5 ASSUNTOS QUE NÃO PODEM FALTAR NO TREINAMENTO DA EQUIPE DE COZINHA DO SEU RESTAURANTE

A cozinha do seu restaurante é o coração de todo o negócio.

5 ASSUNTOS QUE NÃO PODEM FALTAR NO TREINAMENTO DA EQUIPE DE COZINHA DO SEU RESTAURANTE

A gente já te contou por aqui sobre a importância de você investir em um bom treinamento para a equipe do seu restaurante e, aqui, te demos um verdadeiro passo a passo para você treinar os seus garçons.

Agora, chegou a hora daquela galera que é o coração do seu restaurante. Sim, estamos falando dela, a equipe de cozinha!

Se você entende a importância da capacitação desses profissionais e está na dúvida de por onde começar, esse post, definitivamente, é para você.

Se você também está à procura de um curso para sua equipe, mas não sabe o que ele deve conter em seu conteúdo, esse post também é para você.

Confira 5 assuntos que não podem faltar no treinamento da equipe de cozinha do seu restaurante!

Importante: antes da gente começar, vale lembrar que esses assuntos se aplicam a treinamentos de equipes de cozinha em geral, mas cada cozinha terá a sua realidade, ok?

Mais do que generalizar, aqui o nosso desejo é poder te dar um norte do que a sua cozinha não pode ficar sem!

Mas lembre-se de adaptar de acordo com o seu contexto, ok?

1) Dicas de higiene pessoal e limpeza do local

Este é um dos tópicos mais cruciais em qualquer treinamento de equipe de cozinha, concorda?

Não pode faltar!

Nele, seus colaboradores deverão aprender como manter um alto padrão de higiene na cozinha.

Isso inclui não apenas o uso de uniformes, aventais, touca para cabelo e luvas, por exemplo, como também detalhes como a lavagem correta das mãos, superfícies e utensílios.

Se for você mesmo a dar o treinamento, lembre-os, ainda, sobre a importância de se evitar a contaminação cruzada entre os alimentos, ou seja, a transferência de bactérias entre a comida da sua cozinha, bem como de compostos que não poderiam estar em um determinado prato livre de glúten ou vegano, por exemplo.

Para isso não acontecer, deve-se ter atenção redobrada na higiene de todo o ambiente, inclusive a pessoal, dos próprios colaboradores.

2) Organização da cozinha

Você pode até estar começando a empreender no ramo alimentício agora, mas com certeza já deve ter visto Masterchef e os chefs famosos de lá criticando os participantes quando a cozinha está uma bagunça, não é mesmo?

Na vida real, longe dos realities shows, também é assim!

Uma cozinha bem organizada e um fluxo de trabalho eficiente são essenciais para evitar atrasos e erros! Aliás, mais do que essenciais: imprescindíveis!

Sua equipe deve aprender a se comunicar e coordenar bem, delegando tarefas de forma adequada e garantindo uma sequência lógica de preparação dos pratos. E nada de utensílios espalhados, lixo sem estar fora do lixo, e por aí vai, combinado?

Nessa otimização e organização do local, vale também colocar um sistema KDS para maior agilidade.

Os pedidos chegam direto na tela instalada na cozinha, sem gasto de papel e sem que a equipe da mesma precise esperar o garçom trazer o pedido impresso e bater aquela sinetinha.

Já conhece o da Yooga?

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3) Técnicas gastronômicas

Outro assunto que não pode faltar em um possível treinamento para a equipe da cozinha do seu restaurante são as técnicas gastronômicas.

É essencial que a equipe conheça, por exemplo, os insumos usados em cada prato.

Isso facilita a gestão do estoque, possibilita que identifiquem como está a qualidade de cada um dos produtos, saibam como armazená-los da forma correta e evitar desperdícios, entre outras vantagens.

No sistema de gestão da Yooga, você tem controle total das mercadorias armazenadas no seu restaurante, gerenciando os itens de estoque mínimo para a reposição e criando a ficha técnica dos insumos de cada produto.

Sua equipe de cozinha vai amar!

Além disso, não podem faltar dicas práticas para facilitar o preparo, como saber como cortar, como picar de forma rápida, fatiar na vertical, na horizontal e etc, fritar, assar, cozinhar, entre outras.

De igual maneira, por fim, a padronização não pode faltar na grade curricular do treinamento.

É ela que mantém a consistência na qualidade dos pratos.

Todos os membros da equipe devem seguir as receitas e regras já definidas para garantir que cada um deles seja preparado da mesma forma.

4) Gestão de tempo e produtividade

Por mais que a cozinha disponha de alta tecnologia e facilidades para otimizar a operação, saber gerir o tempo para ser mais produtivo nunca sai de moda.

E isso vale para qualquer segmento!

Os seus colaboradores devem aprender a organizar suas tarefas e cumprir prazos para garantir que os pedidos sejam atendidos da melhor forma possível. Para isso, vale também que a sua equipe tenha uma comunicação eficaz e colabore entre si.

Quando um ajuda o outro e dá retaguarda, fica mais fácil ser mais produtivo!

Estimule um ambiente de trabalho leve e colaborativo, porque, sim, vai chegar uma hora que o movimento vai estar tão grande que vai ser correria e um vai querer passar, literalmente, por cima do outro.

Então, o respeito e o trabalho em equipe devem prevalecer!

Leia mais: O que é gamificação e como ela pode motivar os funcionários

5) Segurança no trabalho

Trabalhar em uma cozinha pode ser perigoso, com riscos como cortes, queimaduras e quedas.

Assim, sua equipe, além de precisar saber usar o uniforme e equipamentos adequados, precisa saber como lidar em situações de emergência, como casos de incêndio ou pane na eletricidade, ou mesmo situações simples, como um molho ou suco entornado no chão - dá pra imaginar que escorregar e cair, nesses casos, é muito fácil, né?

Por isso, fique atento ou atenta se este tema estará no treinamento da equipe da cozinha do seu restaurante, seja você mesma a pessoa a dá-lo, seja alguém terceirizado e contratado somente para isso.

O sucesso do seu bar ou restaurante depende disso!

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Confira!

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