ESTRATÉGIAS E PROMOÇÕES PARA O DIA DOS PAIS NO SEU RESTAURANTE
Setor pretende faturar até 20% a mais na data este ano. Aprenda como conseguir o feito!
Comemorado no segundo domingo de agosto, o Dia dos Pais é uma data muito importante para qualquer tipo de negócio.
Este ano, ele cai no próximo dia 11, e promete levantar o setor de bares e restaurantes em todo o Brasil.
De acordo com o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA), as vendas para o Dia dos Pais 2023 tiveram alta de 2,3% no varejo geral em comparação com o período anterior.
Para 2024, as expectativas também são positivas.
Segundo um levantamento da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), 78% dos estabelecimentos planejam abrir suas portas no domingo de Dia dos Pais, e dentre esses, mais da metade (65%) espera faturar até 20% mais em comparação com o ano passado.
Seja para tomar café, almoçar ou jantar com o papai, a verdade é que os restaurantes têm, na data, uma mina de ouro para explorar e bombar as suas vendas.
Por isso, se você está procurando por dicas de como fazer isto, aqui é o lugar onde você irá encontrar!
Separamos algumas estratégias e promoções incríveis que o seu estabelecimento pode fazer para atrair mais clientes e aumentar a lucratividade!
Confira!
Combos especiais
Você trabalha com combos no seu restaurante?
Caso ainda não, saiba que pode estar perdendo uma boa oportunidade de aumentar o seu ticket médio, o seu lucro e, ainda, trabalhar com produtos que possuem baixa saída no estoque.
Os combos são ótimas estratégias para atrair mais clientes ou mesmo vender mais para os mesmos.
Você pode combinar algo mais geral, como uma refeição com batata frita, refrigerante e sobremesa, ou pensar em algo personalizado para os filhos e os famosos “coroas”.
Quanto mais você personaliza, mais o seu cliente irá se sentir único com aquela oferta, mais ele irá sentir que aquele combo foi feito para ele.
Solte a imaginação e use a criatividade na hora de montar o seu combo no cardápio.
O marketing é a alma do negócio!
Vale também pensar em nomes diferentes para este combo, bem como considerar a opção de ter algo voltado não apenas para o pai e o filho, mas, sim, para toda a família.
Domingo, por si só, já é um dia voltado para ela, no Dia dos Pais, então, ainda mais!
Outras dicas válidas na hora de criar um combo:
- Pedir sugestões para os seus clientes
- Criar combos e demais promoções de forma exclusiva, com limite de pedidos
- Criar combos sazonais, não apenas no domingo de Dia dos Pais, como também em toda a semana - já pensou em ter uma Semana dos Pais no seu restaurante?
Saiba mais: Como montar combos especiais no cardápio
Brinde ou desconto na ida com o pai até o seu restaurante
Para fomentar a visita da família na sua loja física, você pode oferecer um brinde ou desconto para o filho que levar o pai até lá.
Já pensou em promover uma chamada do tipo “traga seu pai e ganhe um brinde” ou “seu pai vale 10% de desconto?”
Esse último fica até um pouco engraçado, mas pode ter certeza que este será um grande atrativo para que seus possíveis clientes escolham o seu restaurante para ir!
É importante, no entanto, estabelecer regras para evitar fraudes de pessoas que agem de má fé.
Vale, por exemplo, pedir a identidade do pai e do filho ou filha, ou mesmo uma foto que comprove a relação dos dois.
No caso de você trabalhar somente com delivery, uma alternativa é trabalhar com cupons de desconto.
Pode ser um cupom voltado para o tema do Dia dos Pais, mas também para cupons de primeira compra ou de entrega grátis, válidos somente para a data.
Você sabia que, com o Delivery Próprio da mais querida Yooga, você consegue criar cupons ilimitados, na hora que quiser e para usar da forma que deseja?
Não?
Então já aproveita para experimentar por 7 dias grátis!
Promoções “Compre e Ganhe” ou “Indique e Ganhe”
Ao invés do brinde e de condicionar a ida do pai e do filho até o restaurante, que tal oferecer algo do seu próprio cardápio, “de graça”, como atrativo?
As promoções no estilo “Compre e Ganhe” e até “Indique e Ganhe” são excelentes formas de execução dessa estratégia!
Ex: “Na compra de um prato executivo, ganhe uma sobremesa”
Ex 2: “Indicando um colega que também é pai, você ganha uma entrada”
Parece bom, não é?
Considere apenas utilizar, no caso do produto a ser ganhado, itens do cardápio que sejam de baixo custo para você na operação do seu restaurante.
Assim, nem o seu cliente, nem você, saem no prejuízo!
Programa Fidelidade Integrado
Um programa fidelidade para pais e filhos também é muito válido para fomentar o maior consumo dos clientes e seus pais no seu restaurante, gratificando os que consomem mais vezes.
Por meio do uso da pontuação, um dos meios mais comuns do programa fidelidade, toda vez que o seu cliente compra uma refeição, ele pode acumular pontos e avançar um pouco mais até a premiação.
A Yooga também oferece um Programa Fidelidade Integrado para você usar de forma estratégica no seu estabelecimento.
Recentemente, ele recebeu até mesmo uma atualização, muito pedida pelos nossos parceiros, que agora une o seu ponto de venda (PDV) ao seu cardápio digital do delivery.
Continue no assunto: Criando campanhas no novo Programa Fidelidade Integrado
Promoções “Compre e Troque”
As promoções “Compre e Troque” são interessantes para você fazer com que o seu cliente compre determinado produto ou prato que você quer zerar no seu estoque, ou mesmo para conseguir um ticket maior por cliente.
Você pode trabalhar com presentes para que o filho dê para o pai, por exemplo, com algo no estilo “Nas contas acima de R$ 200,00, troque por um boné para presentear o seu pai”.
O valor e o presente é você que irá definir, podendo o presente também ser um brinde simples, como um chaveiro ou uma camisa personalizada.
Atenção apenas para oferecer algo que realmente seja atrativo para o cliente.
O valor mínimo das compras deve ser correspondente ao valor do presente ou brinde, caso contrário, nem o filho nem o pai irão achar justo, deixando de ir ao seu restaurante.
Sorteio de presentes a partir de um valor mínimo são maneiras de trabalhar, da mesma maneira, com um ticket maior por parte do cliente.
Você ainda pode aproveitar para usar essa estratégia para captar os dados do pai e do filho, com uso de cupons onde ambos deverão deixar os seus contatos, como nome e telefone, em uma urna para o sorteio.
Aliás, na Gestão Suave proporcionada pela Yooga, os contatos dos seus clientes são inteiramente seus!
Aproveite essas estratégias e promoções para pais e filhos no seu restaurante e boas vendas!