QUAIS SÃO AS MAIORES DORES DE DONOS DE DELIVERY E COMO RESOLVÊ-LAS

Em “Estratégias Poderosas para Vender Mais no Delivery e iFood”, nosso último webinário com os especialistas Rômulo Rodopiano e a Naiana Ribeiro, uma das pautas abordadas foram as principais dores de donos de delivery.

Com respostas vindas da própria Comunidade Yooga e do nosso grupo exclusivo para webinários, a lista de dores pode causar gatilhos em qualquer empreendedor, mas, brincadeiras à parte, não é um bicho de sete cabeças resolvê-lá.

No post de hoje, trouxemos as principais delas e o que precisa ser feito para se livrar dessas verdadeiras “pedras no sapato”!

Confira!

Tempo de entrega

Esta, certamente, é uma enorme dor para os donos de delivery: o tempo de entrega.

Entregas demoradas, a gente sabe: além de causar uma enorme insatisfação nos clientes, pode, ainda, trazer multas e até mesmo a perda de produtos dependendo da situação.

Fora isso, existe o aumento dos custos operacionais para o delivery, afinal, dependendo da distância, caso a rota de entrega não esteja bem montada, gasta-se mais combustível, exige-se mais tempo dos motoboys e isso, muitas vezes, pode custar mais.

Se o empreendedor tiver esquecido de adicionar algo ao pedido então, esquece!

Ele pode acabar tendo que pagar em dobro e isso atrapalha mesmo a eficiência da bag, que, com uma rota mal planejada, pode acabar sendo subutilizada.

Como resolver: agrupamento automático de rotas disponibilizado no canal de delivery próprio da Yooga

Com ele, o dono de delivery não precisa ficar calculando rotas de entrega para os seus motoboys: o próprio sistema já monta elas seguindo as distâncias e proximidades de cada pedido.

Isso, além de poupar tempo, evita possíveis erros, e facilita a vida do motoboy.

Além disso, o mapa de pedidos, também disponibilizado no sistema Yooga, dá, ao empreendedor, uma visualização completa do fluxo do delivery, das rotas e das entregas, otimizando-as.

Tranquilo de resolver essa dor, né?

Outra dica é usar o Entrega Flex do iFood.

Nele, é possível configurar quantos km serão atendidos com logística própria e quantos km serão direcionados para a entrega do iFood.

Lembrando que 80% dos pedidos de delivery no Brasil são de até 3km.

Conselho: focar em entregar o mais rápido e com a melhor experiência possível dentro deste raio, conforme apontado pela especialista Naiara Ribeiro no aulão.

Taxas do iFood

Ah, com certeza essa dor atrapalha (e muito!) o dono de delivery na hora de fechar as contas do dia!

Fora o fato delas, por si só, já serem grandes, podendo variar de 12% a 23% dependendo do plano escolhido na plataforma, tem mais 3,2% da taxa de pagamento online + mensalidade.

O bolso não aguenta!

Mesmo sendo uma grande vitrine para o restaurante delivery, trabalhar com o iFood sozinho não rola.

Até porque os clientes de lá nunca serão clientes do dono de delivery, e sim do marketplace.

Como resolver: precificação correta de produtos + cardápio próprio

Uma coisa é certa: não adianta o dono de delivery querer colocar, no iFood, o mesmo preço que cobra no seu restaurante físico, caso tenha um, e/ou no seu delivery próprio.

Assim, quem quer trabalhar com o marketplace sem ser engolido ou engolida pelas suas taxas deve considerar o preço do produto + 26,2%, segundo o especialista Rômulo Rodopiano fala no webinário.

“Ah, mas é mais que 23%, que é a taxa do iFood”. Justamente.

Ninguém quer somente aumentar exatamente o valor da taxa e ficar sem margem de lucro, não é mesmo?

Já para quem nem um canal próprio, a solução é investir em um.

Quem tem Yooga conta com um cardápio personalizado on-line, com as fotos e as descrições dos produtos do delivery.

O cliente registra o pedido sem baixar nenhum aplicativo e o gestor faz o acompanhamento pelo Gerenciador de Pedidos.

Ah! E tem também integração com iFood e Rappi, pagamento e chat online, integração com PIX, formas de criar cupons próprios e programa fidelidade, Robô do WhatsApp e muito mais!

Fale com um de nossos especialistas caso queira saber mais.

Dificuldade com entregadores

Pedidos roubados, revirados, clientes que sofrem com golpes, motos barulhentas e que “dão grau” (empinam)…

Dificuldade com a mão de obra no delivery foi uma das outras dores apontadas pelos empreendedores que participaram do webinário.

Quem nunca?

Bastante complicado fazer tudo bonitinho e, no fim do dia, a experiência do cliente ficar prejudicada por questões como essas, não é mesmo?

Mas calma que esse problema tem solução!

Como resolver: contratação de motoboy próprio + relatório de motoboys no sistema Yooga

Mesmo que saia mais caro às vezes, contratar um motoboy para as entregas do estabelecimento pode ser um “mal necessário”.

Com o maior controle das informações dos profissionais registrados, é possível fazer uma melhor gestão desta parte da operação.

Mas tem que saber contratar!

Apesar deste post não falar exatamente sobre entregadores, pode ser interessante dar uma passada nele para saber o que não pode faltar em um treinamento de equipes de restaurante.

Quem tem Yooga consegue, ainda, inserir, no sistema, todos os dados do motoboy, de nome, sobrenome e CPF, a placa e tipo da moto - com o valor da taxa que será pago a ele.

E, com o módulo gestão contratado, é possível ter acesso aos relatórios de motoboys, com dados sobre quantos deles trabalharam no dia, qual quantidade de entregas de cada um e quanto é necessário pagar.

Atrair clientes para o cardápio digital

Por fim, a última grande dor mencionada pelos donos de delivery que responderam ao questionário do webinário foi a dificuldade em atrair mais clientes para o cardápio digital próprio.

Essa questão é um verdadeiro desafio para muitos negócios.

Não adianta ter um cardápio digital bem estruturado, investir tempo, dinheiro e esforço em anúncios e estratégias, se os clientes não estão acessando e realizando pedidos por lá, concorda?

Isso pode ser frustrante, principalmente quando sabemos que vender diretamente pelo próprio canal significa mais lucratividade, menos taxas e maior controle sobre seus clientes.

Mas, se ninguém está clicando, como resolver esse problema?

Como resolver: folder com QR Code na bag + programa fidelidade e cupons exclusivos

Na hora de enviar a bag com a refeição pedida pelo o iFood, que tal grampear um QR code com o link para o cardápio digital?

Esta é uma das formas mais conhecidas de resolver esta dor de atrair os clientes para o canal de delivery próprio!

De igual maneira, é possível colocá-lo em um imã de geladeira ou em uma mensagem a ser enviada via WhatsApp.

Com o auxílio do sistema Yooga, os donos de delivery podem criar cupons de desconto exclusivos e programas fidelidades integrados com o PDV (caso o tenham), contando com as suas redes sociais e contatos para divulgá-los.

Resolvido!

Assista ao webinário completo

Nem só de dores do setor de delivery viveu o webinário com os especialistas Rômulo Rodopiano e a Naiana Ribeiro.

Eles falaram também sobre como aproveitar as alavancas de crescimento do iFood, margem de lucro, como otimizar a gestão de pedidos, entre outras pautas muito boas.

Romulo Rodopiano é especialista em delivery e dono de uma marca de uma franquia de culinária japonesa.

Com mais de 7 anos de experiência no mercado de delivery, ex-iFood e atendendo um dos maiores players de Food do mundo, possibilitou mais de 15 milhões de faturamento e mais de 320 mil pedidos entregues por mês.

Já Naiana Ribeiro é publicitária com especialização em Marketing. Tem 5 anos de experiência no iFood e é apaixonada por experiência e jornada do cliente.

Expert em delivery, já atendeu mais de 1.000 CNPJs e faturou mais de R$20 milhões ao longo de 7 anos de atuação no setor, entre iFood e consultoria.

Se você por um acaso não conseguiu acompanhar quando o aulão com essas duas feras foi transmitido ao vivo, não se preocupe.

Logo abaixo tem o replay do conteúdo exclusivo!

E se quiser conferir os próximos webinários mensais da Yooga, não se esqueça de entrar em nosso grupo do WhatsApp!

A gente te espera!