DIA DO CHURRASCO: VEJA DICAS E TUTORIAIS PARA REDES SOCIAIS DE CHURRASCARIAS

Garanta que sua churrascaria seja vista e lembrada no ambiente digital!

DIA DO CHURRASCO: VEJA DICAS E TUTORIAIS PARA REDES SOCIAIS DE CHURRASCARIAS

Que gaúcho adora churrasco, disso a gente sabe!

Mas, o que talvez você não saiba, é que eles inventaram uma data especial para comemorar essa paixão, que também é nacional: o dia 24 de abril.

Criada em homenagem ao primeiro Centro de Tradição Gaúcha (CTG) de Porto Alegre, fundado em 24 de abril de 1948, a data, inclusive, é oficializada por lei em terras gaúchas.

E se você tem uma churrascaria, ou pensa em ter uma, e está nas dúvidas sobre como fazer o seu marketing e o que postar nas redes sociais, esse conteúdo é para você!

Em comemoração ao Dia do Churrasco, reunimos algumas dicas de nossos especialistas no assunto aqui da Yooga para você despontar como o melhor perfil de churrascaria no mundo digital.

Fique com a gente!

1) Abuse e use do food porn e de apps de edição de foto

Food porn” é um termo que se popularizou nas redes sociais e se refere a imagens ou vídeos de alimentos e pratos de comida que são de dar "água na boca".

Essas imagens geralmente apresentam alimentos suculentos e bem apresentados, com cores vivas e texturas capazes de despertar os sentidos dos seguidores e de quem mais estiver vendo.

Demais, né?

Já pensou que maravilha ter imagens da sua picanha ou da sua fraldinha, com aquela gordurinha que a gente ama, sendo servida no prato e aparecendo nas suas redes sociais?

Uma boa dica de edição para comidas estilo food porn é aumentar o contraste e a saturação.

Dessa forma, você consegue, por exemplo, realçar as cores da sua carne e dos acompanhamentos servidos.

Você pode usar um aplicativo de edição de fotos para isso, como o Adobe Lightroom ou o VSCO, e ajustar as configurações de contraste e saturação para aumentar a intensidade das cores da foto.

Experimente também ajustar a temperatura para realçar os tons quentes da imagem e dar uma sensação mais aconchegante e atraente ao registro.

Outra opção é aplicar um filtro que realce as cores, como o filtro "Claredon" no Instagram.

Você não vai se arrepender!

2) Utilize as ferramentas disponíveis nos stories

Para aumentar o engajamento da sua churrascaria, um grande truque é criar uma enquete perguntando aos seus seguidores qual é o seu corte de carne preferido.

Você pode oferecer algumas opções populares, como picanha, costela, fraldinha, entre outras, ou até mesmo criar uma enquete personalizada somente com os cortes que você serve em sua churrascaria.

Além disso, é possível usar adesivos interativos (os famosos “stickers”) e pedir aos seguidores que indiquem seus amigos que adoram churrasco ou compartilhem fotos com a hashtag, aquele "jogo da velha" ou #, da sua churrascaria.

Isso pode ajudar a aumentar o alcance da sua churrascaria nas redes sociais e incentivar a participação dos seguidores!

3) Publique os bastidores da sua churrascaria

Cliente gosta de ver carne, sim, mas também gosta de ver vida real!

Por isso, invista em stories (pode ser vídeo ou foto) mostrando os bastidores da sua churrascaria, como a limpeza diária, a preparação dos cortes de carne, os acompanhamentos que você serve, a equipe trabalhando, entre outros.

Assim, você humaniza seu negócio, cria um vínculo com seus seguidores e, ainda, valoriza quem está com você “nas trincheiras”, como gostamos de falar por aqui na Yooga.

Ou seja: o seu time!

Gif animado em cores azul e rosa com chamada "seu restaurante precisa de um sistema de gestão integrado".

4) Legende os vídeos que publicar

Com a popularização de aplicativos como o TikTok e Kwai, os vídeos curtos são formatos muito em alta nas redes sociais.

Mas não basta apenas filmar e participar de uma trend quando um áudio está em alta!

Você também deve legendar os vídeos que publicar na rede social da sua churrascaria.

Isso porque, nem sempre todos os seus seguidores terão a oportunidade de ouvir o que você ou a pessoa do vídeo estão falando, por estarem em ambientes públicos, silenciosos, estarem sem fone, entre outros motivos.

Fora isso, ao legendar o seu vídeo, você também contribui para a acessibilidade de quem está vendo aquele vídeo, fazendo com que ele alcance pessoas surdas, por exemplo.

Já parou para pensar sobre isso?

Para colocar legendas, você pode usar aplicativos nativos do seu celular ou externos, como o CapCut e o InShot.

5) Complete a bio com todas as informações importantes

A bio de uma empresa no Instagram deve conter o que ela faz de uma forma objetiva e clara, conquistando o possível cliente que está do outro lado "de primeira" e fazendo com que ele entenda o que está sendo oferecido ali.

Além do nome e de uma breve descrição da sua churrascaria, não podem faltar informações como:

Contato: inclua informações de contato, como o número do seu WhatsApp, para que os clientes possam entrar em contato com a sua equipe e obter mais informações.

Endereço: esse é indispensável para que os clientes encontrem você. Certifique-se de ter o endereço completo, com informações relevantes e, se possível, pontos de referência do seu estabelecimento. Aprenda também a como colocá-lo no Google Maps e no Waze.

Horário de funcionamento: informe os horários em que a sua churrascaria está aberta para que os clientes saibam quando podem visitá-la.

Link para site ou cardápio: para que os clientes possam acessar mais informações e conferir fotos, valores e descrições das suas carnes e pratos, adicione um link para o site da churrascaria ou para o cardápio digital dela.

6) Não deixe de responder nenhum comentário

"A voz do povo é a voz de Deus", como dizem por aí.

Portanto, interaja com todo mundo que vier no seu perfil comentar, elogiar, tirar dúvidas e até criticar a sua churrascaria.

Responda aos comentários e mensagens privadas dos seguidores, mesmo que seja apenas para agradecer pelo feedback.

Além de criar um senso de comunidade, incentivar a participação dos seguidores e ajudar a rede social a entender que aquele conteúdo é relevante, o simples fato de você ser cordial e responder alguém pode mostrar que a sua empresa está aberta a sugestões e ao diálogo.

Ah! Vale também tentar fazer isso de forma rápida, ok?

A gente sabe como é a correria de um estabelecimento desse porte, mas tente e, caso veja que não irá dar conta, contrate um profissional ou agência especializados para fazer esse serviço por você, combinado?

7) Promova ofertas e promoções especiais

Quem não gosta de um bom desconto, não é mesmo?

Por isso, para bombar a rede social da sua churrascaria, lembre-se de oferecer descontos e promoções especiais exclusivamente para seus seguidores.

Com isso, você os incentiva a compartilhar o seu conteúdo e a visitar sua churrascaria, gerando buzz na internet.

Com o Sistema de Gestão da Yooga, você consegue fazer isso de forma fácil e prática, com a criação de cupons personalizados. Saiba mais aqui.

Dica bônus: trabalhe com influenciadores

Contratar influenciadores para promover sua churrascaria pode ser uma estratégia eficaz para aumentar a visibilidade e a reputação dela.

Eles geralmente possuem um grande número de seguidores nas redes sociais, que confiam em suas opiniões e recomendações, o que pode ser extremamente valioso para a promoção do seu negócio.

Além de compartilhar fotos e vídeos dos seus pratos e do ambiente da sua churrascaria, essas “sensações da internet” podem escrever resenhas e recomendações que incentivem as pessoas a visitarem lá.

Só tome cuidado para trabalhar com influenciadores que realmente tenham alguma conexão com o seu negócio ou com a região/cidade onde você está, ok? Dessa forma, o trabalho poderá ser mais assertivo.

Caso você esteja sem muito capital para investir nessa estratégia, vale até combinar permuta, substituindo um post por um mês de refeições grátis, por exemplo!

E aí, gostou das dicas? Quais outras você acha que poderiam estar incluídas aqui também? Manda pra gente no nosso Instagram!

Ao produzir todos esses conteúdos e seguir essas dicas e tutoriais, não se esqueça também de ser criativo o máximo possível e, é claro, se divertir, viu?

No fim das contas, isso é o que mais importa. Você deve sempre curtir a jornada!

Até a próxima! Conte com a Yooga!

Gif animado em cores azul e rosa com chamada "seu restaurante precisa de um sistema de gestão integrado".