5 ESTRATÉGIAS E PROMOÇÕES PARA O DIA DOS PAIS NO SEU RESTAURANTE

Comemorado no segundo domingo de agosto, o Dia dos Pais é uma data muito importante para qualquer tipo de negócio.

No ano passado, por exemplo, o comércio brasileiro teve o melhor Dia dos Pais desde 2011 em termos de crescimento anual. De acordo com a Serasa Experian, em 2022, houve uma alta de 7% nas vendas em comparação com 2021.

Para 2023, a expectativa é igualmente positiva.

No segmento da alimentação, segundo outro levantamento, desta vez da Fecomércio e do Sebrae, 66,3% dos empresários entrevistados esperam um aumento nas vendas em comparação com o Dia dos Pais do ano anterior.

E quando falamos de food service, o dia ganha um novo sentido, afinal, é muito comum que os filhos levem os pais para tomar café, almoçar ou jantar no domingo.

Por isso, se você está procurando por dicas de como bombar as vendas do seu restaurante em uma data comemorativa tão importante quanto o Dia dos Pais, aqui é o lugar onde você irá encontrar!

Separamos 5 estratégias e promoções incríveis que o seu estabelecimento pode fazer para atrair mais clientes e aumentar a lucratividade!

Confira e prepare-se melhor para o próximo dia 13!

1) Combos especiais

Você trabalha com combos no seu negócio?

Caso ainda não, saiba que pode estar perdendo uma boa oportunidade de aumentar o seu ticket médio, o seu lucro e, ainda, trabalhar com produtos que possuem baixa saída no estoque.

Os combos são ótimas estratégias para atrair mais clientes.

Você pode combinar algo mais geral, como uma refeição com batata frita, refrigerante e sobremesa, ou pensar em algo personalizado para os filhos e os famosos “coroas”.

Quanto mais você personaliza, mais o seu cliente irá se sentir único com aquela oferta, mais ele irá sentir que aquele combo foi feito para ele.

Solte a imaginação e use a criatividade na hora de montar o seu combo no cardápio. O marketing é a alma do negócio!

Vale também pensar em nomes diferentes para ele, bem como considerar a opção de ter algo voltado não apenas para o pai e o filho, mas, sim, para toda a família.

Domingo, por si só, já é um dia voltado para a família, no Dia dos Pais, então, ainda mais!

Outras dicas válidas na hora de criar um combo:

  • Pedir sugestões para os seus clientes
  • Criar combos e demais promoções de forma exclusiva, com limite de pedidos
  • Criar combos sazonais, não apenas no domingo de Dia dos Pais, como também em toda a semana - já pensou em ter uma Semana dos Pais no seu restaurante?

Saiba mais: Como montar combos especiais no cardápio

2) Brinde ou desconto na ida com o pai até o seu restaurante

Para fomentar a visita da família na sua loja física, você pode oferecer um brinde ou desconto para o filho que levar o pai até lá.

Já pensou em promover uma chamada do tipo “traga seu pai e ganhe um brinde” ou “seu pai vale 10% de desconto?”

Esse último fica até um pouco engraçado, mas pode ter certeza que este será um grande atrativo para que seus possíveis clientes escolham o seu restaurante para ir!

É importante, no entanto, estabelecer regras para evitar fraudes de pessoas que agem de má fé.

Vale, por exemplo, pedir a identidade do pai e do filho ou filha, ou mesmo uma foto que comprove a relação dos dois.

No caso de você trabalhar somente com delivery, uma alternativa é trabalhar com cupons de desconto.

Pode ser um cupom voltado para o tema do Dia dos Pais, mas também para cupons de primeira compra ou de entrega grátis, válidos somente para a data.

Você sabia que, com o Delivery Próprio da Yooga, você consegue criar cupons ilimitados, na hora que quiser e para usar da forma que deseja? As promoções são automaticamente calculadas na hora de fechar os pedidos.

Experimente grátis por 7 dias!

3) Promoções “Compre e Ganhe” ou “Indique e Ganhe”

Ao invés do brinde e de condicionar a ida do pai e do filho até o restaurante, que tal oferecer algo do seu próprio cardápio, “de graça”, como atrativo?

As promoções no estilo “Compre e Ganhe” e até “Indique e Ganhe” são excelentes formas de execução dessa estratégia!

Ex: “Na compra de um prato executivo, ganhe uma sobremesa”

Ex 2: “Indicando um colega que também é pai, você ganha uma entrada”

Parece bom, não é?

Considere apenas utilizar, no caso do produto a ser ganhado, itens do cardápio que sejam de baixo custo para você na operação do seu restaurante.

Assim, nem o seu cliente, nem você, saem no prejuízo!

4) Programa fidelidade

Um programa fidelidade para pais e filhos também é muito válido para fomentar o maior consumo dos clientes e seus pais no seu restaurante, gratificando os que consomem mais vezes.

Por meio do uso da pontuação, um dos meios mais comuns do programa fidelidade, toda vez que o seu cliente compra uma refeição, ele pode acumular pontos e avançar um pouco mais até a premiação.

A Yooga também oferece um Programa Fidelidade para você usar de forma estratégica no seu estabelecimento. Conheça mais aqui!

Continue no assunto: Fidelização de clientes no restaurante

5) Promoções “Compre e Troque”

As promoções “Compre e Troque” são interessantes para você fazer com que o seu cliente compre determinado produto ou prato que você quer zerar no seu estoque, ou mesmo para conseguir um ticket maior por cliente.

Você pode trabalhar com presentes para que o filho dê para o pai, por exemplo, com algo no estilo “Nas compras acima de R$ 200,00, troque por um boné para presentear o seu pai”.

O valor e o presente é você que irá definir, podendo o presente também ser um brinde simples, como um chaveiro ou uma camisa personalizada.

Atenção apenas para oferecer algo que realmente seja atrativo para o cliente.

O valor mínimo das compras deve ser correspondente ao valor do presente ou brinde, caso contrário, nem o filho nem o pai irão achar justo, deixando de ir ao seu restaurante.

Sorteio de presentes a partir de um valor mínimo são maneiras de trabalhar, da mesma maneira, com um ticket maior por parte do cliente.

Você ainda pode aproveitar para usar essa estratégia para captar os dados do pai e do filho, com uso de cupons onde ambos deverão deixar os seus contatos, como nome e telefone, em uma urna para o sorteio.

Aproveite essas estratégias e promoções para pais e filhos no seu restaurante e boas vendas!

Conte com a Yooga para te ajudar!