?

A criatividade está em todo o lugar: na decoração que você faz no seu restaurante, no nome dos pratos do seu cardápio digital, nas fotos que você tira para ilustrá-lo e muito mais!

E o que dizer da inovação?

Do cardápio QR code ao garçom digital, passando também pelo tanto que você tem que inovar e “rebolar” para sobreviver no empreendedorismo, esse tema está em alta nos últimos anos e vai muito além de robôs, drones ou carros que voam.

Para inovar, muitas vezes, basta resolver um problema e/ou causar a transformação de um determinado modelo de negócio!

O quanto você tem feito para inovar para os seus clientes? Quais problemas você tem resolvido pra ele?

Se essas perguntas “te pegaram”, algo diz pra gente que você talvez precise de ajuda! E estamos aqui para isso!

Vem com a gente e não deixe de conferir essas formas de você usar e abusar da sua criatividade e inovação no seu próprio cardápio digital!

O surgimento do Dia Mundial da Criatividade e da Inovação

O Dia Mundial da Criatividade e da Inovação foi criado, em 2017, através de uma Assembleia Geral promovida pela Organização das Nações Unidas, a ONU.

Com o apoio de 80 países, a Resolução 71/284, que fala sobre a data, tem o objetivo de, além de divulgar sobre a importância desses dois temas, alertar e incentivar o seu uso para a solução de problemas complexos da sociedade moderna.

Pensando nisso, desde 2018, a data é celebrada todos os anos com eventos, workshops, palestras e oficinas no mundo todo.

Mais do que um simples dia, o Dia Mundial da Criatividade e da Inovação, com isso, acabou se tornando um verdadeiro movimento em prol da economia criativa e de práticas inovadoras, passando pelo setor educacional, cultural, financeiro, alimentício, entre muitos outros.

Você já tinha ouvido falar em algo relacionado?

Criando e inovando no seu cardápio

E pra você que quer criar e inovar cada vez mais no cardápio do seu restaurante, chegou o momento tão esperado: o das nossas dicas para você conseguir fazer isso de forma prática!

Bora lá?

Conte a história por trás de cada prato

Uma boa história pode entreter, emocionar, divertir e, é claro, converter em vendas!

Por isso, uma maneira de você ser criativo ou criativa no seu menu é se usando de elementos de storytelling em cada um dos itens dele.

O storytelling, para quem não sabe, é uma técnica que usamos, em especial na publicidade, para contar, desenvolver e adaptar uma história, utilizando ferramentas como personagem, ambiente e conflito, com o objetivo de transmitir uma determinada mensagem.

Ao contar, por exemplo, a história por trás de cada prato, destacando a origem de seus ingredientes, as inspirações culinárias ou as técnicas de preparo do chef, você cria uma conexão emocional com os seus clientes e pode fazer com que eles se sintam mais interessados em pedi-lo.

Imagine que um dos principais carros-chefe do seu restaurante seja uma receita antiga de família: com certeza terá uma história muito bonita por trás, certo?

Já pensou em contá-la para as dezenas de pessoas que passam pelo seu negócio todos os dias?

Experimente e temos certeza que irá dar certo!

Banner rosa e azul com texto "Sua sorveteria/cafeteria/hamburgueria/restaurante/pizzaria precisa de cardápio digital" ilustra post sobre o Dia Mundial da Criatividade e da Inovação, do Yooga Blog.

Invista em cardápios sazonais e temáticos

Essa nós já falamos diversas vezes por aqui!

Pode parecer simples, mas quem disse que inovação tem a ver somente com ideias mirabolantes e “de outro mundo” está meramente enganado.

O simples, quando bem feito, ele é, sim, inovador, e pode conquistar muito mais faturamento para o seu restaurante!

Que tal pensar em cardápios feitos de acordo com determinada estação do ano, como outono ou a primavera?

Certamente, existem frutas, verduras e legumes que são próprios a cada uma dessas épocas, e você pode tirar maior proveito disso para não apenas economizar - afinal, elas costumam estar mais baratas quando estão em grande quantidade - como também para encantar a clientela.

E o que dizer dos cardápios temáticos?

Tudo bem que eles casam melhor em um restaurante temático também, de filme, série ou música.

Porém, ainda que o seu não seja, você pode criar um especial e temporário para o Dia dos Namorados, por exemplo, ou Dia das Mães, datas muito relevantes para todo comércio.

Já vai anotando tudo aí!

Faça uma collab com diferentes chefs

Collab não precisa ser apenas no Instagram não, viu, empreendedor?

A famosa colaboração pode ocorrer aí mesmo no seu restaurante, ao vivo, com diferentes chefs renomados cozinhando por um dia para quem já é ou não o seu cliente.

Você pode realizar eventos especiais onde esses chefs convidados criariam pratos exclusivos para o seu cardápio digital por um período limitado ou mesmo convidá-los para uma palestra interna com a sua equipe.

Além de ser uma variedade no menu, no caso da primeira opção, você também pode gerar mais buzz e interesse no trabalho entre quem faz parte do seu time, da cozinha ao salão, e até um burburinho nas conversas entre clientes.

Crie nomes de cupons e pratos criativos

Sobre os pratos, nós já comentamos um pouco no início do texto, mas vale o lembrete mais uma vez de que criatividade e inovação é colocar, sim, um nome criativo nas refeições que você vende na sua loja física e/ou no delivery.

Solte a imaginação!

Pesquise na internet, pergunte para a família, os amigos, as vizinhas, pergunte ao ChatGPT, veja o que os concorrentes estão fazendo, se joga!

O mais importante de tudo é não cair na mesmice e deixar o seu restaurante ser “mais do mesmo”.

Se você pode colocar “X-Mega-Ultra-Blaster-Tudo” como nome do seu produto, por que colocar somente “X-Tudo”?

Faz sentido o primeiro ser muito mais atrativo e gostoso do que o segundo, correto?

E assim vale também para os nomes de cupons!

No cardápio digital da Yooga, você pode criar os seus como bem entender e traçar estratégias em cima disso.

É aniversário da Bruna, sua cliente, no próximo dia 07? O que acha de criar e enviar um cupom com 20% de desconto para ela com BRUNA20 ou BRUNANIVER? Uma boa ideia, né?

Provavelmente ela vai ficar encantada com o “mimo” e irá aceitar, “mimo” este que você mesmo terá criado via sistema Yooga e que irá trazer mais lucro para você.

Essas e muitas outras ações podem ser aplicadas quando falamos de criação de cupons criativos no cardápio digital, e as oportunidades estão aí aparecendo para quem quer o tempo todo!

Não dá bobeira, vai!

Não se esqueça de utilizar a tecnologia a seu favor

Para finalizar, lembre-se de tentar ser o restaurante mais "tech" possível!

De um sistema de gestão integrado como o da Yooga, que substitui e integra todos os seus sistemas avulsos e individuais de fiscal, financeiro ou PDV em um só, às redes sociais, onde você pode gravar vídeos explicando sobre seus pratos ou mostrando os bastidores da operação do seu restaurante, ter um restaurante tecnológico é sinônimo de inovação e de sucesso.

Demonstre para sua audiência que você está atento às tendências!

Você pode, ainda, usar um chatbot para atender o seu cliente direto na mesa, como com o nosso garçom digital e, se quiser ir ainda mais longe - e gastar um pouco mais também -, criar até mesmo um filtro de realidade aumentada para que os seus possíveis clientes vejam a comida de forma mais realista.

O céu é o limite!

No mais, desejamos sucesso na sua empreitada inovadora e criativa!

Continue no blog: Anúncios criativos para restaurantes

Banner rosa e azul com texto "Sua sorveteria/cafeteria/hamburgueria/restaurante/pizzaria precisa de cardápio digital" ilustra post sobre o Dia Mundial da Criatividade e da Inovação, do Yooga Blog.