AUMENTE A PRODUÇÃO DE DOCES PARA O DIA DOS NAMORADOS
Pensou em Dia dos Namorados, pensou em doces.
Aliás, não apenas neles, como também nas já clássicas flores e naquele jantar romântico especial com a pessoa amada, com uma taça de vinho ao lado.
Para este ano de 2024, o setor, inclusive, está bem otimista.
De acordo com pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, a Abrasel, 74% dos empresários esperam aumentar o faturamento no Dia dos Namorados, em comparação com a data em 2023.
Destes, mais de dois terços (66%) espera faturar até 30% a mais neste ano.
E você, que trabalha com barras ou trufas de chocolate, bolo de pote, palha italiana, tortinha de limão e outros doces pode se aproveitar da data para aumentar a sua produção e, consequentemente, o seu faturamento.
Quer saber como? A gente te mostra no post de hoje!
Comece, antes de tudo, com um bom planejamento
Não dá para querer lucrar mais com os seus doces no Dia dos Namorados sem ele, concorda?
Se você já sabe que essa é uma data especial para o seu negócio, você deve planejá-la com meses de antecedência.
Desta forma, você evita aquele excesso de pedidos, aquela correria para dar conta de tudo em cima da hora, prejuízos e o pior: clientes insatisfeitos com produtos de má qualidade ou pela demora em suas entregas.
Além de colocar uma meta de lucro para você alcançar na data comemorativa, algo que é muito válido você ter certo em seu planejamento é:
- A quantidade de material que você precisará comprar para ter em estoque;
- A previsão de gastos (não só com insumos, como também com embalagens, fitas, decoração em geral);
- Quais produtos você irá investir para vender mais (aqueles favoritos ou que você já sabe que saem mais);
- As promoções e estratégias que irá criar; e
- Como será feita a logística de agendamento e entrega (caso você trabalhe com delivery).
Parece muita coisa, mas lembre-se que, no final, todo este esforço valerá a pena!
As categorias de comidas e bebidas que mais costumam crescer em número de pedidos do iFood, durante o mês dos namorados, são as de refrigerantes, vinhos e, adivinhe, chocolates.
Então foque nisso!
Tenha uma boa organização do seu estoque
Aprofundando um pouco mais quanto ao primeiro tópico do seu planejamento, algo fundamental para quem quer produzir e lucrar mais com doces no Dia dos Namorados é a organização do estoque.
Com um sistema de gestão como o da mais querida Yooga, essa tarefa fica fácil.
Na funcionalidade voltada para o cadastro de produtos, você tem total controle dos seus produtos e complementos, conseguindo configurar quanto ainda há disponível em estoque, categorias, e valores de custo e de venda.
Você consegue, ainda, configurar os itens de estoque mínimo para reposição e também criar ficha técnica para cada um dos doces oferecidos em seu cardápio.
Legal, né?
Ainda sobre esse assunto, dependendo da quantidade de insumos que você precisar comprar para o seu estoque, vale ir até um atacado ou negociar com fornecedores de sua confiança.
Dessa maneira, você evita aquelas idas constantes ao supermercado, que podem acabar te cansando e atrasando.
Após a compra, certifique-se também de verificar a validade dos ingredientes perecíveis e armazená-los adequadamente para que durem até o momento da produção, combinado?
Prepare seu ambiente de trabalho para a produção em massa
O Dia dos Namorados não é qualquer data.
Portanto, não dá para você usar um espaço de trabalho que usaria para uma produção rotineira, certo?
Independente da sua cozinha ser em casa ou na sua doceria física, antes de começar a produção, tenha certeza de que possui espaço suficiente para você produzir a quantidade de doces adequada e definida previamente de acordo com o seu planejamento.
Veja também se a cozinha está limpa, organizada, com os utensílios dispostos de forma fácil e prática, e com os ingredientes próximos a você e a seus colaboradores (caso haja).
Ter um espaço de trabalho organizado economizará tempo na busca por ferramentas e ingredientes durante a produção, otimizando o seu tempo e processos.
Cupcakes, brigadeiros, trufas ou cookies, por exemplo, são receitas simples, que consomem pouco tempo e que você pode produzir em massa, deixando já disponível para pronta-entrega.
E se você tiver uma cozinha arrumada, melhor ainda!
Já parou para pensar nisso?
Otimize processos
Falando em otimização de tempo e processos, já olhou a sua volta e viu onde você pode fazer isso?
Se ainda não, faça esse exercício. Identifique quais etapas do processo de produção podem ser otimizadas e até automatizadas.
Para que bater a massa na mão se hoje em dia já existe batedeira elétrica?
Ou, ainda, por que fazer conta no caderno e deixar os seus preciosos relatórios de venda em papéis que podem molhar, queimar e etc, quando se tem relatórios completos e atualizados em tempo real com Yooga?
Ok, é completamente compreensível que, muitas vezes, você ainda está começando e não tem tanto dinheiro para investir. Mas essa otimização não precisa ser cara!
Inclusive, em nosso plano anual, temos oportunidades por menos de 100 reais mensais.
Fora que a otimização de processos envolve, ainda, outros fatores.
Vejamos suas embalagens de doces. Por que montar justamente na hora que terminou o doce? Por que não otimizar isso e já colocar o lacinho ou a fita na caixinha em 100, 200, 300 unidades de uma vez?
Pode ter certeza que isso irá te deixar com menos estresse e dor de cabeça!
Otimizar é tudo!
Tenha um cardápio digital com agendamento de pedidos
Seja trabalhando com retirada na sua doceria, seja trabalhando com delivery, um cardápio digital que conte com agendamento de pedidos não pode faltar na hora de aumentar a sua produção de doces e consequente lucratividade.
Na Gestão Suave presente no cardápio digital da Yooga, você, além de colocar todos os seus doces com fotos (inclusive nos complementos!), descrições e valores completos, consegue fazer com que seus clientes, mesmo com a loja fechada, realizem e agendem pedidos com você.
Nesta época do ano, é muito fácil perder o controle de tudo com tantos pedidos.
Mas isso não precisa ser um problema para você e sua produção, não é mesmo?
Invista na sua divulgação
Para finalizar, não se esqueça de divulgar bastante os seus doces e, é claro, seus diferenciais!
Mostre que você está sempre de olhos nas principais tendências, tire fotos boas dos seus bombons, trufas, brigadeiros, doces gourmet, brownies e o que mais tiver de bom na sua doceria, e divulgue tudo em suas redes sociais e canais de comunicação.
Você também pode compartilhar vídeos dos seus bastidores, depoimentos de clientes, e até criar, por exemplo, uma lista de espera de Dia dos Namorados antes de começar a sua produção.
Desta forma, você pode elaborar uma comunicação direcionada para quem já declarou ter interesse no que você vai produzir para a data. Uma maneira de fazer isso é adicionando essas pessoas aos seus “Melhores Amigos” do Instagram.
Não se esqueça de fazer parcerias com lojas locais, cafeterias e restaurantes que possam vender seus doces aos seus clientes, e de criar cupons de desconto.
Quem tem Yooga consegue fazer isso e integrar vendas presenciais, delivery, notas fiscais e meios de pagamento em um só lugar, inclusive com um Programa Fidelidade Unificado no PDV e no Delivery. Fale com um de nossos especialistas para saber mais.
Um excelente Dia dos Namorados para você, com muitos doces, vendas e lucros!